13 abril, 2014

E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO EM SALA DE AULA SOBRE CONSUMO, CONSUMISMO E PUBLICIDADE...

Oi, queridos! Achei muito interessante esta matéria que já tinha postado neste blog, a qual saiu no jornal A Folha de S. Paulo em maio do ano passado. E o post da época foi assim:



Não é interessante que esse assunto tenha vindo à baila logo após termos tido uma discussão tão positiva nas nossas aulas? Vejamos o que diz a matéria, que vocês podem conferir pelo site http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1276490-coca-cola-se-compromete-a-nao-fazer-mais-propagandas-para-criancas.shtml:


"A Coca-Cola anunciou que não vai mais fazer propagandas direcionadas a crianças menores de 12 anos. A medida faz parte de um plano de combate à obesidade lançado pela empresa.
O comunicado, que vale em todos os países em que a companhia atua, foi divulgado na última quarta-feira (8), data em que a Coca-Cola Company completou 127 anos.
De acordo com sua nova política de marketing, a empresa não fará anúncios em veículos de comunicação voltados ao público infantil ou que tenham mais de 35% da audiência formada por menores de 12 anos.
Outra medida prevê que crianças abaixo dessa idade não aparecerão consumindo produtos em comerciais da marca sem a presença de um adulto.
A companhia também se comprometeu a somente usar em seus anúncios imagens de modelos fotográficos maiores de 12 anos.
Segundo o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, a marca não fará ações de marketing em escolas.
"Esperamos que essa mensagem seja um fator positivo na visão dos consumidores e que outras empresas também assumam publicamente compromissos similares", diz Simões.

OBESIDADE
O plano de combate à obesidade da Coca-Cola também prevê que os rótulos de seus produtos sejam reformulados para fornecer informações nutricionais e calóricas na frente da embalagem de cada bebida.
A empresa informou que projeta vender bebidas de baixa caloria ou sem em todos os mercados em que atua e incentivar consumidores a participarem de programas de saúde física. Atualmente, produtos da Coca-Cola estão presentes em mais de 200 países.
"A obesidade é o problema de saúde mais desafiador, que afeta praticamente todas as famílias e populações", afirma Muhtar Kent, diretor e CEO da Coca-Cola Company, em nota.
O refrigerante Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em mais de US$ 77 bilhões, segundo o relatório da Interbrands. Além da bebida que é seu carro-chefe, a Coca-Cola Company conta com mais de 500 marcas em seu portfólio."

55 comentários:

  1. achei muito interessante o texto da coca-cola.
    Julia Barreto 8 ano D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por que, Julia? Qual é a sua opinião sobre a discussão feita? Concorda com o compromisso assumido por ela? E por qual motivo ela teve essa iniciativa? Beijos! ;)

      Excluir
    2. eu achei bem interessante esta iniciativa da Coca-Cola, porem acho que mudar o público alvo não ira contribuir muito para a diminuição da obesidade infantil,porque além disso existe vários outros fatores.

      Excluir
    3. JUlia Da Silva Barreto 8 ano D

      Excluir
  2. Achei muito interessante o texto, pois há muitos adolescentes obesos também, e afinal nao é só as crianças que consomem o produto. Olga 8 ano c

    ResponderExcluir
  3. Bela iniciativa da coca-cola! Assim, outras empresas vão tomar o exemplo dela e a obesidade infantil diminuirá bastante! (a mcdonald´s devia fazer isto também)

    ResponderExcluir
  4. EU 8 ano C
    foi bom a coca cola fazer isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agra, gostaria de saber - de forma mais desenvolvida e embasada - o que realmente foi bom... ;)

      Excluir
  5. O comentário a seguir é da aluna MARIA VILAR, do 8º ano D:

    "A coca cola está errada... não é mudando o seu público direcionado no comercial que vai diminuir a obesidade isso é um absurdo , pois mesmo nao indo para uma criança a influência dos pais ou amigos que tomam , e isso n vai mudar com que ela pare de tomar , ou comer besteira , o certo é a coca mudar seus ingredientes por alguns mais saudáveis , e que faça propaganda deles mostrando que n adianta o produto ser bom se n é saudável e n adianta mudar o público para n ajudar "uma causa " importante essa a minha opinião !

