29 abril, 2014

PUBLICIDADE DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL: CERTO OU ERRADO?

Alunos, que bom que nossas discussões sobre o tema do bimestre têm cada vez mais se ampliado! Posso perceber isso por causa do nível de perguntas que têm aparecido... Pois bem, hoje pudemos iniciar um documentário bastante conhecido que, embora já tenha alguns anos, traz dados que ainda são bastante atuais, especialmente no que diz respeito às pesquisas feitas com as crianças e aos resultados obtidos. A discussão feita aqui e agora é:
"Deve-se controlar a publicidade?
(Observe este link, que traz uma matéria discutindo o projeto de lei que pretende regulamentar a publicidade infantil)
Até que ponto ela pode influenciar seu público-alvo, especialmente as crianças?"


Com base no texto acima, a publicidade é autorregulamentada, e são citados alguns países europeus que proibiram a veiculação de "publicidade destinada a crianças até 12 anos". 

Na sua opinião, devem-se mesmo proibir aquelas que falam sobre bebidas e remédios? E quanto àquelas destinadas às crianças? Devem-se proibi-las também, uma vez que a exposição das crianças aos produtos é realizada de forma exagerada, e os publicitários sabem que os pequenos definem entre 70 a 80% das compras de casa? Comente sobre isso, logo após conferir o documentário abaixo sugerido e o que é dito aqui, em uma matéria da revista Crescer, maravilhosa, por sinal! 

 Para se embasar melhor sobre o assunto, assista ao documentário iniciado e proposto em sala: "Criança, a alma do negócio", no site https://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8, porque este vídeo, sim, dispensa palavras!



43 comentários:

  1. Pollyanna Amalia 8 ano "C"

    consumo=é quando você gosta de adquirir alguma coisa;
    consumismo=é quando você adquirir por exesso(necessariamente ou desnecessariamente);
    consumerismo=é o ato de consumir com responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário na postagem errada, Polly!

      Corrigindo... eXCesso

      O conceito de consumismo e consumerismo está ok, mas reveja o de consumo, certo? Beijos

      Excluir
  2. Gabriel Cavalcanti (8º a)

    Olá professora, eu achei esse documentário muito interessante, porque é incrível como as crianças de hoje em dia não sabem de muitas coisas, preferem ir ao shopping do que a praia, assistir TV do que brincar, e até mesmo as meninas ter mais que 10 pares de sapato! As crianças são muito incentivadas pelos comerciais e acham q tendo aquilo se sentiria melhor, mas nem sempre da valor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Gabriel! É isso aí!

      Só uma observação: além de algumas "coisinhas" de acentuação e abreviação, veja logo no início o vocativo "professora"... Ele deveria vir intercalado por vírgula, certo? Beijos

      Excluir
  3. Fabiano 8· b
    A reportagem mostra que a publicidade esta cada vez mais direcionadas as crianças, pois as crianças são muito mais influenciaveis do que os adultos. Assim eles acabam comprando mais pelas crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, isso é um documentário, e você tem razão quando diz que a publicidade se aproveita da suscetibilidade da criança e que as propagandas estão cada vez mais direcionadas a ela. Só cuidado com os acentos, hein? "está", "influenciáveis"... Beijos

      Excluir
  4. Maria Fernanda - 8º ano "A"29 de abril de 2014 às 17:04

    O principal objetivo dessas publicidades, é de convencer o consumidor a comprar cada vez mais coisas, das quais, geralmente, desnecessárias. Isso faz com que mudem mais para outro público alvo, as crianças, tornando tudo mais fácil, porque elas são mais influenciadas do que os adultos. Então é um modo de vender seus produtos mais facilmente. Há quem diga que isso é errado, mas também muitas pessoas protejem esse tipo de publicidade, porque, afinal, é uma forma de vender. Dependendo do tipo de publicidade, pode-se dizer adequada ou inadequada. Porque são essa publicidades que influenciam muitas pessoas, geralmente crianças. Por isso é preciso que tome-se cuidado com o que é divulgado e como é divulgado. Cuidado com o que é exibido, para não influenciar ninguém em uma forma negativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, Fernanda!!!

