01 junho, 2014

ATIVIDADES PARA A CUMULATIVA - ATIV. 3 (MODO IMPERATIVO)

Olha mais uma vez nosso blog na área!!! Não se esqueça de que, abaixo dessa postagem aqui, há outras anteriores que também objetivam fazer uma revisão bem legal, para terminarmos bem nosso bimestre! Modo Imperativo, aqui vamos nós!!! :)


Leia o poema a seguir, de Décio Pignatari, e responda às questões de 1 a 6.



 1.   O texto é um poema concreto, isto é, um poema que explora a disposição espacial e visual das palavras na página. Faça uma experiência: leia o poema na vertical, depois na horizontal e na transversal, tentando perceber as inúmeras opções de leitura e os diversos sentidos que nascem dessas combinações.

2.   O poema é criado a partir de um slogan publicitário, conhecido internacionalmente.

a) Qual é esse slogan?
b) Que modo verbal e que pessoa são empregados nessa mensagem publicitária?
c) O que esse modo verbal expressa no slogan: ordem, pedido ou conselho?
d) No Brasil, o tratamento em 3ª pessoa (você) é mais comum que o tratamento em 2ª pessoa (tu). Por que você acha que o anunciante escolheu a 3ª pessoa, e não a 2ª?

3.   Para construir o poema, qual dos seguintes recursos o autor utilizou?

a) Deu novos sentidos às mesmas palavras do slogan.
b) Alterou apenas a ordem das palavras no papel.
c) Repetiu várias vezes o slogan publicitário, mas alterando a cada vez a combinação das sílabas e das palavras do anúncio e suprimindo algumas palavras.
d) Criou palavras inexistentes na língua a partir das sílabas das palavras que já havia no slogan; com isso, anuncia novos produtos.

4.   Observe as variações que o autor fez com cada uma das palavras do anúncio:



a) As variações obtidas a partir das palavras originais são positivas ou negativas?
b) A palavra “cloaca”, pela posição que ocupa no texto e por ser o resultado da soma de coca + cola, é uma espécie de síntese do poema. Que juízo o autor do poema faz do produto anunciado no slogan publicitário?
c) Considerando essas variações, o poema é um anúncio publicitário ou é uma antipropaganda? Justifique sua resposta.

5.   O poema utiliza como fonte de criação não um anúncio qualquer, mas o anúncio de uma marca conhecida no mundo inteiro. A Coca-Cola representa não apenas um tipo de refrigerante, mas também o próprio consumismo internacional. Com base nessas informações, dê sua opinião: Você acha que o poema tem um caráter político? Por quê?

6.   Observe algumas das variações obtidas no texto:
 


a) O modo verbal empregado nesses versos também é o imperativo. Trata-se do imperativo afirmativo ou negativo?
b) Considerando, porém, o sentido de crítica do poema, o significado global dele expressa uma ordem afirmativa (beba Coca-Cola) ou negativa (não beba Coca-Cola)?

7.   O imperativo não expressa apenas ordem ou comando. Seu emprego tem por finalidade também exortar (animar, encorajar) o nosso interlocutor a realizar a ação expressa pelo verbo. Os valores expressos pelo imperativo dependem do significado do verbo, do sentido geral do contexto e, principalmente, da entonação que damos à frase imperativa. Nas frases abaixo, indique qual destes valores o imperativo destacado expressa: exortação, súplica, conselho, convite, ordem.

a)Valei-me, Nossa Senhora!
b) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está alto!
c) Não dê as costas para a sorte!
d) Venha escolher o livro que quiser!
e) Saia já daí, menino!
 

2 comentários:

  1. Professora, amei fazer esta atividade. Além disso, achei uma crítica a Coca-Cola bem interessante. Beijos,
    Marina Cavalcante - 8º ano "d"

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  2. professora, você poderia colocar as respostas desta atividade e das outras atividades ( a numero 1 e 2) ?

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