09 setembro, 2012

INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS - VERBOS DE COMANDO

Olá, bom dia, boa tarde, boa noite, a depender da hora que você entrar aqui no blog... :P Gente linda, conversamos sobre VERBOS DE COMANDO na sala, não foi (turmas A, C e D)? Pois bem, a imagem que vocês estão vendo logo abaixo é a comprovação do que falei na sala, sobre a questão de haver problemas na realização de atividades por conta da não compreensão (ou da má compreensão) dos enunciados ou dos verbos de comando trazidos na proposta do exercício. Deem uma olhada, eu até dei um print screen:
http://www.tamandare.com.br/dicas.htm
É muito comum nas discussões entre professores comentários sobre a dificuldade que os alunos têm diante do momento de dissertar numa prova, mesmo que ela seja composta por questões breves. Essa dificuldade pode ocorrer, muitas vezes, porque não se consegue compreender exatamente o que é pedido em uma questão. Se observarmos com atenção, todas as questões se iniciam ou se desenvolvem tendo como base um verbo-comando (geralmente na forma do imperativo) que especifica para o aluno a forma como ele deve responder a uma questão. Observem que isso foi percebido (ver imagem) por instituições responsáveis por exames seletivos no RJ. Da mesma forma como acontece lá, também em outros lugares, não é verdade? Aí vem a pergunta: "Fazemos o que realmente se pede?" Por isso, meu querido aluno, que estamos aqui: para discutir sobre o assunto e tentar ver algumas estratégias para nos ajudar a entender textos, comandos: tudo! Vamos a mais algumas diquinhas? Sugestões para responder melhor às questões abertas: * Leia atentamente, se necessário várias vezes, os enunciados das questões detectando os verbos-comando que estruturam as questões.
* Responda exatamente o que está sendo pedido, não tente complementar suas respostas com informações desnecessárias achando que elas irão compensar o que você não souber responder.
* Não se esqueça de que uma resposta a uma questão aberta, por menor que seja, é sempre um texto, sendo assim, seja claro, coeso, coerente.
* Suas respostas deverão ter, como em qualquer outro texto, um início, umdesenvolvimento e, quando necessário, uma conclusão.
* Não responda às questões utilizando frases inteiras de textos, leia atentamente o material que está sendo analisado e construa a resposta com o seu próprio discurso. Os "recortes" de frases devem ser feitos apenas quando se tratar de verbos-comando como "transcreva", "retire do texto", etc.
* Respeite o número de linhas especificado para as suas respostas. Não seja muito sucinto nem muito prolixo (demasiadamente longo, extenso ou demorado · enfadonho, fastidioso; que usa mais palavras e frases do que o necessário: responda de maneira que você dê conta do que está sendo pedido.
* Toda boa resposta geralmente se inicia com traços da questão que a originou.Ex.: Pergunta: "De acordo com o texto, qual o nível financeiro daquela população?" Resposta: "De acordo com o texto, o nível financeiro daquela população é muito baixo." Por isso, nada de começar sua resposta com "QUE" ou "É QUE"!
* Não use em suas respostas gírias e/ou construções típicas da linguagem coloquial, como abreviações.
Espero que esses tópico os ajudem! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!