09 setembro, 2012

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: COM A PALAVRA, O ALUNO

Já faz algum tempo que recebi da aluna Maria Clara Tenório, do 8º ano D, um texto (que mais parecia um desabafo) sobre o que havíamos começado de discutir em sala - preconceito e discriminação. Sabemos que os tipos são os mais variados e se manifestam de diversas formas também, mas ainda assim no Brasil esse assunto é muito velado, como se não existisse... Combatemos isso por vezes até em classe, no mesmo momento em que estamos falando sobre o tema! Por esse motivo, estou postando aqui o que a aluna citada escreveu e me entregou à parte, para que eu visse suas ideias, que foram muito bem entendidas por mim, porque concordo com ela completamente! Obrigada, Maria Clara, por abrilhantar nosso blog com tão nobres palavras! E você, aluno, que está lendo esse post agora, fique à vontade para me entregar possíveis materiais relevantes para serem colocados aqui, ao acesso de todos!
Imagem disponível neste link.

2 comentários:

  1. De nada Maira, disponha sempre!! Achei muito bom que você tenha publicado sobre DISCRIMINAÇÃO e PRECONCEITO. Só assim algumas pessoas se "tocam" que é uma idiotisse discriminar alguem. Que isso muitas vezes é um crime. Tenho certeza que muitas pessoas, por mais que não queram ou nao percebam, discriminam as pessoas. E muitas vezes é em uma 'brincadeira' que isso ocorre. ://

    ResponderExcluir
  2. É "idiotice" mesmo! E esse "alguém" pode estar ao nosso lado, em qualquer lugar... Já falamos em sala que, no final das contas, todo mundo é preconceituoso, mais ou menos, dependendo que quanto "exercício" ela faz para se purificar da desgraça que é ter um conceito prévio de uma pessoa sem conhecê-la... Beijos, Clarinha!

    ResponderExcluir

Comente aí!