13 abril, 2014

INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: CONSUMISMO X CONSUMERISMO

Olá, alunos! Estão lembrados da atividade de pesquisa sobre CONSUMO, CONSUMISMO e CONSUMERISMO? É para amanhã, hein?

Agora seguem exemplos de gêneros textuais variados para que a gente fique fera na interpretação de textos. Beijos a todos!











40 comentários:

  1. Bom, nao posso falar pois sou assim quero sempre comprar e esqueço de pensar nisso!! mais acho sim interessante! Olga 8 B

    ResponderExcluir
  2. Toda hora somos manipulados pelas televisões, revistas, propagandas etc. para comprar mais e mais. Pensando bem a maioria das propagandas faz você comprar o produto delas manipulando o consumidor. Cerca de 3 por cento da população é compradora compulsiva.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes somos manipulados , e temos que ter uma opinião firme , pois assim seremos muitos maleáveis por conta da TV , rádio etc .. Que as vezes da notícia de uma formar de que favoreçam eles é que nos manipule fazendo com que mude nossa opinião , e que as vezes coisas que n necessitamos e comprarmos sem motivo apenas por comprar apenas por fazerem tanta propaganda , assim acumulamos "lixo" desnecessário . Por isso é importante saber os significados dessas palavras , para termos ideia do que são e do que podem se tornar ! Maria Vilar 8D

    ResponderExcluir
  4. realmente hoje em dia muitas pessoas principalmente crianças são consumistas eu não posso reclamar pois as vezes eu também sou consumista e uma coisa que faz com que isso aconteça (pelo menos ajuda) são: propagandas, comercias, outras coisas que fazem parecer com que o objeto (ou algo do tipo)seja a coisa perfeita para comprar

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes a gente é manipulado a comprar coisas que não precisa no dia a dia.Somos influenciados por propagandas que aparecem na televisão,internet e outros meios de comunicação e até mesmo na vitrine das lojas de shoppings ou ainda falado por colegas de escola e da vizinhança.
    Pedro Victor 8°D

    ResponderExcluir
  6. O que as charges e cartuns retratam é a manipulação de hoje em dia direcionada a todos nós, desde crianças à idosos. Para fundamentarmos nossos olhos somos influenciados pelas manchetes de revistas e jornais, sites publicos, televisão, etc. São eles que formam nossas opiniões e assim, nos forçam a comprarmos descontroladamente, ou forçam-nos a pedirem aos nossos pais para o mesmo. Somos marionetes, e assim agimos de maneira que eles pensam melhor, fazendo com que eles ganhem o que eles querem. - Nathália Machado - 8º D

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Desde crianças somos consumidores, muitas vezes a gente nem observa o produto direito, pois já se encantou com as cores ou até mesmo por que um amigo comprou e disse que era bom, ou seja, você muitas vezes é influenciado por pessoas e acaba ficando largado em casa sem uso. Por esse motivo é importante saber o significado dessas palavras.
    Tailany 8b

    ResponderExcluir
  10. A televisão mostra propagandas e mais propagandas, a todo momento na televisão, e fazem as pessoas se interessarem pelo produto, e o comprarem, e esse é o objetivo das propagandas.O problema está na quantidade de produtos que os consumidores estão comprando, eles veem o anúncio e ficam loucos para comprar, e comprar bem mais do que o necessário, fazendo com que sejam "marionetes" da televisão, ou seja, são manipuladas pela tevê.A facilidade com que as pessoas se influenciam é surreal, e o pior é que elas compram até mais do que podem e ficam devendo.Essa é a consequência do consumismo.No final a pessoa percebe que foi uma compra desnecessária, e que está sem dinheiro.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, a atualidade está modernizada, todos de todas as idades tem acesso a internet, televisão, e é tão maravilhoso, porém, consegue se tão perturbador, pense, com dinheiro de comprar um celular novo de ultima geração, você poderia ajudar uma ONG, tirar as pessoas da rua ajudando-as com abrigos, ou simplesmente doar suas roupas velhas. Outro fato que achei importante lembrarmos em relação a postagem feita, achei muito interessante a imagem que exclamava : "No dia das crianças, mostre ao seu filho que o dia é dele e não do comércio" Porque em vez de dar um monte de barbies para sua filha, você não da o amor, mostre a ela a razão da vida e quanto isso é maravilhoso, lógico que dar brinquedos e surpreender os pequenos é uma sensação ótima, porém nada melhor do que o amor, o carinho, o sorriso sincero e verdadeiro. Outra coisa que gostaria de realçar é que, somos sim manipulados pelas propostas inúteis da televisão, das propagandas nas redes sociais, somos fantoches de certa forma, e nem percebemos, pois acreditamos que estamos fazendo a coisa certa, e no fundo, estamos sim, mas as vezes não percebemos o quanto uma compra foi desnecessária, o quanto aquela propaganda fúteis nos transformou em verdadeiros bonecos.
    Nathalia Melo - 8 ano E

