Olha mais uma vez nosso blog na área!!! Não se esqueça de que, abaixo dessa postagem aqui, há outras anteriores que também objetivam fazer uma revisão bem legal, para terminarmos bem nosso bimestre! Modo Imperativo, aqui vamos nós!!! :)
Leia o
poema a seguir, de Décio Pignatari, e responda às questões de 1 a 6.
1. O texto é um poema concreto, isto é, um poema que
explora a disposição espacial e visual das palavras na página. Faça uma
experiência: leia o poema na vertical, depois na horizontal e na transversal,
tentando perceber as inúmeras opções de leitura e os diversos sentidos que
nascem dessas combinações.
2. O poema é criado a partir de um slogan publicitário, conhecido
internacionalmente.
a) Qual é esse slogan?
b) Que modo verbal e que pessoa são empregados
nessa mensagem publicitária?
c) O que esse modo verbal expressa no slogan:
ordem, pedido ou conselho?
d) No Brasil, o tratamento em 3ª pessoa (você) é
mais comum que o tratamento em 2ª pessoa (tu). Por que você acha que o
anunciante escolheu a 3ª pessoa, e não a 2ª?
3. Para construir o poema, qual dos seguintes recursos
o autor utilizou?
a) Deu novos sentidos às mesmas palavras do slogan.
b) Alterou apenas a ordem das palavras no papel.
c) Repetiu várias vezes o slogan publicitário, mas
alterando a cada vez a combinação das sílabas e das palavras do anúncio e
suprimindo algumas palavras.
d) Criou palavras inexistentes na língua a partir
das sílabas das palavras que já havia no slogan; com isso, anuncia novos
produtos.
4. Observe as variações que o autor fez com cada uma
das palavras do anúncio:
a) As variações obtidas a partir das palavras
originais são positivas ou negativas?
b) A palavra “cloaca”, pela posição que ocupa no
texto e por ser o resultado da soma de coca + cola, é uma espécie de síntese do
poema. Que juízo o autor do poema faz do produto anunciado no slogan publicitário?
c) Considerando essas variações, o poema é um
anúncio publicitário ou é uma antipropaganda? Justifique sua resposta.
5. O poema utiliza como fonte de criação não um anúncio
qualquer, mas o anúncio de uma marca conhecida no mundo inteiro. A Coca-Cola
representa não apenas um tipo de refrigerante, mas também o próprio consumismo internacional.
Com base nessas informações, dê sua opinião: Você acha que o poema tem um
caráter político? Por quê?
6. Observe algumas das variações obtidas no texto:
a) O modo verbal empregado nesses versos também é o
imperativo. Trata-se do imperativo afirmativo ou negativo?
b) Considerando, porém, o sentido de crítica do
poema, o significado global dele expressa uma ordem afirmativa (beba Coca-Cola)
ou negativa (não beba Coca-Cola)?
7. O imperativo não expressa apenas ordem ou comando.
Seu emprego tem por finalidade também exortar (animar, encorajar) o nosso
interlocutor a realizar a ação expressa pelo verbo. Os valores expressos pelo
imperativo dependem do significado do verbo, do sentido geral do contexto e, principalmente,
da entonação que damos à frase imperativa. Nas frases abaixo, indique qual
destes valores o imperativo destacado expressa: exortação, súplica, conselho,
convite, ordem.
a)Valei-me, Nossa Senhora!
b) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está
alto!
c) Não dê as costas para a sorte!
d) Venha escolher o livro que quiser!
e) Saia já daí, menino!
Professora, amei fazer esta atividade. Além disso, achei uma crítica a Coca-Cola bem interessante. Beijos,
ResponderExcluirMarina Cavalcante - 8º ano "d"
professora, você poderia colocar as respostas desta atividade e das outras atividades ( a numero 1 e 2) ?
ResponderExcluir