05 junho, 2016

EDUCAÇÃO NA TELA: "O CAÇADOR DE PIPAS"

Oi, oi, oi, pessoal!
Nesta segunda, 06/06/16, temos encontro marcado para assistirmos juntos ao filme "O caçador de pipas" - obra sobre a qual discutimos profundamente - e tenho certeza de que será um momento maravilhoso!!! 
Para uma discussão que se estenderá do auditório à nossa sala de aula na terça-feira, seguem algumas questões motivadoras. Use seu caderno para fazer seus registros:
O CAÇADOR DE PIPAS
  1. Existe alguma simbologia em torno da figura da pipa? Conotação positiva ou negativa? Símbolo de liberdade ou de prisão? 
  2. O autor trata só dos problemas pessoais das personagens? 
  3. Que informações se podem colher sobre a cultura do Oriente Médio? 
  4. Por qual país o Afeganistão foi invadido? Que influência esse fato trouxe para os afegãos? 
  5. Que diferenças há entre Amir e Hassan? Tais diferenças favorecem ou desfavorecem a narrativa? 
  6. Quais são os indicativos de que Amir é “superior” a Hassan? 
  7.  O que significa o status social “Hazara”? E “Pashtun”? 
  8. De que forma Sohrab pode ser visto como um raio de esperança para Amir? 
  9. Qual a razão de Hassan ter esse amor incondicional, na sua opinião? 
  10. Pode-se afirmar que o autor quis conscientizar todas as pessoas por meio dessa obra? Se sim, que tipo de conscientização é feita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!