      Dá só uma olhada na correção do seu texto, porque sei que é bem cuidadosa com o que faz:

      O principal objetivo dessas publicidades é de convencer o consumidor a comprar cada vez mais coisas, geralmente desnecessárias. Isso faz com que mudem mais para outro público alvo, as crianças, tornando tudo mais fácil, porque elas são mais influenciadas do que os adultos. Então é um modo de vender seus produtos mais facilmente. Há quem diga que isso é errado, mas também muitas pessoas proteGem esse tipo de publicidade, porque, afinal, é uma forma de vender. Dependendo do tipo de publicidade, pode-se dizer adequada ou inadequada, PORQUE são essa publicidades que influenciam muitas pessoas, geralmente crianças. Por isso é preciso que tome-se cuidado com o que é divulgado e como é divulgado. Cuidado com o que é exibido, para não influenciar ninguém DE uma forma negativa.

      Excluir
  5. Maria Beatriz 8º A

    Achei o documentário impressionante, principalmente por mostrar a maneira como a publicidade vem afetando as crianças. Todas essas propagandas estão proporcionando a ideia de que a felicidade está relacionada ao consumo, o que não é verdade. Porém o que é mais incrível é que depois que as crianças ganham o que tanto queriam, elas não dão valor e já começam a pedir outras coisas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do documentário, pois, é como um espelho das famílias não só do Brasil, mas sim também de outros países.
    A frase: "A criança é a alma do negócio", fala tudo sobre o consumo de cada família, como aumenta quando por exemplo, o casal tem um filho(a). Mas deve-se lembrar também que a culpa não é propriamente das propagandas, mas sim também da família que não consegue negar um simples pedido. Mas claro que eu não estou defendendo as propagandas, na verdade, as suas consequências não iam só se refletir economicamente, mas também, pode afetar a saúde de cada criança. Pegando exemplos de propagandas de doces com desenhos, multicoloridos(chamativos) e ainda mais com a utilização de pessoas famosas e personagens de desenhos animados(que no meu caso eram os mais influenciadores). Mas eu acho que as propagandas deviam não utilizar formas tão chamativas; e evitar também colocar tantos em horários que crianças assistem mais TV, e em seus canais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi perfeitamente o que você colocou, Arthur! É fato que a publicidade tem papel preponderante nessa busca por comprar e comprar, entretanto os pais devem estar mais presentes e intervir no momento certo, quando o o assunto é comprar e se alimentar!

      Excluir
  7. Vanessa bele 8º A

    Professora, gostei muito do documentário em que a senhora nos recomendou. As vezes eu penso em que deveria existir uma lei no Brasil em que seria proibido a utilização de comerciais destinados a crianças menores de 4 anos em horários que assistem seus desenhos, porém existem vezes em que eu penso que são muitos dos comerciais e publicidades que ajudam as crianças dos dias de hoje a serem tão informadas, até de mais do que deveriam ser. O fato dos comerciais serem com personagens, cores alegres, entre outros, estimula as crianças a quererem o produto exibido. Muitas vezes as crianças pedem tanto que os pais acabam comprando, porém passando 3 ou 4 dias a criança deixa de valorizar aquilo que queria muito, e passa a querer novas coisas todos os dias por influência dos diversos comerciais que assistem no dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse, Vanessa! Você tem razão em tudo o que colocou... Gostaria apenas de chamar atenção para alguns probleminhas de escrita. Observe abaixo como deveria ficar:

      "Professora, gostei muito do documentário QUE a senhora nos recomendou. ÀS vezes eu penso QUE deveria existir uma lei no Brasil QUE TORNARIA proibidA a utilização de comerciais destinados a crianças menores de 4 anos em horários EM que assistem seus desenhos, porém existem vezes em que eu penso que são muitos comerciais e PROPAGANDAS que ajudam as crianças dos dias de hoje a serem tão informadas, até MAIS do que deveriam ser. O fato dE os comerciais serem com personagens, cores alegres, entre outros, estimula as crianças a quererem o produto exibido. Muitas vezes as crianças pedem tanto que os pais acabam comprando, porém passando 3 ou 4 dias a criança deixa de valorizar aquilo que queria muito, e passa a querer novas coisas todos os dias por influência dos diversos comerciais que assistem no dia a dia."

