02 setembro, 2012

DICAS DE ESTUDO

Conforme prometido, aqui vão algumas dicas de como se organizar nos estudo diários. Esta postagem não será especial apenas para aquelas pessoas que me procuraram na semana passada para falar sobre esse assunto não... é indicada para todos, todos os que ainda não tiveram o prazer de descobrir como é estudar e se organizar de forma inteligente e mais prática, valorizando todo o processo de aprendizagem.
Costumo dizer para minhas filhas (inclusive já falei a mesma coisa em aula) que, se quer comentar ou fazer uma crítica sobre algo ou alguém, precisa primeiro conhecer, precisa entrar em contato com..., e não ter uma postura fechada! Então, se quiser desfrutar de uma vida escolar "transformada" positivamente, faça uso das estratégias a seguir, experimente-as, para ver se de fato podem fazer algo por você... Coloque-as em prática, acreditando que isso pode mudar sua vida escolar: alguma(s) com certeza e definitivamente farão diferença! ----------------------------------------------------- "O ensino fundamental visa a formação geral. Até a quarta série (5º ano), o conteúdo das escolas está muito voltado para a produção e compreensão de texto e para as operações básicas da matemática. Depois disso, é que os alunos vão começar a entrar em outros campos do conhecimento”, explica a educadora Clélia Pastorello. Por isso, aí estão algumas dicas:
MATERIAL Organizar o material de estudo é de extrema importância! Desde o separar dos livros para um dia eficiente de aula, com todos os livros daquele dia na mochila, é de suma importância deixá-los em ordem durante seus estudos em casa. AGENDA
Organizar o dever de casa é fundamental para vocês! Ensinar a lidar com a agenda é uma maneira de reforçar a necessidade dos compromissos com a escola. O não cumprimento isso acarreta problemas, pois tem total relação com o desempenho / rendimento: Tudo o que não se pratica, atrofia, certo? ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DE ESTUDO
Sem organização, o estudo fica comprometido. Embora essa seja uma recomendação que valha para todas as séries, com base em pesquisas é fácil constatar: é mais fácil o aluno perder o controle das disciplinas a partir da quinta série (6º ano). DIÁLOGO
Professores diferentes implica em relações diferentes com cada um deles. Isso nem sempre é simples de entender para quem está acostumado a lidar com a onipresença do educador na sala de aula. Portanto, converse com seu professor, fale com ele, chame-o quando estiver entendendo um conteúdo, nem que essa dúvida seja tirada com a ajuda de um papelzinho, caso seja tímido!
As dicas aqui fornecidas foram tiradas de um site relacionado à área da Educação, mas passaram por uma adaptação. Se quiser conferir, "enjoy it"!

19 comentários:

  1. Adorei professora, isso irá ajudar muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E intercale por vírgulas o seu vocativo "professora"...

      Excluir
    2. É a Carolzinha do 8º "C"... eu esqueci de entrar na minha conta do google, hehe desculpa. E vou escrever a frase de novo usando o vocativo corretamente: "Adorei, professora, isso irá ajudar muito!". Correto?? hehe

      Excluir
  2. Que ótimo professora! Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Nayara! Agora veja bem: você colocou "Que ótimo professora". Tem vocativo nessa sua frase? Se sim, então está faltando alguma coisa relacionada a sua pontuação... Aguardo sua resposta, viu? Beijinhos! :)

      Excluir
  3. Amei professora,e espero que você coloque mais coisas sobre estudos,pois isso irá me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o vocativo aí, Thainá! Escreva pra mim onde ele está, certo? Não se esqueça que o vocativo precisa ser isolado com o sinal de pontuação. Neste caso, vírgulas.
      Beijos, Thainá, e vou postar, sim, mais informações.

      Excluir
  4. Ótimas dicas, professora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Gabriel! E você está com alguma dificuldade específica? Fique à vontade para usar este espaço para esse fim também!

      Excluir
  5. Oi Maira olha eu aqui. Bem ajudou muito suas dicas e irei bota-las em pratica. Pode botar uma revisão de tudo? (aposto e vocativo)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bia! Pra começo de conversa sobre "vocativo", é interessante você intercalar por vírgulas o vocativo da sua frase. Poderia me dizer que termo é ele? Vou colocar revisão também, não se preocupe!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Maira, gostei muito das suas dicas. Irão me ajudar bastante! Você é ótima! Bjj Isabella 8° ''A''

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Gostei bastante, vai me ajudar...

    ResponderExcluir
  9. Essas dicas são de extrema importância para bons estudos, e, consequentemente, para conseguirmos boas notas. É uma pena que nem todos os alunos conseguem colocar essas dicas em prática e acabam se prejudicando mais ainda.

    Laís 8º B, beijos.
    P.S.: Logo mais estarei me cadastrando, agora não posso porque estou ocupada.

    ResponderExcluir
  10. Que otimo, maira!!! Ajudará muito! Bruna aqui 8 C

    ResponderExcluir

Comente aí!