12 junho, 2016

A TAL DA PALAVRA "SE"...


Olá, queridos!
Conforme prometido, segue a distinção entre os muitos casos do SE em uma frase: como estava acessando o site da Folha Online, percebi que lá havia algumas informações bem interessantes para vocês, que acabaram de estudar 3 dos muitos usos da palavra SE. Confira logo mais a seguir também um vídeo bem legal para tirar suas dúvidas. :)


O pronome "se" pode ter várias funções diferentes da oração. Vejamos algumas: 
01) ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO:

O pronome SE será índice de indeterminação do sujeito, quando acompanhar verbo transitivo indireto com objeto indireto, verbo de ligação com predicativo do sujeito ou verbo intransitivo sem sujeito claro. Os verbos devem ficar na terceira pessoa do singular. 
 VERBO (VI, VTI, VL) – SE  + termo restante 
Ex.: Precisa-se de rapazes para esta função. O verbo "precisar" é transitivo indireto (quem precisa, precisa de algo) com objeto indireto (rapazes). 
Aqui se é feliz. O verbo "ser" é verbo de ligação com predicativo do sujeito (feliz). 
Morre-se de amores. O verbo "morrer" é intransitivo (quem morre, morre) sem sujeito claro.
02) PARTÍCULA APASSIVADORA
O pronome SE será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. 
Ex.: Alugam-se barcos. O verbo "alugar" é transitivo direto (quem aluga, aluga algo); o elemento paciente não é iniciado por preposição, funcionando como sujeito; por isso o verbo deve ficar no plural. Essa frase se equivale a “Barcos são alugados”.
 VERBO (VTD) – SE  + Sujeito Paciente 
03) PRONOME REFLEXIVO:

O pronome SE será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto. Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos. 
Ex.: Carlos machucou-se, ao pular o muro. O pronome "se", neste caso, é reflexivo, complementando verbo transitivo direto. 
Carlos e Fabiane amam-se. O pronome "se", neste caso, é reflexivo recíproco, complementando verbo transitivo direto. 
Nós nos respeitamos. O pronome "nos" é reflexivo recíproco, complementando verbo transitivo direto.
--------------------------------------------------------
FONTE: Folha Online

Agora vão como uma sugestão de vídeos simplesmente IN-CRÍ-VEIS para estudo complementar os que se seguem. Tenho certeza de que vocês irão amar! 
ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO OU PARTÍCULA APASSIVADORA? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!