25 agosto, 2013

RELEMBRANDO OS PORQUÊS

Alunos lindos, sei que vocês viram, não faz muito tempo, um assunto que é bastante importante para nós, brasileiros, embora muitos acabem não valorizando - o uso dos porquês. A disciplina Espanhol trabalhou com eles de forma sistemática, e nosso objetivo é retomá-los, dentro do contexto dos gêneros textuais com os quais temos trabalhado: tiras, cartuns, charges, entre outros. Vejamos a seguir um exemplo:


Não querendo agora aprofundar a leitura do gênero acima e sua interpretação, é nosso objetivo saber: "Como poderiam ser preenchidas estas lacunas, em relação ao uso dos porquês? Você conseguiria completá-las e justificar seu uso?" 



Este tipo, o "Por que" aparece em 3 situações distintas e extremamente importantes:


1) SEMPRE que estiver NO COMEÇO de frase interrogativa, utilizamos Por que (separado e sem acento)
Por que você não apareceu ontem?

2) Ainda pode ser empregado quando se tratar da preposição por + pronome relativo que, neste caso, será relativo à “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, “pelas quais” “por que motivo” ou”por que razão”ou ainda “para que”:

Eu sei dos motivos por que ( = pelos quais) você não apareceu ontem...

3) O "Por que" é ainda usado quando, após ele, puderem ser colocadas as palavras "razão","motivo", "circunstância". Por exemplo:

- Sim, pois quando você for embora, que eu saiba por que um dia vai voltar. 
(por que= sentido de para que ou por que razão)

Porque não senti saudade... 

Utilizamos em respostas a perguntas, ou toda vez que estiver indicando “o motivo pelo qual”. Sabemos, no exemplo, que o motivo pelo qual Lúcia veio visitar a irmã foi saudade. Deve ser usado, portanto, porque (junto e sem acento).Observe também que geralmente este aparece em frases declarativas ( frases com ponto final ou ponto de exclamação)

E antes, não veio por quê

SEMPRE que estiver NO FINAL de frase quando vier imediatamente antes de um ponto, seja este ponto final, ponto de interrogação ou exclamação, utilizaremos por quê (separado e com acento).

Também pode aparecer antes de uma pausa forte:

E não me pergunte por quê, mas eu não gostei dessa visita...

Você precisa saber o porquê de tudo?

SEMPRE que tiver um termo anterior que o substantive (artigo, numeral, adjetivo, etc.), ou seja, que o transforme em um substantivo.Terá nesse caso, o sentido sinônimo de “causa”, “razão”, “motivo”.

Exemplos para entender melhor: 
- Você precisa saber o porquê de tudo?(o = artigo definido)
- Você precisa saber do porquê de tudo?(de+o=preposição mais artigo)
- Você precisa saber um porquê de tudo?(um = artigo indefinido) 

* Observe ainda que, se o termo anterior estiver no plural, o porquê também vai para o plural:

 Você precisa saber os porquês de tudo?

(Informações retiradas do site Atividades para Colorir)



UM POUCO DE CULTURA, "PELAMORDEDEUS"!


Leia com atenção este trecho, retirado de um artigo português que fala sobre os problemas que também existem quanto ao uso dos porquês em Portugal:
"Devido à falta de consciência gramatical de uma grande parte dos falantes portugueses relativamente ao uso de porque e por que, é possível observar erros na escrita, mesmo em jornais de algum prestígio. Isto quer dizer que a hesitação abrange qualquer tipo de pessoa, independentemente do grau de escolaridade. Como será possível constatar mais adiante, em muitas situações não é evidente o uso de uma ou outra forma, sendo possíveis, em certos contextos, as duas utilizações..."


Você pode conferir esse e outros comentários sobre o assunto, clicando aqui neste site: http://cl.up.pt/elingup/vol1n1/article/article_6.pdf




Vamos, assim, rever conceitos e usos? Odeio fazer questões mecânicas, mas, para começo de história, façamos uso de algumas atividades tiradas da internet.




Em breve, análise de textos que façam uso dos 4 tipos de porquês!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!