10 agosto, 2013

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DE REVISÃO

Aluno(a) lindo(a) que amo, eis as respostas da atividade de revisão para que você possa checar suas respostas e/ ou corrigirem. Só não vale copiá-las para fazer de conta de respondeu por si próprio, né??? Aí vão elas e um ótimo final de semana para você com sua família!

a) Releia a canção de Gabriel, o Pensador e dela TRANSCREVA um trecho em que são mencionados o preconceito e a discriminação e assim se perceba a distinção (diferença) feita entre esses os termos acima sublinhados.  (Se necessário, use reticências)

RESPOSTA - Está no 5º verso: "Racismo, preconceito e discriminação em geral". Por este verso, se o eu lírico separa "preconceito" de "discriminação", é porque é estabelecida uma certa diferença, ainda que mínima. O preconceito é o que todos nós temos e contra o qual precisamos lutar, que é o pensamento pré-concebido sobre uma pessoa ou sobre um assunto. Já a discriminação parte para o ato de concretizar o preconceito, podendo ser expresso por uma agressão verbal ou até física.

b) “A raiz do meu país era multirracial.” O eu lírico (personagem do poema) usa esse argumento para defender que ideia, ao longo do texto?

RESPOSTA - Como todos nós viemos de uma mesma raiz, de uma mesma origem, por que então se referir ao outro como se ele não tivesse semelhança com você? Portanto, com isso, é defendida a ideia de que não há motivo algum para fazer apologia ao preconceito.

c) Ainda com relação ao fragmento (trecho) da canção da questão anterior, por que foi usado o verbo no pretérito imperfeito “era” e não o presente, por exemplo?

RESPOSTA - "Era". Quando vamos procurar a ideia que é expressa por meio do pretérito imperfeito, percebemos que ele é responsável por dar ideia de mostrar uma ação no passado que naquele momento ERA presente. Isto é, ERA um passado contínuo naquele tempo que hoje não é mais. Ver mais informações no excelente site link:

Com isso, a canção mostra a triste realidade de que, quando alguém mostra discriminar outra pessoa, parece até que o ser discriminado não faz mais parte de nossas raízes. Parece que essa história de que todos nós viemos da mesma origem não é mais nossa realidade e, logo, não temos semelhança alguma.

d) Releia o fragmento abaixo, com muita atenção:

“Porque o racista na verdade é um tremendo babaca / (...) assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca / E desde sempre não para pra pensar / Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar”

 Com base na ideia global do texto e na sua visão de mundo, que conceitos são esses que a sociedade insiste em ensinar? Responda com suas palavras, podendo se basear nos versos que aparecem no texto após o fragmento citado.

RESPOSTA - Infelizmente, a sociedade, fazendo uso de expressões, de comerciais, de brincadeiras pejorativas, por mais que pareçam inofensivas, atacam aqueles que fazem parte das minorias, especialmente. Por exemplo, podem-se citar as seguintes frases:

"Ele é a ovelha negra da família"
"Ver dois homens de mãos dadas, abraçando ou se beijando - ainda que no rosto - é uma agressão"
"Deus me livre ter um neto gordo / negro / pobre / gay / ", etc, etc, etc.  

2. Observe o significado dado a “figuras de linguagem”, pelo site-enciclopédia Wikipédia: 


Gabriel, o Pensador (assim como muitos outros cantores e compositores) constantemente faz uso de linguagem figurada em suas produções. Que figura de linguagem está presente no verso “Porque o sangue é mais forte que a água do mar” e o que ele significa, pelo contexto? 

RESPOSTA - Prosopopeia (ou personificação). A palavra"forte" se refere a quem tem força, característica de um ser humano. Observe também que é estabelecida uma comparação por meio dos termos "mais...que".

3. Mãos à obra! Todos os fragmentos abaixo estão na linguagem conotativa. Pelo contexto em que estão inseridas, escreva expressões SINÔNIMAS para as partes sublinhadas: 

a) Essa gente do Brasil (...) não enxerga um palmo à sua frente.

RESPOSTA - não percebe a realidade.

b) Tire a burrice do peito e me dê ouvidos.

RESPOSTA - Pare de pensar desse jeito

c) Tire a burrice do peito e me dê ouvidos.

RESPOSTA - me escute, preste atenção ao que eu digo

d) Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca.

RESPOSTA - não pensa, vai pelo que os outros dizem ou fazem

e) É hora de fazer uma lavagem cerebral.

RESPOSTA - mudar as ideias

4. Observe as afirmações abaixo e escreva V (verdadeiro) ou F (falso) para elas (0,5):

I. (F) Todas as pessoas consideradas “burras” são racistas.
II. (V) Negar a existência do racismo é uma demonstração de ingenuidade.
III. (F) Piadas sobre racismo demonstram a ignorância da sociedade.

Qual(is) alternativa(s) está(ão) de acordo com o conteúdo do texto inicial?

(A) Apenas I.               (B) Apenas II.                (C) Apenas III.               (D) I e II.                 (E) I, II e III

5. Classifique os complementos em CN para Complemento Nominal, OD para Objeto Direto e OI para Objeto Indireto para as frases retiradas do texto inicial. Não rasure! 

(CN) O Brasil colonial não era igual a Portugal
(OI) Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
(OD) Faça uma lavagem cerebral 
(OD) (...) ainda recebe o salário 
(CN) (...) graças ao negro, ao nordestino (...)

6. Leia atentamente as manchetes esportivas abaixo: 

I. Mesmo com desfalques, técnico tem confiança no Guará.
II. Mesmo com desfalques, técnico confia no Guará.

Analise detalhadamente cada oração. Após isso, marque a(s) alternativa(s) CORRETA(S):

a) No 1º período, a palavra “confiança” completa o sentido do verbo transitivo “tem”. 
b) No 1º período, como não há preposição no complemento verbal, então ele é objeto direto (OD).
c) No 1º período, “no Guará” é complemento nominal.
d) No 2º período, a função sintática de “no Guará” é objeto indireto (OI).
e) Tanto no 1º quanto no 2º período, há a presença de metonímia no trecho “tem confiança / confia” no (time) Guará”, substituindo, assim, a confiança nos jogadores pela confiança no time.

7. Das figuras de linguagem estudadas, quais podemos encontrar nos textos a seguir?

TEXTO 1 - Prosopopeia (animal falando e "barriga planejando")


TEXTO 2 - Eufemismo (expressões que suavizam a triste notícia da morte)


TEXTO 3 - Hipérbole ("morrer de saudade", "mil vezes" e são as outras expressões em negrito exemplos de exagero)


 TEXTO  4 - Prosopopeia (números falando)



TEXTO 5 - Comparação (observe que seria uma metáfora, mas tem o elemento comparativo "como")


TEXTO 6 - Metáfora (está sendo feita uma comparação, mas sem o elemento comparativo)

Bons estudos e uma excelente avaliação!
Arrasem nessa prova, porque sei que são capazes! ;)




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