    ResponderExcluir
  6. Sobre esta postagem sobre a coca-cola, acredito que o melhor não devia ser nao fazer propagandas para crianças menores de 12 anos, porque assim ela estará perdendo um grande público e assim terá um grande declínio nas vendas da bebida, já que hoje em dia, os adolescentes estão tendo cada vez mais contato com os refrigerantes. O certo seria reformular a receita, mudar os ingredientes e assim poder ter contato com as crianças e adolescentes para enfim acabar com a obesidade no Brasil e em tantos outros países do mundo. Nathália Machado - 8º D

    ResponderExcluir
  7. Vinicius 8º D

    Não é mudando rótulos que vão evitar a obesidade, mas sim tentar reduzir o uso de determinada substância na bebida, isso deixará a bebida menos prejudicial e diminuiria o valor de calorias

    ResponderExcluir
  8. Maira, gostei da iniciativa da Coca-Cola de combater a obesidade infantil. Mas acho que somente mudando os comerciais não adianta, deveriam fazer uma campanha que estenda também aos adultos e que envolva outros fatores além do refrigerante.
    gostei também da trilha sonora do blog.
    Marina, 8 C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das músicas, Marina! Mas irá mudar a seleção neste bimestre, já que tem sempre a ver com o tema do bimestre, da mesma forma que os vídeos...
      Você tem razão quando elogia a iniciativa da Coca-Cola, entretanto é isso mesmo: não dá só para mexer nos comerciais - a própria comida, a refeição em si é uma proposta à obesidade... Beijos! ;)

      Excluir
  9. Rafael Natario - 8° F

    A Coca-Cola pensou que ao retirar os anúncios, as crianças diminuiriam o consumo de Coca, porém isso não é eficaz, pois, as crianças já conhecem a Coca-Cola, e também, o produto ficará exposto do mesmo jeito nos super-mercados.Para combater a obesidade, seriam necessárias campanhas contra o consumo de Coca, a conscientização dos pais e a exposição das consequências do seu consumo excessivo.Na minha opinião, acho que a Coca realmente não iria expor as consequências, pois diminuiria as vendas, mas é necessário se eles querem combater a obesidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Rafael!!! Inclusive existem vários processos, julgamentos já foram feitos por causa da má influência, das consequências drásticas na saúde não só de crianças, como também de adolescentes e adultos. Você pode conferir isso pelo documentário chamado "Super Size Me, a dieta do palhaço". Perfeito documentário!!! Documentário que pode ajudar muitas pessoas a repensarem seus atos! ;)

      Excluir
    2. Link do documentário citado:

      http://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU&hd=1

      Excluir
  10. Eu concordo com a Coca-Cola na parte que diz que vai começar a produzir produtos de baixa caloria, pois as pessoas que estão fazendo dieta não precisão deixar de tomar a Coca. Mas também discordo na parte que diz que não vai mais colocar crianças para fazer propagandas dessa marca, pois não vai ser desse jeito que as crianças vão deixar de consumi-la

    ResponderExcluir
  11. Camila 8b

    Eu acho que a coca-cola, fazendo ou nao propagandas, as crianças abaixo de 12 anos vão continuar tomando, pois são influenciadas pelos familiares, que assistem propagandas em outros canais com um publico mais adulto.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião a coca-cola teve uma ótima iniciativa, assim como outras marcas populares no mundo todo de doces, refrigerantes e lanchonetes deveriam ter essa iniciativa. Porém a outra face dessa noticia é que, não irá afetar e de certa forma mudar tanta coisa, afinal, o mundo já está todo globalizado. E, outro fato interessante da noticia é que a coca-cola como outras diversas marcas estão oferecendo seus produtos de forma "mais saudável', uma ótima iniciativa para o combate da obesidade, porém, na minha opinião não é o suficiente
    Nathalia Melo - 8 ano E

    ResponderExcluir
  13. Achei muito boa essa iniciativa de uma empresa tão GRANDE para o combate a obesidade(sem contar que ela é uma ótima contribuinte nesse assunto). Não é só o controle à obesidade, mas também uma maneira de preservar a imagem infantil com um peso ideal.

    ResponderExcluir
  14. Thallya 8 C Eu acho que essa foi uma bela iniciativa da Coca-Cola mas na minha opinião algumas das crianças e dos jovens ainda vão continuar tomando por causa da influência da família e para esse ato se tornar maior o governo deveria ajudar e fazer campanhas com a família toda e não apenas com o público juvenil. Para evitar a obesidade no mundo não é só a Coca-Cola que deve mudar mas sim todas as empresas para ajudar em um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  15. Jú Nunes 8 ano C
    Aprovo essa iniciativa da Coca-cola pois apesar do consumismo dos familiares e amigos no dia a dia as crianças não terão tanta influencia da mídia.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei da iniciativa coca-cola de querer acabar com a obesidade infantil, mas não é apenas retirando as crianças das propagandas que iram acabar com a obesidade, pois elas vão continuar sabendo da existência, pelas propagandas. O que eles deveriam realmente fazer era conscientizar a população, os pais para que botem na cabeça dos filhos que devem saber quando e como beber coca-cola e também conscientizar as própias crianças para que elas propio saibam o essencial a beber. - Fernanda Kelly 8 F

    ResponderExcluir
  17. Gaby widmer oitavo c:
    achei muito interessante a coca-cola tomar esta iniciativa,mas acho que n ira dar muito certo,pois a maioria das crianças abaixo de 12 anos vão continuar consumindo o produto pois elas irão ver outras pessoas consumindo o produto e automaticamente irão querer consumir também,serão influenciadas por amigos de escola,parentes e ate mesmo pessoas que elas n convivem mas que elas vêm as pessoas consumindo o produto então acho que essa iniciativa da coca n ira ajudar muito mas mesmo assim gostei e achei interessante.