      Excluir
  8. Oi professora me de desculpe eu ter postado tão tarde.
    Rodrigo 8º E
    O consumismo é consumir produtos de forma exagerada. sem ter a necessidade de comprar os produtos.
    O consumo é adquirir o produto precisando dele.
    O consumerismo é comprar o produto com responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, creio que tenha feito seu comentário na postagem errada... Os conceitos estão ok, (apesar de que "consumo" = "uso") mas dá uma olhadinha nas vírgulas que deveriam estar intercalando o vocativo "professora", pois ele tem que estar isolado, não é mesmo?

      "Oi, professora, me desculpe eu ter postado tão tarde."

      Excluir
  9. Consumo-é quando as pessoas adquirem somente aquilo que é necessário para elas.
    Consumismo- as pessoas são caracterizadas por gastos excessivos em produtos que não precisam, movido pela propaganda.
    Consumerismo- quando o consumo se torna consciente.
    Thallya Oliveira 8 ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thallya, comentário certo, mas na postagem errada...

      Reveja, no entanto, o termo "consumo", que deve significar apenas "uso", ok? Beijos

      Excluir
  10. Gostei muito desse vídeo Professora. As crianças são a alma do negocio . Elas se influencia em 30 segundo e depois de utiliza-los por pouco tempo não querem mais por isso são a alma do negocio é por essa mesma questão sou CONTRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lucas Vinícius!!! Realmente é incrível como ele aborda este assunto de forma tão clara e veemente, não é mesmo? Gostaria agora que olhasse algumas correções no seu comentário, especialmente no que diz respeito ao uso obrigatório de vírgulas, intercalando o termo "professora". Vamos lá?

      "Gostei muito desse vídeo, professora. As crianças são a alma do negócio . Elas se influenciam em 30 segundos e, depois de utilizá-los (utilizar o quê?), por pouco tempo não querem mais... por isso são a alma do negócio, e por essa mesma questão sou CONTRA! "

      Excluir
  11. Nathália Correia- 8 ano "F"

    Muito interessante o documentário. A publicidade está utilizando as crianças que, por falta de experiência, são facilmente manipuladas e atraídas, e não é só isso! passam mensagens de que uma pessoa que tenha esse produto, é melhor das que não tem. As propagandas são direcionadas as crianças para que elas procurem os pais para ter o produto que talvez os pais não podem dar, isso causa uma frustração enorme justamente por ser diferente e "pior" dos que possuem. A mídia usa as crianças, que são fáceis de influenciar, como um veículo para influenciar os pais, já que os pais querem dar tudo do bom e do melhor aos filhos. Com todo esse processo de influência da mídia e da sociedade, a criança vai ficar preocupada com o meio social, com a aparência, com a publicidade, ou seja, vão querer espelhar-se nas pessoas lindas e inteligentes, que as ensinam que devem ser mais maduros, e se desenvolver precocemente e, consequentemente, perder a infância que é tão preciosa. A criança não pode ter tantas preocupações, deve curtir a infância que não vai voltar mais.

    ResponderExcluir
  12. O documentário retrata as propagandas que assistimos na televisão, principalmente sobre alimentos não saudáveis, brinquedos, aparelhos tecnológicos como: iphone , ipod , ipad, ps3, ps4, psp, celulares, tablets, câmeras, roupas, calçados, refrigerantes, doces, salgados, produtos industrializados, como sucos em caixa, pipos e outros. O governo, as empresas fabricantes de produtos, as empresas de publicidade e a sociedade em geral deveriam dialogar para fazer propagandas conscientes diretamente para os consumidores ( crianças, adolescentes e adultos) dizendo a VERDADE do que é utilizado na fabricação do produto.
    Ex: propaganda de alimento, tipo salgadinhos - informar na propaganda da televisão a quantidade de sal, açúcar e gordura. E também informar que se comer em excesso prejudica a saúde.
    Ass: Pedro Victor - 8º D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Pedro! Afinal de contas, o papel da publicidade e das propagandas é fornecer informação... entretanto, não é isso que na prática não acontece... :(

