24 julho, 2016

AULA DE CAMPO AO LUÍZA DE MARILLAC: "MÃOS QUE AMPARAM A VELHICE"


Nesta semana, nos dias 26 e 29 de julho, temos marcada a nossa aula de campo (mais do que esperada) por aqueles que desfrutam do prazer de estender a mão a quem tanto precisa de atenção e carinho: os nossos idosos. Observe logo abaixo o que será requerido de informação para a produção do relatório pós-visita. Beijos a todos!

ROTEIRO DE RELATÓRIO DA VISITA AO ABRIGO LUÍZA DE MARILLAC


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  1. MATERIAL A SER USADO PARA PRODUZIR O RELATÓRIO: FOLHA DE OFÍCIO (se possível, com a inserção de uma foto da qual tenha mais gostado;
  2. DADOS DO LOCAL (localização, tempo de existência, capacidade, funcionários, serviços oferecidos, dependências do local, formas de ajuda e fonte de dinheiro para o pagamento das despesas etc); 
  3. DADOS SOBRE AS IDOSAS (nº de idosas atualmente, tempo em média de sua permanência, histórias de vida que mais chamaram a atenção, sentimento que você teve ao vê-las e falar com elas etc.).
  4. BREVE DESCRIÇÃO DA AULA DE CAMPO (da saída do colégio à volta - não mais que dois parágrafos!);
  5. OBJETIVOS DO PROJETO E DO ASILO (e se eles foram alcançados).
ATENÇÃO!
  • Não fazer o relatório em folha de caderno;
  • Escrevê-lo em forma de TEXTO (com paragrafação e todos os outros elementos de uma redação);
  • Inserir uma foto ao final (se possível for);
  • Se julgar necessário, pesquisar na internet (ou clicando neste link) como fazer um relatório;
  • Tudo deve ser escrito ou digitado em apenas 1 folha, identificada pelo nome e pela turma.

20 julho, 2016

O ESTATUTO DO IDOSO E SEUS DIREITOS ASSEGURADOS POR LEI

Boa tarde, queridos! Saiba mais sobre o direito do idoso e o estatuto que o ampara:


Em 2003, depois de pelo menos sete anos de tramitação no Congresso Nacional, o Estatuto do Idoso foi finalmente aprovado. No mês seguinte, em outubro do mesmo ano, o Estatuto foi sancionado pelo Presidente da República da época, garantindo maior abrangência dos direitos dos cidadãos com idade superior a 60 anos. Muitos daqueles que são classificados como indivíduos componentes da Terceira Idade estão enquadrados dentro desse código de leis que prevê o respeito, os direitos e os deveres do idoso. No entanto, uma grande parcela da sociedade – até mesmo entre aqueles a quem o Estatuto assiste – não tem conhecimento prático desses direitos e deveres. Talvez por falta de costume de conhecer os próprios direitos, ou pela cultura de conhecimento distante que é conservada no nosso país, torna-se comum não conhecer as leis que regem a nação, bem como os direitos dos cidadãos, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
O Estatuto do Idoso prevê em suas diretrizes as seguintes leis de proteção à terceira idade e o direito do idoso:
  • NA SAÚDE - O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses. Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade. O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.
  • PARA TRANSPORTES COLETIVOS - Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido. Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível. Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.
  • CASOS DE VIOLÊNCIA E ABANDONO - Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa. Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão. Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
  • ENTIDADES DE ATENDIMENTO AO IDOSO - O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso. A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.
  • LAZER, CULTURA E ESPORTE - Geralmente, todo idoso tem direito a 100% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.
  • TRABALHO NA TERCEIRA IDADE - É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer. O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.
  • HABITAÇÃO - É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.


PROJETO "VALORIZAÇÃO DO IDOSO" E A MÚSICA "PACIÊNCIA", DE LENINE: UMA RELAÇÃO DIRETA

Queridos alunos,

Falamos sobre o início do projeto interdisciplinar, cujo foco maior é o idoso e suas necessidades maiores, a partir da pena da lei e das relações interpessoais. Como haverá a visitação ao asilo Luisa de Marillac, esse contato com realidades tão duras, com pessoas tão sofridas, nos ajudará a pensar um pouco mais naqueles com os quais devemos ter "UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA", como afirma a canção de Lenine. 