    ResponderExcluir
  12. Essa campanha deveria ser lançada mais vezes, com o objetivo de diminuir o consumismo que é muitas vezes um manipulador atrás de você. Gostaria de citar como já foi dito o fato de como a mídia(não só a televisão, mas a mídia em geral) pode ser influenciadora,ou ate enganosa; não só para os pequenos(crianças) mas muitos adultos também são enrolados nessa teia do consumismo e acabam prejudicando-se a si mesmos, tanto economicamente, quanto socialmente. Utilizando o termo que muitos falam: "agregando valor", representa muito bem o consumismo, pois, esse termo é adotado quando as pessoas possuem muitos bens valorosos a ponto de se tornar o "bã-bã-bã", enquanto milhares de pessoas estão aí dormindo no chão, sem nenhuma oportunidade na vida, você fica gastando dinheiro com coisas fúrteis e no futuro talvez até descartáveis.

    ResponderExcluir
  13. Realmente somos influenciados de todos os lados em comprar, comprar e comprar seja por um amigo, pela TV, radio, panfletos... O mundo esta girando em torna disso, de lucrar com a globalização e estão conseguindo, as pessoas compram loucamente produtos que nem são tao necessários assim e a maioria não percebe que para ter aquilo seu meio ambiente está sendo destruído cada vez mais e só vão perceber quando tudo isso um dia tiver fim.

    ResponderExcluir
  14. Bem as crianças hoje em dia estão ficando cada vez mais consumista, com essa tecnologia que existe no mundo de hoje as crianças também estão despertando enteresse para que elas também possam ter o delas, talvez isso contribua para o consumismo do dia a dia. Mas eu acredito que não possa ser em grande exemplo de economia, mas não é pra tanto, eu tambem não sou tão exagerada!! mas achei muito interessante. - Fernanda Kelly 8 F

    ResponderExcluir
  15. Gaby widmer oitavo c:
    bom eu n posso falar nada pois as vezes também sou assim,n importa o que irei comprar so sei que tenho que comprar alguma coisa na loja para sair satisfeita,mas achei interessante e bem legal este assunto.

    ResponderExcluir
  16. Thallya 8 C
    Acho que cada pessoa tem uma parte de consumista em algumas essa parte é menor mas já em outras essa parte é tão grande que pode acabar virando algo sério, então temos que ficar sempre alertas para não ser uma das vítima do consumismo pois nós não percebemos quando está acontecendo com agente

    ResponderExcluir
  17. Bem...essa postagem tem a ver com a outra...existem muitas pessoas que compram o desnecessário e acho q isso n seja legal...

    Victor Mattos - 8 ano B

    ResponderExcluir
  18. O consumismo tem virado compulsão na sociade de hoje. Nós somos definidos pelo que temos, não pelo que somos ou fazemos. Somos definidos pelos celulares que temos, pelas roupas que usamos, pelas nossas casas, nossas escolas e nosso dinheiro. As pessoas tem a visão de quê possuindo celulares caros e roupas de marca vão se dar bem na vida, mas isso não é possível sem valores. Geralmente, quando vemos uma coisa que queremos comprar, não paramos para pensar nas consequências que aquela vontade pode causar. O consumo causa dívidas absurdas porque somo enganados frequentemente pelas empresas e suas propagandas enganosas.Todos gostam de comprar, de ter aquilo que querem, mas devemos colocar a consciência em primeiro lugar! A sociedade está se deixando levar por essa falsa imagem de satisfação e consumindo cada vez mais, até que isso se torne um vício. As pessoas estão se tornando cada vez mais idiotas e fúteis, como se a cultura não fosse mais importante, como se ela não fosse mais necessária ou essencial.
    Carolina Herrmann 8º ano C

