Oláááá! Logo abaixo você poderá conferir uma excelente atividade que preparei especialmente para você, para que não restem dúvidas sobre a diferença entre os complementos verbais e o nominal. Não deixe de fazer todas as questões - elas vão ajudá-lo(a) e muito!
Beijos e uma excelente avaliação do que estudamos em todo este 1º bimestre!´
Eeeeee, só para relembrar, veja mais uma vez o slide que ajuda a distinguir o Complemento Nominal do Objeto Indireto:
PRATICANDO O COMPLEMENTO NOMINAL
O texto 1 é uma charge (pois foi produzida após uma declaração do Unicef sobre os direitos da criança), e está relacionada ao texto 2; este, por sua vez, é uma tradução da Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1959. Leia-os, observando sua construção e depois responda às questões.
TEXTO 1
TEXTO 2
Os Direitos da Criança
Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Toda criança tem direito a um nome, a uma nacionalidade.
Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica para si e para a mãe.
Toda criança tem direito a ser socorrida em primeiro lugar.
Toda criança física ou mentalmente deficiente tem direito à educação e a cuidados especiais.
Toda criança tem direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
Toda criança tem direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
1. Na oração “Toda criança tem direito à igualdade”:
a) Qual é a predicação do verbo "ter"?
b) Qual é a função sintática do termo "direito"?
c) A expressão "à igualdade" completa o sentido de "tem" ou de "direito"? Por quê?
d) Conclua: Qual é a função sintática do termo "à igualdade"?
2. O complemento nominal pode representar o alvo para o qual tende um movimento, um sentimento ou uma disposição expressa por um substantivo. Observe os vários empregos do termo DIREITO no texto. A criança tem direito a alguma coisa. Circule a palavra que, em cada parágrafo, resume o direito ao qual se está fazendo referência. Você, assim, circulará o complemento nominal.
3. O redator do texto sobre os direitos da criança poderia ter evitado, mas preferiu repetir a expressão “Toda criança tem direito a”. Que efeito de sentido a repetição causa no texto?
4. Que tal tornar esse estudo sobre Complemento Nominal um pouco mais descontraído?
a) Redija um pequeno estatuto dos “Direitos do(a) filho(a)”. Para isso, complete a frase abaixo com cinco complementos nominais. (Atenção ao uso indicador da crase!)
TODO(A) FILHO(A) TEM DIREITO A…
b) Colocando-se no papel de seus pais, faça o mesmo: complete a frase abaixo com cinco complementos nominais, compondo os “Direitos dos pais”. (Atenção ao uso indicador da crase!)
TODO PAI E TODA MÃE TÊM DIREITO A…
5. Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que eles não possuem sentido por si só, necessitando, portanto, de um complemento – objeto direto ou indireto – . O mesmo também acontece aos nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios), pois às vezes necessitam de um complemento. Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas, classificando o termo destacado:
a) Precisamos de sua ajuda na pesquisa.
b) O professor fez as recomendações aos alunos.
c) Para que haja progresso, não é necessária a extinção dos recursos naturais.
d) A plateia aplaudiu o artista famoso.
e) As encomendas foram entregues aos moradores.
f) A luta contra a corrupção é obrigação de todos
g) Peguei o livro e o entreguei ao professor.
h) Sempre tive receio de roubos e assaltos.
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