Discutimos em sala sobre a poesia da música e a relação existente entre ela e o clipe feito por diretores suecos (The Mirror), por meio do qual pode-se perceber que as fases da vida, bem como seus principais eventos, vão passando na frente do espelho. Aqui vão os links, para o caso de revisarem ou degustarem essas maravilhosas reflexões. Um beijo a todos!

VÍDEO 1: PACIÊNCIA (LENINE)




VÍDEO 2: THE MIRROR


PROJETO "VALORIZAÇÃO DO IDOSO" E A MÚSICA "PACIÊNCIA", DE LENINE: UMA RELAÇÃO DIRETA

Queridos alunos,

Falamos sobre o início do projeto interdisciplinar, cujo foco maior é o idoso e suas necessidades maiores, a partir da pena da lei e das relações interpessoais. Como haverá a visitação ao asilo Luisa de Marillac, esse contato com realidades tão duras, com pessoas tão sofridas, nos ajudará a pensar um pouco mais naqueles com os quais devemos ter "UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA", como afirma a canção de Lenine. 

Discutimos em sala sobre a poesia da música e a relação existente entre ela e o clipe feito por diretores suecos (The Mirror), por meio do qual pode-se perceber que as fases da vida, bem como seus principais eventos, vão passando na frente do espelho. Aqui vão os links, para o caso de revisarem ou degustarem essas maravilhosas reflexões. Um beijo a todos!

VÍDEO 1: PACIÊNCIA (LENINE)




VÍDEO 2: THE MIRROR


BEM-VINDOS DE VOLTA!!!

Olá a todos!!!
Como já falamos em sala, este semestre muito espera de nós, mesmo em tão pouco tempo que temos... DICA, Soletra, Projeto Valorização do Idoso, Acampamento, Visita ao asilo Luisa de Marillac, Campeonato de Leitura, nosso Evento Cultural e muito mais é o que espera pela gente... Espero que você faça desses próximos meses momentos imperdíveis!!! Bom retorno! :)


16 junho, 2016

QUEM QUER PRATICAR VOZES VERBAIS? SUGESTÕES DE QUIZZ

Turmas que amo, 
Os links abaixo são duas sugestões de QUIZZ para que consiga praticar com êxito sobre VOZES VERBAIS, bem como sua TRANSFORMAÇÃO. O legal nisso tudo é que você tem tanto as questões quanto a possibilidade das respostas. Beijos e ótimos estudos! :)
http://www.linguacomtexto.com/download/vozes_verbais.htm 
http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=vozes-verbais

14 junho, 2016

REVENDO O COMPLEMENTO NOMINAL E O DISTINGUINDO DO COMPLEMENTO VERBAL (OBJETO INDIRETO)

Oláááá! Logo abaixo você poderá conferir uma excelente atividade que preparei especialmente para você, para que não restem dúvidas sobre a diferença entre os complementos verbais e o nominal. Não deixe de fazer todas as questões - elas vão ajudá-lo(a) e muito!
Beijos e uma excelente avaliação do que estudamos em todo este 1º bimestre!´

Eeeeee, só para relembrar, veja mais uma vez o slide que ajuda a distinguir o Complemento Nominal do Objeto Indireto:


PRATICANDO O COMPLEMENTO NOMINAL

O texto 1 é uma charge (pois foi produzida após uma declaração do Unicef  sobre os direitos da criança), e está relacionada ao texto 2; este, por sua vez, é uma tradução da Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1959. Leia-os, observando sua construção e depois responda às questões. 

TEXTO 1

TEXTO 2
Os Direitos da Criança

Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Toda criança tem direito a um nome, a uma nacionalidade.
Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica para si e para a mãe.
Toda criança tem direito a ser socorrida em primeiro lugar.
Toda criança física ou mentalmente deficiente tem direito à educação e a cuidados especiais.
Toda criança tem direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
Toda criança tem direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.

1. Na oração “Toda criança tem direito à igualdade”:

a) Qual é a predicação do verbo "ter"?
b) Qual é a função sintática do termo "direito"?
c) A expressão "à igualdade" completa o sentido de "tem" ou de "direito"? Por quê?
d) Conclua: Qual é a função sintática do termo "à igualdade"?

