20 agosto, 2013

IMPORTÂNCIA DE EVENTOS COMO O SOLETRA - O G1 VEICULA: "TESTES DE ORTOGRAFIA E REDAÇÃO ELIMINAM CANDIDATOS A ESTÁGIO"


Pessoal, fiquei de cara quando vi essa matéria que está no site G1. Para ter acesso a ele, basta clicar em:


Segundo a matéria, datada do dia de hoje, 20/08/13, a falta de leitura e os hábitos gerados pela internet são fatores motivadores para que isso ocorra, e.entre os cursos com maior reprovação estão Pedagogia, Jornalismo e Turismo. O incrível é que estes cursos, especialmente os dois primeiros, trabalham continuamente com a língua-materna! Por este motivo, quando surgirem oportunidades para colocar em prática o conhecimento que você tem de escrita ou então quando lhe for proposta uma leitura (ou até você receber um livro de alguém), não desperdice esta chance de aprofundar seu português e a interpretação que você tem de textos e da sua visão de mundo... Observe alguns trechos que considerei destaques:

"Quem concorre a uma vaga de estágio precisa ficar atento ao conhecimento e domínio da língua portuguesa, pois os testes ortográficos e as redações são os que mais reprovam, de acordo com levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Atualmente, várias empresas estão com milhares de vagas abertas e os processos seletivos estão a todo vapor.Uma das etapas da seleção, o teste ortográfico, aplicado em forma de ditado, reprovou mais os estudantes de nível médio técnico de escolas públicas em 2012. Em relação aos universitários, a reprovação atinge mais os que estudam em instituições particulares e dos cursos de Pedagogia, Jornalismo e Matemática.
Já na redação, a reprovação foi maior entre os estudantes de 15 a 18 anos e do ensino médio no ano passado. Entre os cursos de nível superior, a maior reprovação está entre os cursos de turismo, educação física e publicidade.
Os homens tiveram desempenho pior que as mulheres tanto no teste ortográfico quanto na redação."[...]“Sperduti considera que a única saída para reverter o mau desempenho é a prática da leitura e o hábito de escrever as ideias. "O desafio para os futuros profissionais não é apenas concluir o curso, mas mostrar domínio do nosso idioma", diz.De acordo com o coordenador de recrutamento, é importante organizar os assuntos a serem redigidos. "Tudo precisa ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, ou seja, um começo, meio e fim", diz Sperduti. Ele afirma ainda que não se deve escrever em 1ª pessoa, com expressões como "eu acho", "eu penso", "eu acredito". “Muitos são reprovados porque não releem o que escreveram, não revisam para corrigir os erros antes da entrega. A pressa, neste caso, só prejudica", diz.Para o coordenador, a internet pode contribuir com os erros. “Abrevia-se muito as palavras, escreve-se com rapidez, quer fazer as coisas de forma rápida, não revisa, esse sentido de urgência pode prejudicar”, diz. Entre os principais erros nas redações estão ortografia e concordância, redações curtas, com menos de 15 linhas, fuga ao assunto proposto, texto sem começo, meio e fim. “Os candidatos têm de 40 a 50 minutos para fazer a redação, dá tempo de fazer e revisar, mas muitos terminam em 15 minutos”, diz.De acordo com Sperduti, a seleção de estagiários se dá da seguinte forma: depois de selecionar os candidatos pelo perfil técnico, por meio de triagem no cadastro da entidade, as empresas geralmente aplicam testes presenciais, que são compostos da apresentação pessoal (o candidato fala dele mesmo, de seus dados pessoais, de suas competências do currículo e de suas características); atividade em grupo, com o desenvolvimento de case e apresentação – nessa etapa é feita a avaliação de competências; e em seguida testes de raciocínio lógico, ortográfico, redação e inglês.O que mais reprova é o teste ortográfico e redação, seguido das atividades em grupo, segundo ele. “Muitos candidatos nem sabem para qual empresa estão concorrendo. Por outro lado, outros estão ali por causa da empresa, porque têm vontade de seguir carreira nela, e isso conta bastante”, diz Sperduti.”

Quando a gente observa os deslizes grotescos como esses abaixo, não dá pra acreditar que isso aconteça com adultos e o pior: falantes do próprio idioma analisado!!! :O Quer ver? Confira as aberrações a seguir: (fotos veiculadas pelo mesmo site). Vale a pena conferir o nome do curso e semestre em que o candidato está cursando:



 



Terrível, não é? Se não fosse trágico, seria cômico! Lutemos contra isso, e não é porque essa é uma realidade pra muitos, que tem que a MINHA REALIDADE!

Um comentário:

  1. Oi, professora
    O trabalho precisa ser feito numa folha em branco ou pode ser feito na folha do caderno?
    Nicole de L.

    ResponderExcluir

Comente aí!