08 agosto, 2013

O HOJE E O ONTEM: SITUAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL NOS ANOS ATUAIS, NOS ANOS 80 E OS MOVIMENTOS "DIRETAS JÁ" E "CARAS-PINTADAS"

ANOS 80


Uma onda gigante de protestos avançou pelo país e varreu pelo menos 10 capitais e algumas dezenas de cidades do interior. Nos bastidores políticos e dos próprios movimentos, era inevitável a comparação com os dois maiores movimentos populares ocorridos no país nos últimos 30 anos: o DIRETAS JÁ, que em 1983 e 1984 pedia eleições diretas no Brasil, e o dos CARAS-PINTADAS, que mobilizou os estudantes no decorrer de 1992 pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Desta vez, porém, os manifestantes, convocados 100% pelas redes sociais, não querem ir às urnas nem derrubar a presidente Dilma Rousseff. O estopim do momento são os reajustes da passagem de ônibus e os gastos excessivos com a Copa do Mundo e a Olimpíada, mas o povo já vem cansado de tanto sofrer com a falta de qualidade de vida: não há no País saúde com qualidade, educação, economia, entre outras áreas em que a corrupção não permite ter melhorias.
-------------------------------------------------------------------------

Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar. Porém, o presidente Ernesto Geisel, já desde o final da década de 70, acenava para a criação de condições de uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a qual deveria levar o país, futuramente, a algum tipo ainda não claramente definido de governo civil, o que pressupunha o fim do militarismo (MARQUES e REGO, 2005). Ao longo da década de 80, pressões por eleições resultou no movimento de “Diretas Já”, um envolvimento cívico de várias camadas da sociedade, o qual contou com a participação de intelectuais, artistas, pessoas ligadas à igreja (e outras religiões que não a Católica), partidos políticos (que se formavam como o PT, PMDB e PSDB), entre tantas personalidades políticas.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ANOS 80 NO BRASIL


1980 
· Aprovado o manifesto de criação do Partido dos Trabalhadores (PT).
· Morre o poeta Vinícius de Morais.
· O papa João Paulo II inicia visita ao Brasil.

1981· Bomba explode durante show de protesto no Rio Centro.

1982· Em 15 de novembro realizam-se em todo o país eleições diretas para governador de estado.

1984
· Movimento pelas Diretas já .
· Congresso rejeita diretas.

1985
· Fim do regime militar.
· Tancredo Neves é eleito presidente, mas falece antes de tomar posse.
· Início do Governo de Sarney.

1986
· Plano cruzado I e II.

1988
· Promulgação da oitava constituição do Brasil (5 de outubro).
· O surgimento, sindicalista e ativista Chico Mendes é assassinado em Xapuri, no Acre.

1989· É realizada a primeira eleição direta para presidente da república em quase 30 anos.

---------------------------------------------------------------------

Caras-pintadas foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impeachment do Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada do posto. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas, e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome "caras-pintadas" referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto.

1992



---------------------------------------------------------------------

HOJE


 Antes, no caso da década em questão, anos 80, lutava-se contra a ditadura; hoje, há liberdade. Vivemos numa chamada "democracia". E a luta é por melhorias.

Sites pelos quais pode se basear para leitura sobre o assunto e estudo (assim como o fiz aqui):








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!