    ResponderExcluir
  19. Stéfane Góes 8°B
    somos de toda forma influenciados para comprar as coisas que não precisamos, por meio de uma propaganda que possa ser até enganosa, por meio dos amigos que indicaram e até mesmo pela moda, não tem jeito, sempre queremos comprar as coisas,para isso temos que saber o significado dessas palavras.

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia as criancas estao sendo levadas pelo CONSUMISMO e isso é que esta fazendo uma "nova sosciedade". Nao so as criancas como varias outras pessoas estao esquecendo de suas proprias vidas se deixando levar pelas propagandas de televisao.

    Carolina Arecippo 8 F

    ResponderExcluir
  21. Pedro Henrique 8 b
    As pessoas sao induzidas a comprar coisas desde de bem pequeninho. Quando se é criança, os fabricantes manipulam as crianças com brinquedos dos desenhos que a criança mais goste. Quando se vai crescendo a manipulaçao maior acontece na comida e em objetos eletrônicos, na comida eled fazem suas propagandas mostrando ofertas de preços e pessoas comendo e se deliciando fazendo com que a pessoa que veja sinta vontade de comer. Já nos aparelhos eletrônicos eles tem um alto poder de persuaçao , um exemplo disso são nos celulares, por mais atual que seja seu celular eles vão inventar algum detalhe que pode ser minimo, mas vao te mostrar que esse detalhe vai mudar tudo. Então hojem dia somos consumidores sem querer por conta do poder da manipulação

    ResponderExcluir
  22. Todos nós temos que saber o que deve ser comprado, nós somos influenciados por muitos meios como propagandas e amigos por exemplo. Mas para não ir na onda deles e comprar em excesso devemos comprar só se acharmos necessario
    Mariana 8b

    ResponderExcluir
  23. Sempre acontecerá as manipulações de marca, que tentam nos fazer comprar um produto que não precisamos, nos fazendo achar que não comprar seria burrice, e isso é extremamente difundido pelas mídias (principalmente pela televisão, mídia a qual eu não sou fá da aberta), mas a culpa não é das mídias, mas sim nossa que em toda a nossa humanidade social somos incapazes de não nós importarmos com as opiniões alheias.
    Ps: Ainda não entendi o que é consumeirismo.
    Voney Mendes - 8ºc

    ResponderExcluir
  24. Kelly C. 8°B
    Sou assim também... só que esto diminuindo essa vontade de ter tudo... Sobre consumir, em uma revista da minha Mamy estavam dando dicas para comprarmos só o que precisamos.... o titulo era :" Carrinho cheio pagando menos." Uma das dicas foram: -Não levar crianças ao supermecado;
    -Comer antes de ir fazer compras....
    Mas sabem oque eu acho? Isso é uma babaquice, porque eles (todo mundo) ensinam nós sermos assim , nem eles tomas as atitudes de fazer o que mandam a gente fazer... Mas faço mesmo assim.

    ResponderExcluir
  25. Fabiano 8º B
    Bom...todos nós queremos acabar com o consumismo, mas nem todas as pessoas se importão, e continuam a comprar e comprar sem parar.

    ResponderExcluir
  26. Davi 8ano E

    Pessoas hoje em dia compram coisas que querem só por querer mesmo , não precisam e as vezes também não utilizam da forma certa . Com esse alto índice de consumismo vem diversos problemas , como o excesso de lixo .

