Alunos, que bom que nossas discussões sobre o tema do bimestre têm cada vez mais se ampliado! Posso perceber isso por causa do nível de perguntas que têm aparecido... Pois bem, hoje pudemos iniciar um documentário bastante conhecido que, embora já tenha alguns anos, traz dados que ainda são bastante atuais, especialmente no que diz respeito às pesquisas feitas com as crianças e aos resultados obtidos. A discussão feita aqui e agora é:
"Deve-se controlar a publicidade?
(Observe este link, que traz uma matéria discutindo o projeto de lei que pretende regulamentar a publicidade infantil)
Até que ponto ela pode influenciar seu público-alvo, especialmente as crianças?"
Com base no texto acima, a publicidade é autorregulamentada, e são citados alguns países europeus que proibiram a veiculação de "publicidade destinada a crianças até 12 anos".
Na sua opinião, devem-se mesmo proibir aquelas que falam sobre bebidas e remédios? E
quanto àquelas destinadas às crianças? Devem-se proibi-las também, uma
vez que a exposição das crianças aos produtos é realizada de forma
exagerada, e os publicitários sabem que os pequenos definem entre 70 a 80%
das compras de casa? Comente sobre isso, logo após conferir o documentário abaixo sugerido e o que é dito aqui, em uma matéria da revista Crescer, maravilhosa, por sinal!
Para se embasar melhor sobre o assunto, assista ao documentário iniciado e proposto em sala: "Criança, a alma do negócio", no site https://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8, porque este vídeo, sim, dispensa palavras!