2. O complemento nominal pode representar o alvo para o qual tende um movimento, um sentimento ou uma disposição expressa por um substantivo. Observe os vários empregos do termo DIREITO no texto. A criança tem direito a alguma coisa. Circule a palavra que, em cada parágrafo, resume o direito ao qual se está fazendo referência. Você, assim, circulará o complemento nominal.

3. O redator do texto sobre os direitos da criança poderia ter evitado, mas preferiu repetir a expressão “Toda criança tem direito a”. Que efeito de sentido a repetição causa no texto?

4. Que tal tornar esse estudo sobre Complemento Nominal um pouco mais descontraído?


a) Redija um pequeno estatuto dos “Direitos do(a) filho(a)”. Para isso, complete a frase abaixo com cinco complementos nominais. (Atenção ao uso indicador da crase!)

TODO(A) FILHO(A) TEM DIREITO A…

b) Colocando-se no papel de seus pais, faça o mesmo: complete a frase abaixo com cinco complementos nominais, compondo os “Direitos dos pais”. (Atenção ao uso indicador da crase!)

TODO PAI E TODA MÃE TÊM DIREITO A…

5. Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que eles não possuem sentido por si só, necessitando, portanto, de um complemento – objeto direto ou indireto – . O mesmo também acontece aos nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios), pois às vezes necessitam de um complemento. Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas, classificando o termo destacado:

a) Precisamos de sua ajuda na pesquisa.

b) O professor fez as recomendações aos alunos.

c) Para que haja progresso, não é necessária a extinção dos recursos naturais.

d) A plateia aplaudiu o artista famoso.

e) As encomendas foram entregues aos moradores.

f) A luta contra a corrupção é obrigação de todos

g) Peguei o livro e o entreguei ao professor.

h) Sempre tive receio de roubos e assaltos.


12 junho, 2016

A TAL DA PALAVRA "SE"...


Olá, queridos!
Conforme prometido, segue a distinção entre os muitos casos do SE em uma frase: como estava acessando o site da Folha Online, percebi que lá havia algumas informações bem interessantes para vocês, que acabaram de estudar 3 dos muitos usos da palavra SE. Confira logo mais a seguir também um vídeo bem legal para tirar suas dúvidas. :)


O pronome "se" pode ter várias funções diferentes da oração. Vejamos algumas: 
01) ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO:

O pronome SE será índice de indeterminação do sujeito, quando acompanhar verbo transitivo indireto com objeto indireto, verbo de ligação com predicativo do sujeito ou verbo intransitivo sem sujeito claro. Os verbos devem ficar na terceira pessoa do singular. 
 VERBO (VI, VTI, VL) – SE  + termo restante 
Ex.: Precisa-se de rapazes para esta função. O verbo "precisar" é transitivo indireto (quem precisa, precisa de algo) com objeto indireto (rapazes). 
Aqui se é feliz. O verbo "ser" é verbo de ligação com predicativo do sujeito (feliz). 
Morre-se de amores. O verbo "morrer" é intransitivo (quem morre, morre) sem sujeito claro.
02) PARTÍCULA APASSIVADORA
O pronome SE será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. 
Ex.: Alugam-se barcos. O verbo "alugar" é transitivo direto (quem aluga, aluga algo); o elemento paciente não é iniciado por preposição, funcionando como sujeito; por isso o verbo deve ficar no plural. Essa frase se equivale a “Barcos são alugados”.
 VERBO (VTD) – SE  + Sujeito Paciente 
03) PRONOME REFLEXIVO:

O pronome SE será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto. Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos. 
Ex.: Carlos machucou-se, ao pular o muro. O pronome "se", neste caso, é reflexivo, complementando verbo transitivo direto. 
Carlos e Fabiane amam-se. O pronome "se", neste caso, é reflexivo recíproco, complementando verbo transitivo direto. 
Nós nos respeitamos. O pronome "nos" é reflexivo recíproco, complementando verbo transitivo direto.
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FONTE: Folha Online

Agora vão como uma sugestão de vídeos simplesmente IN-CRÍ-VEIS para estudo complementar os que se seguem. Tenho certeza de que vocês irão amar! 
ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO OU PARTÍCULA APASSIVADORA? 

