08 maio, 2013

INICIANDO MAIS UM PARADIDÁTICO: O PREÇO DO CONSUMO, de Ivan Jaff

"O preço do consumo" é um convite à reflexão sobre o relacionamento do jovem com o mundo e a convivência entre as pessoas. Certamente você, meu aluno, minha aluna, não será o(a) mesmo(a) depois que ler este livro, porque ele traz consigo tanto a narrativa, que é uma ficção envolvente, quanto textos informativos que farão de você uma pessoa mais conhecedora da realidade e, espero, mais consciente acerca do que deve ou não fazer como um cidadão / uma cidadã que de fato influencia positivamente o meio em que vive.



Um trecho da parte informativa do livro que me chamou bastante atenção, cujo assunto tem sido motivo de nossos debates em sala (inclusive, muito produtivos!), é o box seguinte. Para lê-lo, basta clicar na imagem:


O que achou do texto sobre propaganda? Devem-se mesmo proibir aquelas que falam sobre bebidas e remédios? E quanto àquelas destinadas às crianças? Devem-se proibi-las também, uma vez que a exposição das crianças aos produtos é realizada de forma exagerada, e os publicitários sabem que os pequenos definem cerca de 70% das compras de casa? Comente, logo após conferir o que é dito aqui, em uma matéria da revista Crescer, maravilhosa, por sinal! Quem quiser ir além, acesse http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8para assistir ao documentário completo "Criança, a alma do negócio", porque este, sim, dispensa palavras! 


Já a narrativa de "O preço do consumo" tem como protagonistas uma senhora e sua neta. Aqui vai um resumo da história das personagens:

Aos 74 anos, Laura tem orgulho de sua trajetória como atriz:nunca precisou abrir mão da dignidade para exercer sua arte. Mas sua situação financeira não está nada boa. Ainda por cima,Joana,a neta adolescente que mora com ela,não para de exigir novidades eletrônicas e acessórios de grife. Um contrato de merchandising pode ser a solução para todos os problemas porque terá a chance de comprar tudo o que sempre quis... Será que Laura vai encarar?

Confira, lendo este livro. Beijos!



Um comentário:

  1. Gostei muito professora do vídeo, ele conta como é a realidade das crianças de hoje em dia.
    Se tiver mais algum vídeo que você conheça, por favor coloque no blog eu envie para o meu e-mail por favor.

    Alexandre David

    ResponderExcluir

Comente aí!