29 maio, 2012

PESQUISA DE OPINIÃO - Consumismo

Turmas lindas, estamos de volta! Hoje, depois de mais uma conversa sobre o anúncio publicitário como gênero textual que visa estimular o interlocutor à compra de um produto ou à conscientização de uma ideia, deixei uma atividade que muito vai lhes acrescentar conhecimento.
A pesquisa de opinião é, como traz no Wikipédia,
(vulgarmente designado apenas por sondagem) um levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública. A PESQUISA DE OPINIÃO geralmente é feita para representar as opiniões de uma população, podendo utilizar dois métodos convencionais, a pesquisa QUANTITATIVA, que destaca como vantagens a possibilidade de investigação do problema em ambientes reais, baixo custo de aplicação e ser bem objetiva. Já a pesquisa QUALITATIVA é subjetiva, mais aprofundada, traz o 'porquê' das respostas e do pensamento do grupo entrevistado.
(texto alterado e adaptado por Maira Veras) As condições para que seu questionário seja considerado adequado para o que vamos fazer daqui pra frente são:
1) As perguntas da pesquisa de opinião deverão ser entregues na quinta-feira (para as turmas A e D), sexta-feira (para a turma B) e segunda-feira (para a turma C), no caderno.
2) Deverá ter no mínimo 10 perguntas, sendo a maioria das questões de análise própria da pesquisa QUANTITATIVA e algumas das pesquisa QUALITATIVA (veja a diferença acima, na citação da fonte Wikipédia)
3) As opções de resposta só podem ser em número de 2 ou 3, conforme imagem acima. Se quiser, pode solicitar ao entrevistado, apenas como complemento, o porquê de sua resposta, como é característico da pesquisa QUALITATIVA.
4)Em sala, depois de ver a natureza de suas perguntas, direciono como farão essa pesquisa e de quantos entrevistados deverão colher as informações.
5)Ao final, quando já tivermos todos os dados de que precisaremos, iremos à sala de informática para transformar essa coleta de dados em GRÁFICOS (em formato "pizza" ou "barras"), material com o qual já estão acostumados, por terem usado em Geografia dias atrás. Caso necessite, para ajudá-lo a como ter uma ideia do nível de perguntas, acesse uma matéria bem interessante da VEJA. E, só para descontrair, leia esta charge, cujos temas são: pesquisa de opinião e eleição. Uma ótima quarta-feira e até quinta, com a nossa Rádio!!! Beijos!

26 maio, 2012

A vez da turma D!

A turma D estava meio acanhada de dar seu depoimento e tirar foto, mas houve alguns "corajosos" leitores que vão nos sugerir outros livros, não citados antes...
HENRIQUE PRUDENTE (Livro: Um amigo no escuro) - "O livro é muito legal e interessante! Recomendo. Fala sobre uma garota qu, numa noite em que cai a energia, liga para uma pessoa que não conhece e vai conhecendo aos poucos, à medida que vai conversando com ela por telefone: sabe sobre seu nome, coisas pessoaism e se diverte muito com esse garoto. Assim, vai descobrindo como não ficar sozinha e até dicas de como agir com os meninos.". KARLA REGINA (Livro: A mulher do meu pai) - "Estou lendo esse livro porque os meus pais são separados e ele está com outra pessoa. Com esse livro eu me identifiquei." FÁBIO VINÍCIUS - "Provavelmente a maioria dos garotos vai gostar desse livro porque tem muita guerra, morte e assassinatos." UFA! CANSEI, PORQUE FORAM MUITAS DESCRIÇÕES, CADA UMA MELHOR QUE A OUTRA!!! Em breve, mais posts! Não perca! Beijinhos!!!