      Excluir
  13. Airton Cardoso 8º C
    O documentário esta falando sobre aquelas crianças que gostam de propagandas infantis falando sobre roupas, sandálias, chapéu, pulseira, brinquedos, etc... para fazer com que as crianças pesam aos seus pais para que comprem aquele material, com isso as propagandas terão mais publicidades, mas muitas dessas criança não ganharam este brinquedo ou material poque os pais não tem dinheiro o suficiente. Também muitas propagandas falam sobre alimentos sem dizer que pode causar mau a saúde, prejudicando muito as crianças e os adultos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Airton...

      Dá uma olhadinha nessas palavras que estão em maiúsculo... Elas indicam onde houve problemas de escrita, ok? Gostei da participação!

      O documentário ESTÁ falando sobre aquelas crianças que gostam de propagandas infantis falando sobre roupas, sandálias, chapéu, pulseira, brinquedos, etc... para fazer com que as crianças pesam aos seus pais para que comprem aquele material, com isso as propagandas terão mais publicidades, mas muitas dessas CRIANÇAS não GANHARÃO este brinquedo ou material PORQUE os pais não TÊM dinheiro suficiente. Também muitas propagandas falam sobre alimentos sem dizer que pode causar MAL À saúde, prejudicando muito as crianças e os adultos.

      Excluir
  14. Lorena Ribeiro 8 D
    A publicidade é geralmente direcionada às crianças porque as pessoas que elaboram as propagandas sabem que é bem mais provável influencia-las em querer comprar algo do que os adultos. Ela termina sendo uma influencia maior que os próprios pais e faz com que a ideia de querer aquele produto da propaganda fique fixa na cabeça das crianças. Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais viciadas em televisão, ao chegar ao ponto de só parar de assistir quando realmente têm que sair de casa ou adormecem e isso faz com que elas também fiquem mais ligadas às propagandas. Em alguns países, já foram adotadas algumas leis a respeito de comerciais como: proibida a transmissão de propagandas durante os desenhos, somente propagandas após as 21:00, entre outras. As propagandas estão focando nas crianças por serem mais influenciáveis e também por terem grande influencia no comportamento de seus pais, o que as faz ter muita vontade de comprar os produtos e as torna cada vez mais consumistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto maravilhoso, Lorena! Concordo totalmente com você!!! :)

      Só uma coisinha: as palavras INFLUENCIÁ-LAS e INFLUÊNCIA merecem acento, ok? Beijos

      Excluir
  15. Raissa. Carolina 8° A
    Gostei muito do documentário. A publicidade é muitas vezes é. direcionada para as crianças , pois são mais fáceis de serem convencidas e as propagandas acabam influêncianciando sua decisão de compra . Na minha ounião deveria ser criada um lei no Brasil colocar horários permitidos para a apresentação dessas propagandas direcionada para as crianças , pois a trás consequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Raissa, também sou totalmente a favor que esse projeto de lei seja aceito...

      Agora é o momento de rever seu texto, que deveria ficar mais ou menos assim:

      "Gostei muito do documentário. A publicidade é muitas vezes direcionada para as crianças, pois são mais fáceis de serem convencidas, e as propagandas acabam influenciando sua decisão de compra . Na minha opinião, deveria ser criada uma lei no Brasil para colocar horários definidos para a apresentação dessas propagandas direcionadas para as crianças, pois (??? traz consequências?)"

      Excluir
  16. Voney Fernando 8ºc
    Não sou contra publicidades dirigidas as crianças, mas acho que elas precisam de uma regulamentação pois, como mostrado no documentário as crianças são mais facilmente manipuladas pelas propagandas que os adultos ou idosos, assim sendo certas coisas presentes nas propagandas deveriam ser retiradas, como insinuar que se uma pessoa tem o produto oferecido ele é superior ao que não tem. A presença disso numa propaganda poderia até mesmo causar a exclusão (de um grupo social) do indivíduo que não tem o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Voney, e concordo com você em parte...

