08 julho, 2013

UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR COM TEXTOS HUMORÍSTICOS

Olá, alunos!

Estamos por aqui de novo, para reforçar / melhorar nossos conceitos, recuperar e ampliar  nosso conhecimento sobre os gêneros textuais humorísticos. Vamos fazer a análise de alguns textos dessa natureza? Mãos à obra!


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS HUMORÍSTICOS

1) Veja os textos abaixo e diga o que você sabe sobre o assunto neles tratado. Para facilitar seu trabalho, escreva pequenos períodos (frases) respondendo às perguntas a seguir:

  • Sobre o que eles falam?
  • Tratam sobre um problema atual?
  • Você se lembra de algum exemplo relacionado a este(s) assunto(s)?
  • Como ele(s) afeta(m) sua vida?
  • Há solução para o(s) problema(s)?
  • A que gênero textual eles pertencem?


2) Leia com atenção a tirinha:


a) Qual o tema abordado na tira?
b) De que forma este assunto foi discutido? 
c) Como comprovar que este texto fez uso de humor? Se nele há humor, onde reside?
d) Quais as diferenças do fato que aparece neste texto humorístico para o que realmente aconteceu aqui no Brasil? 
e) Qual o significado da palavra "nativo" e a quem ela é atribuída?

3) Leia a charge abaixo e responda às questões:



  • A legenda da charge revela que o lugar destinado à área de lazer das crianças foi transformado em cemitério. Que crítica essa charge evidencia?
[A] O descaso político em ceder áreas para construção de cemitérios.
[B] O não incentivo das famílias para as crianças jogarem peladas em áreas livres.
[C] A falta de solidariedade humana em situações de tristeza e dor.
[D] A ocorrência no Brasil de número expressivo de morte de crianças de classe social desfavorecida.


  • Sobre a construção da charge, analise as afirmativas.
I - O contexto social apresentado na charge sugere uma situação socioeconômica de pobreza.
II - Os componentes casebres de madeira, lixo a céu aberto, terreno baldio fortalecem a crítica implícita na charge.
III - O maior número de covas abertas do que de caixões indica a expectativa de mais mortes de crianças.

Está correto o que se afirma em:

[A] I, II e III.
[B] III, apenas.
[C] II e III, apenas.
[D] I e II, apenas.


  • Em relação aos aspectos linguísticos da legenda, assinale a afirmativa correta.
[A] A frase “Lembra?” e o tempo do verbo “ser” na frase seguinte remetem a algo pactuado num tempo anterior.
[B] O uso da palavra “molecada” intenciona mostrar o caráter pejorativo da charge.
[C] A forma verbal “lembra”, usada retoricamente, está no modo imperativo, na segunda pessoa do singular.

Boa atividade!





Um comentário:

Comente aí!