Turma C e suas sugestões de leitura

BEATRIZ PESSÔA (Livro: Harry Potter e a ordem da fênix) - "Recomendo este livro e toda a saga Harry Potter, porque são livros cheios de aventuras, desafios e ação. Essa saga nos mostra que não devemos julgar as pessoas antes de conhecê-las de verdade, nos mostra que a amizade verdadeira é para todos os momentos e que junto a ela, podemos superar todas as dificuldades. Mostra também que o amor é o melhor caminho e pode nos ajudar em diversas etapas da nossa vida. Mas não é só ser ajudado, é também ajudar. Outra questão muito importante que descobri na saga é que NUNCA devemos perder a fé nem a esperança, independentemente das perdas... devemos lutar até o fim e cada um terá o que merece!". ANDRÉ VICTOR (Livro: O enigma de Einstein) - "É um livro que desperta a curiosidade do leitor, porque tem coisas que podem nos ajudar a exercitar a mente." FELIPE VAZ (Livro: O pequeno príncipe) - "É um livro bom porque consegue fazer um equilíbrio entre a realidade e a ficção, criando histórias que envolvem o leitor e o fazem ler mais.". ISAAC CUNHA (Livro: Harry Potter e as relíquias da morte) - "Eu indico esse livro porque gosto de livros de ficção e que sustentem uma saga". ANA MICAELA (Livro: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban) - "Bom, eu recomendo essa leitura porque nos livros de Harry Potter há muita ação, com o 'bruxinho' Harry, que entra em Hogwarts. Ele faz novas amizades em 'A pedra filosofal', muito verdadeiras, que o acompanharão em todas as dificuldades, momentos felizes e tristes. Podemos perceber que a verdadeira amizade supera tudo." AHH, QUE COISA LINDA!!! Continuem crescendo, turma C! Beijos!

Sugestões de leitura pela turma B

A turma B estava concentradíssima na aula de leitura! E olha quanta gente linda nos ajudou com suas sugestões... Confira!
Começando por THALES VASCONCELOS (Livro: Jogos Vorazes) - "A América do Norte se envolveu em uma guerra, dando origem ao país chamado Panim. Esse país é dividido em 12 distritos , e cada um deles é responsável por uma riqueza do país , porém existe uma grande desigualdade social para que a capital receba de tudo. Para causar medo, a capital cria os jogos vorazes em que dois jovens de sexo diferente de cada distrito batalhem entre si e o sobrevivente tornará próspero o seu distrito." VITÓRIA ANDRADE (Livro: O diário de uma garota nada popular) - "Eu recomendo esse livro para todas as meninas, pois fala de assuntos interessantes para as adolescentes, é do nosso cotidiano. Eu, por exemplo, não consigo parar de ler!" BEATRIZ DAS GRAÇAS (Livro: Justin Bieber: uma biografia não autorizada) - "Este livro é para aqueles que têm um sonho que quer realizar, pois Justin viveu na base da pobreza e mesmo com todas as dificuldades, ele tentou superar e correu atrás dos seus sonhos". MARIANA CAVALCANTE (Livro: O código da Vinci) - "Este livro de Dan Brawn faz uso do raciocínio e mostra perseguições policiais e complexos caça-tesouros, envolvendo segredos de invenções e obras de arte famosas. Isso tudo faz a história real e excitante. Mas devo lembrar que é um livro de ficção e que contém cenas que não retratam de maneira boa a Igreja Católica, mostrando falsos costumes, e por todas estas mentiras, não é um livro que pode ser livro por qualquer pessoa". CLARA ELISA (Livro: TRILOGIA - CORAÇÃO DE TINTA) - "Eu recomendo, para pessoas que possuam a mente bem aberta, pois conta a história de um pai e sua filha que têm um dom (ambos têm): eles conseguem tornar as palavras de um livro realidade, apenas com o som de sua voz. No caminho até a juventude, Meggie quer saber o paradeiro de sua mãe. E quando seu pai diz, saem em sua busca, com ajudas muito especiais." LÍVIA CORCINO - "O livro fala sobre sobre mitologia grega e é uma continuação da série Percy Jackson e os olimpianos. Recomendo porque é uma leitura divertida e envolvente, além de nos ensinar muito sobre deuses, titãs e monstros". SHOW DE BOLA, pessoal! Parabéns pela descrição! Beijinhos!

A evolução está na educação, com certeza!

Começo com esta imagem maravilhosa! Ah, como de fato a educação transforma!!! Sou um exemplo disso, vocês sabem...
Vou começar a postar as sugestões de leitura por ordem. Então, vamos com a turma A!
Mas essta foto ficou linda, não foi? (Detalhe: Marília era que não queria aparecer mesmo! rs) Além de apresentarem suas sugestões, os alunos também justificaram suas escolhas: VINÍCIUS DA CUNHA (Livro: Planeta Corpo) - "Achei o livro interessante, porque ao mesmo tempo que você aprende, também interage... O menino da história entra em um corpo humano e conhece uma célula chamada Hema". EDUARDO CARRAZZZONI (Livro: 20 mil léguas submarinas) - "Três homens vão atrás do que eles pensam ser um monstro, mas pouco tempo depois eles percebem que na verdade é um submarino onde eles serão prisioneiros e acabam percorrendo os sete mares." REBEKA LUKIA (Livro: Sob a luz da lua) - "É um livro com uma leitura envolvente... ele faz você pensar e viajar, é moderno e recomendado para românticas inveteradas e para quem gosta de aventura". LETÍCIA VOSS (Livro: Fazendo meu filme) - "É um livro ótimo, pois mostra os problemas e os momentos de felicidade na vida de uma adolescente". LAYNE FERREIRA (Livro: A menina que não sabia ler) - "Eu recomendo esse livro, porque ele fala sobre uma menina que queria muito ler, mas seu tio não permitia isso por ela ser mulher. Só que ela vai escondida ler... O livro tem também um romancezinho... é um livro que dá vontade de ler!" MARÍLIA BARBOSA (Livro: Os Miseráveis) - "Esse livro é ótimo, porque fala de um homem que é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão, em um dia que os filhos de sua irmã estavam morrendo de fome. Vale a pena ler, estou gostando". Pois é, gente... maravilhoso, não? Nos próximos posts vou colocar as sugestões das outras turmas. Beijinhos!!!

