29 outubro, 2012

ATIVIDADE DE SALA - 29/10/12

Olá, alunos queridos! Hoje não deu para estar com vocês em sala, mas aqui vão algumas questões para reforçar o que temos estudado. Gostaria que atentassem para as seguintes instruções:
1) Este exercício é para ser feito no caderno (nº das questões + respostas); 2) É individual; 3) Não é para ser feito em casa (por estar no blog), mas em sala.
1ª QUESTÃO: LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO:
AGORA ESTÁ NA HORA DE RESPONDER:
A) SOBRE QUE TEMA (ESPECÍFICO) VOCÊ LEU? B) QUAL A IDEIA CENTRAL DO TEXTO? C) RELEIA O 1º PARÁGRAFO. COMO SE PODE MUDAR O RUMO DA VIDA DESSES ADOLESCENTES? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSA REALIDADE?
ANALISANDO A PARTE GRAMATICAL - RELEIA O FRAGMENTO E DEPOIS RESPONDA:
"É muito comum histórias de adolescentes cuja juventude mudou de rumo em decorrência de uma gravidez precoce."
A) QUANTOS VERBOS ESTE FRAGMENTO TEM? B) TRATA-SE DE QUANTOS PERÍODOS E DE QUE TIPO? C) PODE-SE AFIRMAR QUE ESTE É UM EXEMPLO DE FRASE NOMINAL PELA PRESENÇA DE NOMES (SUBSTANTIVOS) EM SUA CONSTRUÇÃO? JUSTIFIQUE. D)ESTUDAMOS QUE É POSSÍVEL TRANSFORMAR DOIS PERÍODOS SIMPLES EM UM ÚNICO PERÍODO, PASSANDO ELE A SER COMPOSTO. PODE-SE FAZER O CONTRÁRIO: TRANSFORMAR UM PERÍODO COMPOSTO EM DOIS SIMPLES? SE SIM, FAÇA COM O FRAGMENTO DADO. E) CIRCULE TODOS OS VERBOS DO TEXTO INICIAL (IMAGEM). F) SEPARE POR BARRAS "EM PÉ" AS FRASES E POR BARRAS "DEITADAS" AS ORAÇÕES(ENCONTRE UMA ESTRATÉGIA DE FAZER ISSO EM SALA - COPIA O TEXTO OU FAZ DE UM JEITO QUE CONSIGA IDENTIFICAR DEPOIS). G) IDENTIFIQUE (DE OUTRA COR, POR EXEMPLO) OS CONECTORES, CUJO OBJETIVO É ESTABELECER LIGAÇÃO ENTRE AS ORAÇÕES. H) TENTE CLASSIFICAR OS PERÍODOS EM: CC (COMPOSTOS POR COORDENAÇÃO - quando as orações têm uma relação de independência) ou CS (COMPOSTOS POR SUBORDINAÇÃO - quando há uma relação de dependência com outra oração ou entre as duas).
No mais, é isso! Sei que estão ansiosos por saber da nota mensal de Português, mas posso adiantar que os resultados foram, no geral, bons, muito bons! Um grande beijo a todos e, COM CERTEZA, até amanhã, para a aula e para nosso ensaio, às 14h30!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!