05 junho, 2016

EDUCAÇÃO NA TELA: "O CAÇADOR DE PIPAS"

Oi, oi, oi, pessoal!
Nesta segunda, 06/06/16, temos encontro marcado para assistirmos juntos ao filme "O caçador de pipas" - obra sobre a qual discutimos profundamente - e tenho certeza de que será um momento maravilhoso!!! 
Para uma discussão que se estenderá do auditório à nossa sala de aula na terça-feira, seguem algumas questões motivadoras. Use seu caderno para fazer seus registros:
O CAÇADOR DE PIPAS
  1. Existe alguma simbologia em torno da figura da pipa? Conotação positiva ou negativa? Símbolo de liberdade ou de prisão? 
  2. O autor trata só dos problemas pessoais das personagens? 
  3. Que informações se podem colher sobre a cultura do Oriente Médio? 
  4. Por qual país o Afeganistão foi invadido? Que influência esse fato trouxe para os afegãos? 
  5. Que diferenças há entre Amir e Hassan? Tais diferenças favorecem ou desfavorecem a narrativa? 
  6. Quais são os indicativos de que Amir é “superior” a Hassan? 
  7.  O que significa o status social “Hazara”? E “Pashtun”? 
  8. De que forma Sohrab pode ser visto como um raio de esperança para Amir? 
  9. Qual a razão de Hassan ter esse amor incondicional, na sua opinião? 
  10. Pode-se afirmar que o autor quis conscientizar todas as pessoas por meio dessa obra? Se sim, que tipo de conscientização é feita?

29 maio, 2016

TRANSFORMAÇÃO DE VOZES VERBAIS

Olá, gente! 
Vamos iniciar nossa habilidade em transformar uma voz verbal em outra a partir de exemplos da VOZ ATIVA para a VOZ PASSIVA ANALÍTICA. Preparados? Então vamos lá? (para uma melhor visualização, clique na imagem)

ATIVIDADE

TRANSFORME AS FRASES ABAIXO (QUE ESTÃO NA VOZ ATIVA) PARA A PASSIVA ANALÍTICA:


Seguem agora algumas observações / dicas / informações para não restarem dúvidas sobre esse tipo de transformação (ATIVA para PASSIVA ANALÍTICA):

  • Só se podem transformar frases cujo verbo seja VTD (verbo transitivo direto); 
  •  Só ocorrerá verdadeiramente a transformação de uma voz verbal em outra quando ficar perceptível uma mudança na forma verbal; 
  •  Quando passamos da ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA, ocorre o seguinte processo: o sujeito agente (da ativa) passa a fazer parte do agente da passiva (acompanhado da preposição POR), enquanto que o objeto direto passa a ser o sujeito paciente (da passiva)
  •  Sabe-se que a construção verbal da PASSIVA ANALÍTICA é formada pelo verbo SER (auxiliar) + VERBO PRINCIPAL no PARTICÍPIO (terminação -ado/-ido nos verbos regulares); 
  • A transformação da forma verbal precisa ser feita com muita atenção. Inicialmente, observar em que tempo verbal está o verbo na voz ATIVA. Em seguida, passar o verbo SER para o mesmo tempo verbal do verbo na voz ATIVA. Para finalizar, o verbo principal deve estar no particípio, conforme podemos observar no esquema a seguir:


Para reforçar sua compreensão de como transformar da voz ATIVA para a P. ANALÍTICA, sugiro um ótimo e muito didático vídeo. Basta clicar neste link logo abaixo. Espero que goste! Caso ainda existam dúvidas a esse respeito, deixe aqui sua pergunta no espaço reservado para "comentários". Não se esqueça de se identificar!





VAMOS FICAR MAIS ÁGEIS NESSA HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE VOZES VERBAIS? DA ATIVA PARA A PASSIVA ANALÍTICA...

01. Os ladrões invadiram a cidade.
02. Os meninos admiravam o avião.
03. O homem feriu o ladrão.
04. A multidão tinha aclamado a rainha.
05. Eu o acompanharei.
06. O exército romano estava sitiando a outra cidade.
07. Praticam ações humanitárias.
08. O domador havia soltado o tigre.
09. Talvez o colégio aplique outra prova neste mês.
10. Quando  o colégio aplicar a outra prova, serão entregues as anteriores.