      Vejamos algumas correções feitas em seu texto:

      "Não sou contra PROPAGANDAS dirigidas ÀS crianças, mas acho que elas precisam de uma regulamentação, pois, como mostrado no documentário, as crianças são mais facilmente manipuladas pelas propagandas que os adultos ou idosos. ASSIM sendo, certas coisas presentes nas propagandas deveriam ser retiradas, como insinuar que se uma pessoa tem o produto oferecido ele é superior ao que não tem. A presença disso numa propaganda CAUSA a exclusão (de um grupo social) do indivíduo que não tem o produto."

      Excluir
  17. Boa noite, professora, desculpe-me estar postando nesta hora é porque estava sem internet.
    Bem, o assunto tratado no documentário é bastante comum hoje em dia.As crianças cada vez mais perdem sua infância por influência da publicidade.Cada vez mais elas se tornam "maturas" ( ao ponto de vista delas) por usarem tais produtos.O documentário também trata sobre o novo estilo de vida que elas começam a ter, como o tipo de comida, tipo de roupa, calçado, brinquedo etc.
    Na minha opinião, se a população e até mesmo as autoridades já perceberam essa situação, por que ainda não tomaram atitudes para tal assunto?
    Por que todos os dias temos de vivenciar crianças cada vez menos interessadas em em brincar ou estudar?
    Será que isso só vai piorar?
    A nossa geração, tão bem informada, tem que mudar isso!
    Aqui no Brasil deveria ser proibido alguns tipos de propagandas destinas ao publico infantil.
    É assim que eu penso!
    Anna Klaudia 8º D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "MaDuras"... de outro jeito, né?

      A população e as autoridades meio que se veem reféns dessa situação... quem sabe esse novo projeto de lei, de um deputado do Paraná, não vá vingar? Vamos esperar...

      Excluir
  18. Achei esse vídeo muito interessante, pois possui informações e dados essenciais. Realmente a mídia se aproveita, o alvo dela são nas crianças, por elas não possuírem maturidade o suficiente para compreender que estão sendo enganadas, essas inúmeras propagandas que determinaram que se tivermos um perfume, uma roupa, um sapato, uma maquiagem seremos valorizados, teremos um grupo. Mas isso não faz o mínimo sentido, a sociedade não raciocina que nenhum bem material irá nos caracterizar.
    E as crianças são usadas por meio de desenhos, filmes novelas, nas quais elas querem comprar aquilo pois tem o seu personagem de televisão favorito.
    Além disso, a mídia quer transformar crianças de 8 anos para 14 anos, quer mudá-las. Quantas crianças de apenas 13 anos se encontram na situação de gravidez? Muitas. E o Brasil tem que perceber a nossa situação atual. O primeiro passo poderia ser impor leis que mudassem algumas dessas situações.
    Marina Cavalcante 8º ano "d"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Marina... E existe, sim, um projeto de lei de um deputado do Paraná... Dê uma olhada no Google, ok? Beijos

      Excluir
  19. Isadora Murta(8° A)1 de maio de 2014 às 20:34

    Boa Noite,gostei muito do documentário,é incrível como as crianças de hoje em dia são influenciadas pela publicidade,as crianças acabam crescendo com uma mente "fértil" pois acham que podem tudo,a publicidade assume esse poder de manipular as crianças,a criança acha que pode fazer o que quiser,a publicidade esta tomando conta dessa nova geração,hoje em dia as crianças só querem saber de internet,tudo gira em torno a tecnologia,antigamente as crianças pulavam corda e etc,mais nos tempos de hoje,essas brincadeiras de antigamente foram substituídas pela tecnologia,pela força da publicidade,claro que não devemos banir as propagandas mais sim ter uma forma mais suave de se dirigir as crianças,sem fazer com que a propaganda manipule a criança,fazendo com que ela ache que pode tudo,a propaganda tem como grande alvo o público infantil pois as crianças são mais fáceis de serem manipuladas,então quem manda mais é a própria criança do que os pais pois elas manipulam os seus pai a eles fazerem o que ela quiser e a hora que ela quiser,a publicidade não deveria ser banida para o público infantil e sim ser regulada,não manipulando a criança,achando que consumindo aquele produto ela poderá fazer o que quiser e a hora que quiser,essa é minha opinião sobre o assunto,peço desculpas por estar postando agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi seu ponto de vista sobre a não proibição, mas sim a autorregulamentação... E até concordo com você, mas o meu questionamento é: "Será que os pais estão e estarão mais presentes para estarem por perto e fazerem suas interferências diante de uma propaganda que não seja apropriada aos seus filhos?". Gostaria que agora observasse as correções que fiz no seu comentário. Onde houver uma palavra maiúscula e onde houver algo diferente do texto original, ali houve correção, ok? Beijos

