11 novembro, 2012

"PROJETO DE VIDA, PARA QUÊ?" e o curta-metragem "AMIGO SECRETO"

Boa noite, queridos alunos! Estou postando aqui o seguinte:
Dia 12/07/11, educadores e representantes da direção estiveram reunidos no auditório, para um momento interativo, que teve como objetivo estimular os alunos a atingirem metas a curto e médio prazo. Esta atividade “provocadora” de emoções positivas e de muita sensibilidade foi bela e deve ser a força motriz, a data/referência para o desenrolar de nossas atividades diárias. Esperamos que esta vivência, planejada pelos educadores com muito entusiasmo e companheirismo e portanto impregnada de valores positivos, permaneça na lembrança de cada um como fonte de inspiração para nutrir o cuidado consigo mesmo, com o próximo e com o planeta. Baseada nas reflexões demos início a nosso projeto em Julho de 2011 terá sua culminância em julho de 2012, no 8º ano. Nesse futuro próximo, estaremos (professores e alunos) fazendo um balanço do que projetamos e do que alcançamos. Torcemos para que seja um momento mais especial do que foi: momento de alegria por ter alcançado as metas traçadas em 2011. Os projetos ficarão guardados em nosso colégio e serão abertos em 2012, a chave foi entregue a D. Magda Toledo, pela professora Verônica. “Os sonhos são fundamentais; tudo que existe na vida parte das ideias, contudo, as metas tem data para acontecer”. Então, mãos à obra, minha gente!!! Como cidadãos realizados e felizes, vocês terão como retribuir a seus pais e educadores tanto empenho e se tornarem PROTAGONISTAS E REALIZADORES nesse mundo..
Isso que acabaram de ler está site do CSU e aqui também, que data o início do projeto intitulado "Projeto de Vida Para Quê?" (mais fotos aqui), e teve sua culminância na sexta passada, 09/11/12. Fiquei tão emocionada com esse momento porque muitas foram as reações, algumas boas, outras nem tanto: alunos choraram de alegria e outros de tristeza, porque as cartas que fizeram para si mesmos, com suas expectativas para o que deveriam ser em 1 ano, puderam fazê-los perceber como é importante ter determinação para conseguir colocar em prática suas metas. O Projeto de Vida foi uma iniciativa que começou no ano passado, com a professora Verônica Assunção e outros professores e está culminando agora, com mais de um ano de duração. Vocês elaboraram listas sobre aquilo que gostariam de mudar no ano de 2012 ou sobre expectativas geradas nesse intervalo de tempo. É absolutamente legítimo o desejo de mudança que brota no coração de todos, afinal precisamos alimentar a esperança crendo que podemos, sim, modificar nossa vida e concretizar nossas expectativas! A promoção de um momento como o da cápsula do tempo tem como objetivo promover o resgate histórico e fazer com que os alunos percebam e reflitam sobre as mudanças que fizeram acontecer, a depender de suas metas.
O QUE VOCÊ ESPERA PARA 2012? QUAIS SÃO AS SUAS METAS E EXPECTATIVAS? O QUE PRECISA FAZER PARA TUDO ISSO ACONTECER?
Na sexta-feira, assistimos ao curta-metragem "Amigo secreto" e falamos sobre a importância de fazermos diferença ao nosso redor. Também pudemos perceber como a carta provocou uma mudança incrível em Olga, uma senhora amargurada pelo seu histórico de vida.
Fonte:
PORTA-CURTA PETROBRÁS
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3207&Exib=1
Um comentário bem legal sobre o filme você pode conferir agora, por aqui ou pela sua fonte:
Comentário do Educa Tube: Além da beleza da fotografia, da interpretação dos atores e da bela mensagem que o vídeo traz, destaco o mesmo como uma forma de reflexão sobre o papel social de cada um numa comunidade. Como é importante ter pessoas como o carteiro, que faz essa mediação social entre as pessoas. Transpondo a ficção para a realidade, de certa forma, o professor atua como um mediador social entre a escola e a família, através do aluno. Muitas vezes, o aluno só compreenderá certas atitudes do educador, com o passar do tempo e a maturidade, quando o destino revelará a identidade desse amigo secreto. Quando jovens, nem sempre entendemos certas palavras e atitudes de pais e professores. Mas o tempo fará compreendermos, no devido tempo, a importância de suas palavras e ações. Um belo curta-metragem, uma linda mensagem, um vídeo que pode ser usado de forma motivacional entre pais e alunos, professores e comunidade escolar.
Em breve vou postar algumas produções de alunos que tiveram uma visão maravilhosa sobre o curta. Não percam! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!