08 agosto, 2013

ATIVIDADE DE REVISÃO

Queridos alunos CSU, segue abaixo uma atividade que traz textos e questões sobre tudo o que estudamos. Sabemos que estamos à porta da nossa avaliação, entretanto vamos encarar esse momento como mais uma oportunidade de checar o que aprendemos até agora, bem como a chance de aumentar e muito nosso rendimento mensal / anual. E então? Vamos à questões?

1. A leitura e a releitura do texto abaixo são fundamentais para interpretá-lo:

RACISMO É BURRICE

       (I) Salve meus irmãos africanos e lusitanos,
Do outro lado do oceano
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"
Racismo, preconceito e discriminação em geral.
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil,
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil (...)
(...) não enxerga um palmo à sua frente.
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A "elite", que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil (...)
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
Não seja um imbecil, não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O que é que importa se ele é nordestino e você não?
O que é que importa se ele é preto e você é branco?
Aliás, branco no Brasil é difícil,
porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história, os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial:
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram, o tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois, como eu já disse, racismo é burrice
Dê à ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral (Racismo é burrice)

(II) Negro e nordestino constroem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia.
É revistado e humilhado (...)
Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia, graças ao negro, ao nordestino e a todos nós.
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos (...)
Você aprendeu que preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados.
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é: ele rouba e mata um homem
Seja você, ou seja, o Pelé.
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa música você aprender e fazer
A lavagem cerebral (Racismo é burrice)
O racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista.
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não para pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Nenhum tipo de racismo - eu digo nenhum tipo de racismo - se justifica. Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo que é racista não sabe a razão
Então eu digo, meu irmão,
Seja do povão ou da "elite", não participe
Pois, como eu já disse, racismo é burrice (2 X)
E se você é mais um burro, não me leve a mal
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu,
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu... É você.


(Vídeo disponível neste site)

Na avaliação passada, lemos um texto que estabelecia a diferença entre preconceito e discriminação, porque ambos apareciam separados, como tendo significados diferentes. 

a) Releia a canção de Gabriel, o Pensador e dela TRANSCREVA um trecho em que são mencionados o preconceito e a discriminação e assim se perceba a distinção (diferença) feita entre esses os termos acima sublinhados.  (Se necessário, use reticências)

b) “A raiz do meu país era multirracial.” O eu lírico (personagem do poema) usa esse argumento para defender que ideia, ao longo do texto?

c) Ainda com relação ao fragmento (trecho) da canção da questão anterior, por que foi usado o verbo no pretérito imperfeito “era” e não o presente, por exemplo?

d) Releia o fragmento abaixo, com muita atenção:

“Porque o racista na verdade é um tremendo babaca / (...) assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca / E desde sempre não para pra pensar / Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar”

 Com base na ideia global do texto e na sua visão de mundo, que conceitos são esses que a sociedade insiste em ensinar? Responda com suas palavras, podendo se basear nos versos que aparecem no texto após o fragmento citado.

2. Observe o significado dado a “figuras de linguagem”, pelo site-enciclopédia Wikipédia: 


Gabriel, o Pensador (assim como muitos outros cantores e compositores) constantemente faz uso de linguagem figurada em suas produções. Que figura de linguagem está presente no verso “Porque o sangue é mais forte que a água do mar” e o que ele significa, pelo contexto? 

3. Mãos à obra! Todos os fragmentos abaixo estão na linguagem conotativa. Pelo contexto em que estão inseridas, escreva expressões SINÔNIMAS para as partes sublinhadas: 

a) Essa gente do Brasil (...) não enxerga um palmo à sua frente.

b) Tire a burrice do peito e me dê ouvidos.

c) Tire a burrice do peito e me dê ouvidos.

d) Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca.

e) É hora de fazer uma lavagem cerebral.

4. Observe as afirmações abaixo e escreva V (verdadeiro) ou F (falso) para elas (0,5):

I. (    ) Todas as pessoas consideradas “burras” são racistas.
II. (    ) Negar a existência do racismo é uma demonstração de ingenuidade.
III. (    ) Piadas sobre racismo demonstram a ignorância da sociedade.

Qual(is) alternativa(s) está(ão) de acordo com o conteúdo do texto inicial?

(A) Apenas I.               (B) Apenas II.                (C) Apenas III.               (D) I e II.                 (E) I, II e III

5. Classifique os complementos em CN para Complemento Nominal, OD para Objeto Direto e OI para Objeto Indireto para as frases retiradas do texto inicial. Não rasure! 

(     ) O Brasil colonial não era igual a Portugal
(     ) Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
(     ) Faça uma lavagem cerebral 
(     ) (...) ainda recebe o salário 
(     ) (...) graças ao negro, ao nordestino (...)

6. Leia atentamente as manchetes esportivas abaixo: 

I. Mesmo com desfalques, técnico tem confiança no Guará.
II. Mesmo com desfalques, técnico confia no Guará.

Analise detalhadamente cada oração. Após isso, marque a(s) alternativa(s) CORRETA(S):

a) No 1º período, a palavra “confiança” completa o sentido do verbo transitivo “tem”. 
b) No 1º período, como não há preposição no complemento verbal, então ele é objeto direto (OD).
c) No 1º período, “no Guará” é complemento nominal.
d) No 2º período, a função sintática de “no Guará” é objeto indireto (OI).
e) Tanto no 1º quanto no 2º período, há a presença de metonímia no trecho “tem confiança / confia” no (time) Guará”, substituindo, assim, a confiança nos jogadores pela confiança no time.

7. Das figuras de linguagem estudadas, quais podemos encontrar nos textos a seguir?

TEXTO 1


TEXTO 2


TEXTO 3


 TEXTO  4


TEXTO 5


TEXTO 6



Bons estudos!
E uma excelente prova!



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