26 maio, 2012

AULA DE LEITURA, MUITO PRAZER!

Turmas lindas, estava pensando em como é incrível a ação da leitura: ela forma, informa, reforma, transforma, e tudo o mais! Parece mentira quando penso como eu era: Como é que uma professora de Português pode ter tido um histórico não muito positivo em relação à leitura? Como é que antes não suportava ler nem ao menos um livro infantil de 30 páginas, e hoje não consigo passar apenas algumas horas sem ler qualquer tipo de material? Ah, sim... Pode acreditar! Eu não suportava ler, mas hoje acho que sei por quê - não havia incentivo suficiente, não via exemplos em minha casa que me motivassem a fazer o mesmo, também tinha uma bagagem que não me ajudava muito a procurar me informar mais, enfim, tinha uma mente muito fechada, e minha visão de mundo ficou bastante comprometida... Mas as coisas podem mudar, não é? É maravilhoso isso!!! Tive que correr atrás do prejuízo... e CONSEGUI! Assim como Deus (guardadas as merecidas proporções), a leitura faz isso com a gente: trabalha bem quietinha, sem falar nada, sem nos pressionar, e nos transforma da forma mais singela, sem percebermos nada...
Numa de suas matérias, a Revista Nova Escola dedicou algumas páginas à importante discussão de que devemos fazer de tudo para ler por prazer, embora haja muitos tipos de leitura: a leitura informativa, leitura literária, leitura corretiva, e, entre tantas outras, a leitura recreativa ou por prazer. Clicando aqui, você pode ter acesso à matéria "Ler por prazer é o X da questão". E, assim, na nossa prática no 8º ano, geralmente às sextas-feiras, temos a aula de "LEITURA POR PRAZER", e esta possibilita a vocês, alunos, trazerem o livro de sua preferência, seja ele paradidático ou não. Ontem, 25/05, tivemos esse momento mágico iniciado costumeiramente com minha frase "Boa viagem, gente!", pois, como diz Rubem Alves,
"A leitura nos leva por mundos que nunca existiram nem existirão, por espaços longínquos que nunca visitaremos. É desse mundo diferente, estranho ao nosso, que passamos a ver o mundo em que vivemos de uma outra forma."
E, como tenho muitos alunos leitores, que têm o costume e sobretudo o gosto de ler, não poderia deixar de postar aqui suas sugestões de leitura. Aí vão as dicas, na próxima postagem... Comente aqui abaixo se você já tem esse hábito e gosto pela leitura (ou não e por quê). Também fique à vontade se quiser fazer uma sugestão de algum livro que esteja lendo ou já tenha lido, ok? Beijinhos a todos!

6 comentários:

  1. Adoro essas aulas, é um jeito de o aluno que não gosta de ler, se interessar, e a professora Maíra incentiva isso, adoro muito. Muito legal. Continue assim professora.
    Carolline Reis 8º C

    ResponderExcluir
  2. Quando era pequena não gostava muito de ler. Mas minha tia disse que todo livro com mais de 100 páginas que eu lesse ela ia me dar R$2,00. Comecei a ler e me interessei muito pela leitura, hoje eu leio que nem me importo mais se ela vai me pagar ou não. A leitura não só me da um momento de prazer durante a leitura como me ajuda na escrita, tanto no português como em fazer uma boa redação. Laís Cavalcante 8ºB

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Carolzinha! Espero que esteja desenvolvendo mais ainda o gosto pela leitura... a gente sabe que ler assim faz diferença, não é mesmo? E, Laís, ler por prazer é exatamente isso, sua experiência foi bem interessante! Fiquei curiosa em saber como sua tia a vê agora... Beijos às duas!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo ler, e adoro á aula de leitura por prazer toas as sextas-feiras. Bom eu gosto da leitura porque ela me proporciona aventuras, emoções, sentimentos, ''um novo mundo'' fora do habitual em que vivemos e faz com que eu me esqueça um pouco da dura realidade hoje em dia. Mas a minha experiência maior com a leitura começou quando eu ficava olhando a minha amiga pegar vários livros da biblioteca, e eu ficava curiosa em sentir como era a sensação.. e hoje eu agradeço á Deus por ter conhecido ela e por poder ler e ter livros que eu quero. Ana Micaela 8º ano ''C''.

    ResponderExcluir
  5. Miiiicaaa, eu acho que sei de quem você está falando, rsrs. Professora Maira, as melhores aulas que eu já tive na minha vida foram as de leitura por prazer, e vai continuar sendo por muito tempo se Deus quiser. Eu amo ler porque a leitura permite que eu me isole dos problemas do mundo real e viaje no mundo da imaginação fazendo novas descobertas e vivendo novas aventuras e mistérios. Eu amo ler porque a leitura me faz aprender cada vez mais não só a parte da gramática, mais também a parte moral. Eu adoro livros porque ele é meu companheiro nas piores e nas melhores horas. Professora, eu adoraria ter mais aulas dessas durante a semana, só que sei que também temos obrigações. Obrigada... Beatriz Pessôa 8° "C"

    ResponderExcluir

Comente aí!