AULA DE LEITURA, MUITO PRAZER!

Turmas lindas, estava pensando em como é incrível a ação da leitura: ela forma, informa, reforma, transforma, e tudo o mais! Parece mentira quando penso como eu era: Como é que uma professora de Português pode ter tido um histórico não muito positivo em relação à leitura? Como é que antes não suportava ler nem ao menos um livro infantil de 30 páginas, e hoje não consigo passar apenas algumas horas sem ler qualquer tipo de material? Ah, sim... Pode acreditar! Eu não suportava ler, mas hoje acho que sei por quê - não havia incentivo suficiente, não via exemplos em minha casa que me motivassem a fazer o mesmo, também tinha uma bagagem que não me ajudava muito a procurar me informar mais, enfim, tinha uma mente muito fechada, e minha visão de mundo ficou bastante comprometida... Mas as coisas podem mudar, não é? É maravilhoso isso!!! Tive que correr atrás do prejuízo... e CONSEGUI! Assim como Deus (guardadas as merecidas proporções), a leitura faz isso com a gente: trabalha bem quietinha, sem falar nada, sem nos pressionar, e nos transforma da forma mais singela, sem percebermos nada...
Numa de suas matérias, a Revista Nova Escola dedicou algumas páginas à importante discussão de que devemos fazer de tudo para ler por prazer, embora haja muitos tipos de leitura: a leitura informativa, leitura literária, leitura corretiva, e, entre tantas outras, a leitura recreativa ou por prazer. Clicando aqui, você pode ter acesso à matéria "Ler por prazer é o X da questão". E, assim, na nossa prática no 8º ano, geralmente às sextas-feiras, temos a aula de "LEITURA POR PRAZER", e esta possibilita a vocês, alunos, trazerem o livro de sua preferência, seja ele paradidático ou não. Ontem, 25/05, tivemos esse momento mágico iniciado costumeiramente com minha frase "Boa viagem, gente!", pois, como diz Rubem Alves,
"A leitura nos leva por mundos que nunca existiram nem existirão, por espaços longínquos que nunca visitaremos. É desse mundo diferente, estranho ao nosso, que passamos a ver o mundo em que vivemos de uma outra forma."
E, como tenho muitos alunos leitores, que têm o costume e sobretudo o gosto de ler, não poderia deixar de postar aqui suas sugestões de leitura. Aí vão as dicas, na próxima postagem... Comente aqui abaixo se você já tem esse hábito e gosto pela leitura (ou não e por quê). Também fique à vontade se quiser fazer uma sugestão de algum livro que esteja lendo ou já tenha lido, ok? Beijinhos a todos!

Estamos de volta com a RÁDIO CSU!!!

Pois é, pessoal! Depois da semana das provas mensais, nossa rádio está de volta e, com ela, novas ideias também! Na última quinta-feira, 24/05, novamente a turma "A" fez bonito com tanta desenvoltura e competência na locução!
As alunas Beatriz Nobre, Layne Ferreira, Maria Júlia e Nichole Calheiros comandaram esse momento da rádio, após a turma ter montado uma super programação, com direito até a uma pequena declaração de amor!!! (Pena que o aluno não tinha ido à aula... Mas tudo bem, ele já está sabendo de tuuuuuudo!) Também preciso dizer que essa rádio quase já garantiu 2 namoros nessa turma, viu? O que é que esses recadinhos do coração não fazem, hein? rs
Todos os momentos da rádio foram bem legais, mas, particularmente, achei muito especial o texto que foi selecionado pela aluna Layne para o espaço poético. Era "O laço e o abraço", de Mário Quintana:
Vale lembrar que a aluna Rebeka Lukia nos deu também uma mãozinha no início da Agenda Cultural, não foi, Rebeka? Se quiser ver o restante das fotos, observe como ficaram lindas as meninas do "A", clicando na imagem abaixo:

17 maio, 2012

O PREÇO DO CONSUMO

"O preço do consumo" é um convite à reflexão sobre o relacionamento do jovem com o mundo e a convivência entre as pessoas. Certamente você, meu aluno, minha aluna, não será o(a) mesmo(a) depois que ler este livro, porque ele traz consigo tanto a narrativa, que é uma ficção envolvente, quanto textos informativos que farão de você uma pessoa mais conhecedora da realidade e, espero, mais consciente acerca do que deve ou não fazer como um cidadão / uma cidadã que de fato influencia positivamente o meio em que vive.
Um trecho da parte informativa do livro que me chamou bastante atenção, cujo assunto tem sido motivo de nossos debates em sala (inclusive, muito produtivos!), é o box seguinte. Para lê-lo, basta clicar na imagem:
O que achou do texto sobre propaganda? Devem-se mesmo proibir aquelas que falam sobre bebidas e remédios? E quanto àquelas destinadas às crianças? Devem-se proibi-las também, uma vez que a exposição das crianças aos produtos é realizada de forma exagerada, e os publicitários sabem que os pequenos definem cerca de 70% das compras de casa? Comente, logo após conferir o que é dito aqui, em uma matéria da revista Crescer, maravilhosa, por sinal! Quem quiser ir além, acesse http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8, para assistir ao documentário completo "Criança, a alma do negócio", porque este, sim, dispensa palavras!
Já a narrativa de "O preço do consumo" tem como protagonistas uma senhora e sua neta. Aqui vai um resumo da história das personagens:
Aos 74 anos, Laura tem orgulho de sua trajetória como atriz:nunca precisou abrir mão da dignidade para exercer sua arte. Mas sua situação financeira não está nada boa. Ainda por cima,Joana,a neta adolescente que mora com ela,não para de exigir novidades eletrônicas e acessórios de grife. Um contrato de merchandising pode ser a solução para todos os problemas porque terá a chance de comprar tudo o que sempre quis... Será que Laura vai encarar?
Confira como é maravilhosa a discussão dessa narrativa, lendo este livro  e também assistindo ao documentário que começamos a ver na sala, o "Obsolescência Programada", clicando aqui.

Beijos e ótimo final de semana!

15 maio, 2012

E já que estamos falando nesse assunto, vai a dica!

Ontem, depois da aula na turma B, na nossa discussão sobre o tema CONSUMISMO, o aluno Mateus Marinho demonstrou ser um "aprendiz permanente" e foi além dos limites da sala de aula, ao ter me chamado e dado uma sugestão de filme que trata, de forma descontraída, desse assunto. Trata-se do filme "AMOR POR CONTRATO", com Demi Moore.
Ele é é uma sátira interessante a respeito da postura moderna do ‘ter para ser’ e por isso mantém você bem atento à história e aos desenlaces. O consumo desmesurado chega a ter consequências cruéis e dramáticas, colocando em risco a saúde mental e o bom senso de qualquer um. Já é hora de colocarmos nas devidas caixinhas as prioridades e fazermos valer o ditado de que “menos é mais”.
INDO ALÉM... Como se dá a lógica do consumo? Você vê uma mulher bonita usando uma roupa e quer igual; alguém ao seu lado num café navegando no iPad e você fica sonhando com o novo brinquedinho; um modelo novo de um carro bacana transitando pelas ruas e já fica pensando quando vai trocar de carro. De fato, é assim: o marketing surte mais efeito quando vemos e sentimos o produto sendo realmente usado por alguém – mais do que quando está exposto na vitrine da loja. Esse é o raciocínio de Amor Por Contrato: uma família perfeita, de gente bonita, rica e educada, é capaz de exibir sonhos de consumo, ser objeto de desejo dos outros ao redor e vender muito, mas muito mesmo. Não há quem não caia na armadilha. A sociedade de consumo é cada vez mais agressiva e nós mesmos damos conta de fazer a publicidade de tudo aquilo que está à disposição para comprar. Isso é muito interessante no filme. E não acho que seja exagero. Pelo contrário – o consumo do outro é um forte pretexto para nós consumirmos também, na maioria das vezes aquilo que não precisamos, que já temos e que de alguma forma serve para camuflar outro tipo de falta ou carência. (Comentário disponível no site http://cinegarimpo.com.br/amor-por-contrato/ O trailler pode ser visto clicando este link aqui.
Os comentários são muitos, mas a sugestão maravilhosa pode vir de você! Por isso, pode deixar seu comentário falando o que achou deste e de outros filmes que podem ser também recomendados como dica sobre este assunto. Beijos e até mais!!!

