05 setembro, 2012

10 DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A matéria a seguir foi tirada de outro blog. Eu o achei interessante porque fala de forma clara e objetiva exatamente o que a gente conversa em sala. Você pode conferir a fonte por este link.
Temos vários tipos de gêneros textuais, formas de escrita; mas a grande dificuldade encontrada pelas pessoas é a interpretação de textos.
Muitos dizem que não sabem interpretar, ou que é muito difícil. Concordo. Se você tem pouca leitura, consequentemente terá pouca argumentação, pouca visão, pouco ponto de vista e um grande medo de interpretar. A interpretação é o alargamento dos horizontes. E esse alargamento acontece justamente quando há leitura. Somos fragmentos de nossos escritos, de nossos pensamentos, de nossas histórias, muitas vezes contadas por outros. Quantas vezes você não leu algo e pensou:"Nossa, ele disse tudo que eu penso." Com certeza, várias vezes. Temos aí a identificação de nossos pensamentos com os pensamentos dos autores, mas para que aconteça, pelo menos não tenha preguiça de pensar, refletir, formar ideias e escrever quando puder e quiser.
Tornar-se alguém que escreve e que lê em nosso país é uma tarefa árdua, mas, acredite, valerá a pena para sua vida futura. E, mesmo que você diga que interpretar é difícil, você exercita isso a todo momento. Exercita através de sua leitura de mundo.
Você sabe, por exemplo, quando alguém lhe manda um olhar de desaprovação mesmo sem ter dito nada. Sabe, quando a menina ou o menino está a fim de você numa boate pela troca de olhares. A todo e qualquer tempo, em nossas vidas, interpretamos, argumentamos, expomos nossos pontos de vista. Mas, basta o(a) professor(a) dizer 'Vamos agora interpretar esse texto?' para que as pessoas se calem. E ninguém sabe o que o calado quer... pois, ao se calar, você perde oportunidades valiosas de interagir e crescer em conhecimento. Portanto, perca o medo de expor suas ideias. Faça isso como um exercício diário mesmo e verá que, antes que pense, o medo terá ido embora. Vou colocar aqui algumas DICAS para quando você InTeRpReTaR um texto. Mãos à obra!
1) O AUTOR ESCREVEU COM UMA INTENÇÃO - tentar descobrir qual é ela é a chave.
2) LEIA TODO O TEXTO DE FORMA DESPREOCUPADA - assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro.
3) Na segunda leitura de um texto narrativo, OBSERVE OS DETALHES, visualize em sua mente o cenário, os personagens - Quanto mais real for a leitura na sua mente, mais fácil será para interpretar o texto.
4) DUVIDE DO(A) AUTOR(A) - Leia as entrelinhas, perceba o que o(a) autor(a) lhe diz sem escrever no texto.
5) NÃO TENHA MEDO DE OPINAR - Já vi em sala de aula muitos alunos terem medo de dizer o que achavam, e a resposta estaria correta se tivessem dito.
6) VISUALIZE VÁRIOS CAMINHOS, VÁRIAS OPÇÕES E INTERPRETAÇÕES - Só não "viaje" muito na interpretação. Veja os caminhos apontados pela escrita do(a) autor(a). Apegue-se aos caminhos que lhe são mostrados.
7) Se estiver lendo um texto narrativo, IDENTIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DOS PERSONAGENS - Se um determinado personagem tem como característica ser mentiroso, por exemplo, o que ele diz no texto poderá ser mentira, não é mesmo? Analisar e identificar os personagens são pontos necessários para uma boa interpretação de texto.
8) OBSERVE A LINGUAGUEM, o tempo e espaço - A sequência dos acontecimentos, o feedback, conta muito na hora de interpretar.
9) ANALISE OS ACONTECIMENTOS DE ACORDO COM A ÉPOCA DO TEXTO - É importante que você saiba ou pesquise sobre a época narrada no texto, assim, certas contradições ou estranhamentos vistos por você podem ser apenas a cultura da época sendo demonstrada.
10) LEIA O TEXTO QUANTAS VEZES ACHAR QUE DEVE - Não entendeu? Leia de novo. Nem todo dia estamos concentrados, e a rapidez na leitura vem com o hábito.
OBSERVAÇÃO - É de fundamental importância também identificar o gênero textual do texto, pela função que exerce. Vale a pena fazer uso igualmente das seguintes perguntas sobre o texto:
Bem, não digo que seguindo essas dicas você agora interpretará todo texto que ler, mas já é um caminho. E lembre-se: o hábito da leitura auxilia automaticamente a sua maneira de interpretar. Aproveite as dicas e beijinhos!

Um comentário:

  1. Amei, professora, e eu precisava muito disso! Obrigadaa!
    Carolzinha 8º "C"

    ResponderExcluir

Comente aí!