    ResponderExcluir
  18. Apoio a iniciativa da Coca-Cola, pois a obesidade é um problema sério e frequente. Além disso, eles estão assumindo o erro que cometeram e corrigindo-o. A Coca-Cola é uma empresa influente, então acredito que outras empress tomarão as mesmas provisões e espero que isso aconteça.
    Carolina Herrmann 8º ano C

    ResponderExcluir
  19. A iniciativa da coca cola foi ótima para previnir a obesidade, pois é um problema muito serio, geralmente iniciadas na fase de 12 anos para baixo. Apoio o que a coca cola fez, está de parabéns!
    Eraldo 8°B

    ResponderExcluir
  20. Pedro Ivo,8°C.

    Como muitos falaram antes de mim,não basta apenas parar de fazer propagandas que influenciam o comsumo da bebida para menores de 12 anos,mas como tambem mudar a formula,as crianças que ingerem refrigerantes não vão parar de ingerir por apenas não ver nas mídias digitais,mas também como influência na família e amigos.

    ResponderExcluir
  21. Achei legal...pois a coca-cola parando de fazer propagandas, vai diminuir o número de pessoas que tomam, e consequentemente diminuir a obesidade...

    Victor Mattos - 8 ano B

    ResponderExcluir
  22. Stefane Góes 8°B
    Achei muito boa a iniciativa, mas eu acho que não vai adiantar muita coisa, as crianças já provaram, já sabem como é o gosto e também são influenciados pela família e por outros, para melhorar, as pessoas poderiam fazer uma campanha educativa, para mostrar aos outros como a coca faz mal,assim como fizeram com o cigarro .

    ResponderExcluir
  23. Pedro henrique 8 b
    Acho que a coca-cola poderia fazer mais. A ideia do comercial foi uma otima ideia de conscientizar as pessoas sobre a obesidade, mas acho que é mais jogada de marketing para dizer que a empresa se preocupa com a saúde, porque se eles realmente estivessem preocupados mudariam alguns igredientes de seu produto

    ResponderExcluir
  24. Achei super legal e interresante essa ideia da Coca-Cola porque alem de combater a obesidade faz com que as criancas se "conscientizem" em nao beber refrigerante porque prejudica a saúde. Muito boa ideia.Adorei.

    Carolina Arecippo 8 F

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante a forma como as marcas são capazes de manipular-nos, entretanto não acho que parar de fazer comerciais irá fazer grandes mudanças (afinal muitas pessoas já consomem o produto e essas por sua vez tendem a “contaminar” outras pessoas ), além de que para acontecer algo realmente significativo teriam que mudar a fórmula, e eu acho difícil que a coca-cola (como uma empresa capitalista) tome uma decisão que posso prejudicá-la.

    Voney Mendes - 8ºc

    ResponderExcluir
  26. Concordo com a decisão da Coca, só acho que não vai funcionar, pois existem adultos que vão tomar a bebida e vão acabar influenciando as crianças
    Mariana 8b

    ResponderExcluir
  27. Kelly C. 8°B
    Legal... mas acho que não vai adiantar muito....Pois os pais de hoje em dia (alguns) não estão incentivando seus filhos a fazem o que é certo, podem até fazer isso, só que tem a influência dos amigos.... Mas, afinal de tudo parabenizo a Coca-Cola...

    ResponderExcluir
  28. Fabiano 8º B
    Achei muito legal a iniciativa da Coca-Cola, pois a luta contra a obesidade pode ser dificil mas se nós continuarmos tentando iremos conseguir vencer.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Davi 8ano E

    A coca-cola devia se lembrar que não existe apenas crianças obesas , mas não acho que seja suficiente para acabar com a obesidade na fase infantil .

    ResponderExcluir
  32. A Coca-Cola achava que se não fizesse mais propagandas de crianças o número de obesidade de meninos menores de 12 anos iria diminuir mais isso não vai acontecer, porque as crianças já conhecem a Coca-Cola e o consumo não vai diminuir.Na minha opinião a Coca-Cola deveria parar por um tempo de vender o refrigerante para ver se as crianças melhoram as saúdes delas.