14 maio, 2012

COMPRAR OU NÃO COMPRAR: eis a questão!

Estamos iniciando o bimestre e, com ele, nossa reflexão sobre “CONSUMO X CONSUMISMO”. Estudamos no livro “Aprendiz do futuro” sobre a real necessidade de sermos alunos aprendizes, isto é, aprendizes o tempo inteiro, curiosos permanentes, porque esta deve ser a postura de uma pessoa que quer fazer diferença na sociedade em que vive: ele vai além do que é estudado na sala de aula e tem um senso crítico aguçado.
Em um texto do nosso livro de Português, temos o seguinte trecho, que considerei relevante:
Um país como o Brasil – em que sentimentos e emoções contam bem mais do que a racionalidade bem-comportada – se constitui em solo propício à fertilização do discurso publicitário.”
Não é incrível saber que podemos estar sendo mais uma pessoa enganada por especialistas que o fazem intencionalmente visando apenas seu lucro? Que você seja mais uma luz a iluminar a mente daqueles que não estiverem “enxergando” os danos desse apelo cruel e desenfreado ao consumismo. E reflita sobre o tema e suas consequências, tomando como ponto de partida a leitura e a compreensão da tira a seguir.
Dura realidade, não? E o que podemos (e devemos) fazer para mudar esse quadro, caso queiramos? Pense nisso! Beijos a todos!

Turma C: pensei que não ia sair... mas saiu, né?

Eita, que com a turma C me preocupei, a última a apresentar sua programação. Lembro que, no dia do sorteio, quando vimos que a turma C ia ficar por último, ouvi dizerem: "Vamos arrasar e fechar com chave de ouro!" Bem, chave de ouro não foi totalmente, ainda precisam rever muita coisa... se bem que a seleção de músicas foi elogiada por todos os ouvintes lá no pátio, no dia 10 deste mês! Cheguei quase meia hora depois do combinado (meu querido grupo de locução sabe por quê, NÃO É, MENINOS?)e, depois de um tempo, quando estávamos mais descansados e seguros, tiramos essa fotinha aí:
Foi nossa última apresentação da 1ª rodada com a mesma programação, porque depois da semana das mensais teremos muito mais com o projeto, sendo que com quadros novos e tão legais quanto os que ouvimos "Nas ondas do CSU"! AGUARDEM!!! Beijos a todos! (P.S.: Mariana Toledo, estou esperando as fotos da locução de sua amada turma, ok? Não se esqueça! Beijos!)

Turma B: um exemplo de responsabilidade!!!

Pois é, quando falei isso na sala do 8º B, após a estreia desta turma, alguns disseram: "A gente, professora?" Sim, vocês!!! Um exemplo na pontualidade ao me entregar a programação completa, pelo compromisso que todos tiveram (ou a maioria), a pontualidade no momento do ensaio da locução à tarde e a seriedade com que conduziram a locução na nossa cabine / estúdio!
(P.S.: Ainda estou esperando pela foto do ensaio que o Francisco não me enviou, mas certamente depois postarei aqui no blog para vocês...) Mas foi tudo muito bom, pena que esse momento acaba rápido demais! A locução foi por conta de 4 alunos (batemos o recorde!): Thales Vasconcelos, Rafael Monteiro, Francisco Couto e Guilherme César.
Mais fotos aqui, da cabine e do pátio, que, é claro, fica mais cheio no momento dos "Recadinhos do coração"! Dá só uma olhada na última foto!!! kkkkkkkk É muito bom estar com vocês, gente! Beijos!
Para ver todas as imagens do projeto, acesse o link do CSU, que vai direto para a sessão de fotos do momento ou então pelo face, por este link ou por este,

A Turma D assumiu o controle!

Pois é, gente, depois de um tempinho, volto para falar como foi a rádio com a turma D, que mais uma vez assumiu o controle de nosso projeto com muita segurança e competência! É muito bom ver os alunos ficarem sempre no pátio esperando pelo momento nos intervalos de quinta-feira!!!
E a programação do dia 26/04 ficou por conta dos locutores Felipe Rodrigues, João Victor e Renato Cavalcante, que parece terem nascidos com esse talento de entrar em contato com o público via "ondas da rádio"! rs Meus parabéns!!! Fiquei muito satisfeita com o desempenho e a animação de vocês, viu? Beijos!
Confira mais fotos clicando no box abaixo ou acesse o link do CSU, que vai direto para a sessão de fotos do momento ou então pelo face, por este link ou por este. Beijinhos e até breve!