05 fevereiro, 2016

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E A ARTE DE SABER FALAR, OUVIR E ENTENDER A MENSAGEM COM QUALIDADE

Olá, queridos alunos! A postagem de hoje está acontecendo às vésperas do carnaval, porque acabamos de estudar e discutir como se dá o PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 
Quando se fala em "comunicação", pretende-se, é claro, observar os elementos desse processo, mas também perceber os desafios que estão por trás desse evento - quão maravilhoso é estabelecer uma excelente comunicação, um excelente momento de relação interpessoal saudável! Isso acontece porque as informações transmitidas às vezes passam por "transformações" que geradas, ainda que de forma não intencional, pelo receptor ou mesmo pelo contexto. Observe os exemplos abaixo, os quais comprovam tal "transformação":
EXEMPLO 1:


EXEMPLO 2:


Como trabalhamos em sala, a comunicação acontece quando uma MENSAGEM é transmitida de um EMISSOR, a fim de que chegue a um RECEPTOR. Essa transmissão de informação é passada por um meio, um CANAL e se usa um CÓDIGO para passá-la. Seguem abaixo alguns esquemas que podem ajudá-lo a identificar os ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO, os vistos no módulo e outros afins:
ESQUEMA 1
ESQUEMA 2



ESQUEMA 3


 ESQUEMA 4

 ESQUEMA 5
Vale também lembrar que elementos como o OLHAR, as EXPRESSÕES FACIAIS, a POSTURA, a LINGUAGEM CORPORAL, os GESTOS feitos, entre outros fatores, acabam transmitindo informações implícitas à mensagem. Assista agora ao vídeo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, clicando NESTE LINK:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!