    ResponderExcluir
  33. Nathália Correia 8 ano "F"

    interessante a questão da coca-cola em se preocupar com a saúde das crianças obesas, porém, não será tão eficiente quanto imaginam porque o refrigerante é mundialmente conhecido, etá incluso na rotina de várias pessoas e a maioria das crianças já o conhecem.O problema deve ser evitado com a conscientização das crianças a partir da exposição das suas consequências a saúde, caso tenham o consumo exagerado

    ResponderExcluir
  34. Maira, achei bastante interessante o texto.Em minha opinião, a empresa deveria ter feito isso há muitos anos, mas esse incentivo já é muito para a população de hoje em dia.Cada vez mais as crianças estão ficando acima do peso, na maioria das vezes por falta de atividades físicas e também por causa da má alimentação.Até que enfim a coca-cola se conscientizou sobre a obesidade infantil.
    Anna Klaudia 8º D

    ResponderExcluir
  35. O fato da coca cola ter retirado de suas propagandas e não direcionar mais seu marketing a crianças de menos de doze anos foi algo positivo, porém muitas outras empresas ainda fazem esse tipo de propaganda em que as crianças são seus alvos, apesar da pouca idade tem grande poder de consumo por conta de seus pais que dificilmente os negam algo que elas queiram e apenas uma empresa fazer sua parte não ajudara o quanto é necessário para acabar ou pelo menos haver uma grande queda nos índices de obesidade ou qualquer outra coisa influenciada por essas empresas, que devem se unir ao pensar no que suas propagandas causam de negativo as nossas crianças que são o futuro de nosso planeta. Ana Sofia 8³ "F"

    ResponderExcluir
  36. O texto relata que a coca - cola resolveu evitar propagandas capazes à contribuir com a obesidade. Eles disseram que não farão mais propagandas direcionadas ou apresentadas por crianças de 12 anos, apenas se estivem acompanhadas a um adulto. Além disso, eles falaram que a partir de agora haverá bem na frente da embalagem informando as calorias e dando dados nutricionais em cada bebida. Achei uma ótima iniciativa da coca – cola pelo menos ela reconhece o que a obesidade pode fazer com nosso corpo!
    Marina Cavalcante 8º ano D

    ResponderExcluir
  37. Airton Cardoso 8 ano "C"

    Eu achei interessante o que a coca-cola fez diante desta situação de obesidade e na questão de que as crianças menores de 12 anos não podem fazer propagandas comerciais e de automóveis, só acompanhados com adultos. As crianças obesas terá grandes consequências com a saúde dependendo do que se alimenta e como consumir esses alimentos, então a empresa coca-cola diminuiu a quantidade de açúcar evitando o aumento do colesterol e diabete, um exemplo é a coca-cola que produziu um refrigerante chamado coca-cola zero preocupada com a saúde das pessoas.

    ResponderExcluir
  38. Lara 8c
    Gostei da iniciativa da Coca-Cola de combater a obesidade infantil . Mas acho que mudando os comercias as propagandas não faça com que diminua a obesidade infantil , pois não e so as crianças e adolescentes que consumem o produto !.

    ResponderExcluir
  39. Luiz eduardo 8º 'c'

    Eu acho que a iniciativa da coca cola foi boa mas mesmo assim a marca ja e mundialmente conhecida , entao seria como nada pois há tamben a influencia dos jovens e adultos de hoje em dia , e isso forma uma piramide , onde os mais novos veêm os mais velhos bebendo e isso fica normal para elas , e como dizem a coca cola e uma bebida viciante entao nao adianta voce fazer uma campanha anti obesidade , e voce fazer uma bebida em que todos querem tomar mais e mais,( logico que nem todas as pessoas se viciam , mas a maioria tende a isso) .

    ResponderExcluir
  40. Não vai adianta muito coisa ja que de geração em geração a COCA-COLA vai continuar em ALTA
    OBS: Lucas Vinicius 8 ANO F

    ResponderExcluir
  41. Infelizmente só pude comentar agora, mas acho que com a mudança do publico alvo dos comerciais não será muito eficaz para diminuir o consumo de coca-cola nas crianças, pois elas já conhecem o produto, e também teriam de influência os adultos, sendo assim acho que as pessoas que consomem esse tipo de produto deveriam está ciente dos males e consequências que ele trás, como por exemplo, aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio, magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A, contribuindo com várias doenças como osteoporose, diabetes, obesidade, entre várias outras, lógico que a Coca-Cola não vai informar os males que trás, pois irá diminuir suas vendas, mas no geral acho que qualquer tentativa é válida.
    Rodrigo Arakaki - 8º ano F

    ResponderExcluir
  42. Rodrigo Montenegro 8º E:
    Na minha opinião a iniciativa Coca-Cola foi boa mais não vai adiantar de nada pois ela e conhecida por todos e não vai fazer efeito nem um, muitas gentes bebem coca todos os dias e se ela toma regulamente ela pode contrair algumas doenças que podem fazer mau a ela ou até mesmo pode mata-la ,mais existem pessoas que sabem como isso faz mau elas param de bebe-las. ;D

    ResponderExcluir

Comente aí!