    ResponderExcluir
  27. Nathália Correia 8 ano "F"

    vivemos em uma sociedade que compram, não por necessidade, mas por prazer. É ótima a sensação de comprar algo. O consumismo está presente no nosso dia-a-dia porém, não temos culpa disso, propagandas e mais propagandas enchem os olhos de todos e nos convencem a comprar o produto oferecido, mesmo que desnecessário. O consumismo é tanto hoje em dia que, a maioria da população NÃO se preocupa em guardar uma parte do dinheiro para um futuro que precise dele.

    ResponderExcluir
  28. Hoje em dia, as crianças são alvos de muitas propagandas, o que não é bom.Elas são influenciadas por revistas, jornais, televisão, internet etc. Essas crianças de hoje em dia ao invés de se preocupar com seu futuro só querem saber de produtos de marca para esbanjar.A situação está difícil.

    ResponderExcluir
  29. Vivemos em uma sociedade, como a maioria das outras do nosso tempo, que é cercada por consumismo, na qual a maioria das pessoas são extremamente consumistas, onde não ser fútil e materialista é algo praticamente impossivel e absurdo e ninguém faz nada a respeito disso pois acham que ser consumista é algo bom, só que as pessoas não pensam umas nas outras, nas pessoas que passam fome e não tem um teto, e acabamos nos tornando uma sociedade egoísta e materialista.
    Ana Sofia 8* "F"

    ResponderExcluir
  30. eu gostei muito desses textos mistos, porque além de mostrar que as propagandas auxiliam no crescimento do consumismo, os exemplos também mostram que em casa as crianças podem presenciar cenas do consumismo.
    Julia Da Silva Barreto 8 ano D

    ResponderExcluir
  31. Fala realmente que o consumo é algo grave e comum, muitas vezes desnecessários. As pessoas pensam apenas em comprar, e não enxergam o mundo de hoje : pessoas passando fome, sem abrigo, sem felicidade, enquanto outros estão atrás de muito mais. Se não fosse a mídia, não seríamos escravos do consumo. Então devemos pensar que também existe um consumo ético, necessário e saudável, que é o que deve-se ser praticado ( consumerismo).
    Marina Cavalcante 8º ano D

    ResponderExcluir
  32. Lara 8c
    O consumismo realmente é um problema que começa quando criança , lógico que as propagandas , influenciam e manipula bastante, principalmente a televisão . No entanto há também por outro lado a educação doméstica precisa ser reforçada para que as pessoas aprendam com o dia a dia que existem limites que precisam ser respeitados para que no futuro não se tornem adultos consumistas .

    ResponderExcluir
  33. Luiz eduardo 8ºc

    Realmente somos manipulados todo momento , desde a propaganda na tv até impulso de compra , datas comemorativas viraram datas de compra pois no natal coisas materiais nao faltam , e a armonia do natal ? Voce ja se perguntou se aquelas 7 calsas jeans sao realmentes nescessarias ? Ou se aquela variedade de capas de celular ( se a capinha e pra proteger para que comprar 200 ? , referencia a uma amiga minha ) acabamos sendo consumistas de um jeito ou de outro , confesso que sou um pouco consumista mas , todos nos sabemos que cada pessoa tem um pouco de consumismo no coracao ( ou vai me dizer que quando voce nao ganhou presente no natal voce nao ficou triste? ).

    ResponderExcluir
  34. Hoje em dia vemos na mídia inúmeros produtos sendo oferecidos todos os dias, sempre com inúmeras qualidades apresentadas, assim nós ficamos logo com vontade de comprar, mesmo não precisando, depois de um certo tempo lançam um produto melhor, e aquele produto comprado a um tempo atrás, que é praticamente igual, já perde certo valor, isso mostra que nós somos manipulados pela mídia o tempo todo, devemos pensar que existem pessoas que precisam bem mais do que nós, precisam de comida, de um cobertor, entre tantas outras coisas mais importantes do que um produto que é desnecessário.
    Rodrigo Arakaki - 8º F

    ResponderExcluir
  35. Olá blogueiro, eu sou um estudante e tenho um trabalho muito serio a fazer, quero saber se posso utilizar uma de suas fotos apresentadas acima no meu trabalho sem direitos autorais

    ResponderExcluir
  36. leitura e interpretação de texto amorcega onde encontrar resposta

    ResponderExcluir

Comente aí!