      "Boa NOITE. GOSTEI muito do documentário! É incrível como as crianças são influenciadas pela publicidade, ELAS acabam crescendo com uma mente "fértil", pois acham que podem tudo... A publicidade assume esse poder de manipular as crianças, acha que pode fazer o que quiser, PORQUE a publicidade ESTÁ tomando conta dessa nova geração: AS CRIANÇAS querem saber de internet, tudo giraNDO em torno DA tecnologia. Antigamente as crianças pulavam corda, brincavam, MAS nos tempo de hoje,essas brincadeiras de antigamente foram substituídas pela tecnologia, pela força da publicidade. CLARO que não devemos banir as propagandas, MAS sim ter uma forma mais suave de se dirigir ÀS crianças, sem fazer com que a propaganda manipule a criança, fazendo com que ela ache que pode tudo... a propaganda tem como grande alvo o público infantil, pois as crianças são mais fáceis de serem manipuladas, então quem manda mais é a própria criança do que os pais, pois elas OS manipulam PARA eles fazerem o que quiserEM e Na hora que quiserEM, POR OUTRO LADO, PENSO QUE a publicidade não deveria ser banida para o público infantil e sim ser regulada. Essa é minha opinião sobre o assunto, peço desculpas por estar postando agora. "

      Excluir
  20. Professora, achei o documentário muito interessante, o que mais me chamou atenção foi o fato de que uma propaganda pode influenciar uma criança em apenas 30 segundos, além de que as crianças não reconhecem as frutas e quando se fala em marcas de salgadinhos elas os reconhecem na hora. Devido às crianças serem facilmente manipuladas e não terem tanta experiência, elas são o publico alvo das propagandas, que, muitas vezes transmitem as crianças mensagens negativas, como, por exemplo, de que quem tiver determinado produto será superior a quem não possuí-lo , ou de que quem comprar o produto será mais bonita, mais popular ou irá ter super-poderes, como as crianças do comercial, assim, as crianças vão pedir aos pais, que muitas vezes não podem comprar, nesse caso os comerciais podem colocar as crianças contra os pais.
    Rodrigo Arakaki - 8º ano F

    ResponderExcluir
  21. As crianças são manipuladas pela publicidade que vêem constantemente na TV, revistas, etc.. Elas são ingênuas e acabam tendo a mente alterada tentando consumir o máximo que possível.

    Lucas Tenório 8° - E

    ResponderExcluir
  22. As crianças de hoje em dia estão vendo mais televisão e isso faz com que elas sejam mais influenciadas pela compra de produtos,isto é:(Brinquedos,sapatos,roupas,eletrônicos,etc).Toda criança quer possuir tudo o que seus amigos possuem.As meninas sempre querem estar com os acessórios,as roupas e os sapatos que estão na moda e os meninos com os bonés,os sapatos da hot wheels e os relógios do homem de ferro.Mercados consumidores influênciam muito as crianças em relação a imagem (ilustrações).Aqueles bolinhos de supermercado que vem com desenhos do homem aranha,das super poderosas,do ben10,são usados para atrair as crianças com suas ilustrações.Os alimentos engeridos pelos pequenos não são nada saudáveis.Hoje estão se alimentando de forma inadequada,muitos deles estão chegando a quase ter obesidade e outros já são obesos,isto quer dizer que o mercado consumidor não só influência no consumo de eletrônicos,brinquedos,roupas,sapatos,como também influênciam na alimentação voltando ao que falei anteriormente sobre as imagens empressas nos produtos.

    JÚLIA ROSA - 8º "A"

    ResponderExcluir

Comente aí!