16 julho, 2013

TUDO BEM SER DIFERENTE... Aula 01

Olá, alunos!

Ontem e hoje discutimos sobre a maravilhosa pintura de Rockwell, a chamada "Regra de ouro", de 1961.


Como muitas pessoas - especialmente desenhistas - , Rockwell fez muitas pinturas que viraram grandes obras de artes, sobretudo pelas mensagens universais nelas trazidas, e o seu livro de Português está recheado delas, eis aí alguns exemplos:


Em outro momento da aula, também vimos outros textos, de gêneros textuais diferentes. Cheguei a falar e repetir em sala que iremos focar na interpretação de textos e também na expectativa e concretização de aulas (e alunos) em busca de respostas EM EXCELÊNCIA! Sei que têm grande potencial e podem conseguir o que almejam e bons resultados pelos quais se esforçarão, basta querer e fazer! A frase de Aristóteles abaixo é muito boa para refletirmos sobre se fazer uma boa rotina de estudo e de hábitos saudáveis nesse contexto:


Mesmo sabendo que cada turma tem ritmo e base diferentes, os 3 gêneros textuais planejados para serem usados em nossa aula  de hoje foram, junto com seus questionamentos:

TEXTO 1


Qual a afirmação ou a discussão feita, por meio desse texto?


TEXTO 2


O vídeo pode ser visto por este link aqui. E a pergunta seria:

Qual a relação entre este vídeo e o que estamos discutindo? Observe cada recorte feito em aula (etapas do vídeo)


TEXTO 3

(...)
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou...
Nasceram brasileiros cada um com sua cor
Uns com pele clara outros, mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse
Racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final
Faça uma lavagem cerebral.

(Gabriel, o Pensador, Lavagem Cerebral, 1993)


Caso queira ver o clipe dessa canção, basta acessar este link

QUESTÃO OBJETIVAS



1) (ENEM) Com a letra da música de Gabriel, o pensador, faz-se referência à ideia de um Brasil multirracial. Podemos entender esse termo como:

a) um fenômeno fruto do processo de miscigenação que tem origem, ainda no período colonial, a partir da     fusão de negros, índios e brancos.
b) um processo de curta duração iniciado no final do século XVIII com as ideias iluministas e o fim do sistema colonial.
c) a mistura de culturas, com predomínio da visão de mundo dos europeus, principalmente, escandinavos.
d) uma mera expressão do racismo, uma vez que o Brasil, historicamente, sempre foi dividido em raças que viviam harmoniosamente. 

TEXTO 4 (clique em cima dele para ampliá-lo)


2) (UFLA) A partir da leitura do TEXTO 4, depreende-se que o estilo musical de Gabriel, o Pensador tem o objetivo de favorecer à:

a) distração
b) crítica social
c) educação escolar
d) diminuição da pobreza

3) (UFLA) O uso da epígrafe de Victor Hugo, no início do texto, constitui uma estratégia argumentativa para:

a) fazer uma crítica a outros estilos musicais que não incitam a reflexão.
b) destacar a importância do escritor Victor Hugo para a história da música.
c) ressaltar as características sonoras do gênero música, como ritmo e melodia.
d) evidenciar que a posição de Luis Carlos se assemelha com a forma de pensar de Victor Hugo. 

QUESTÕES SUBJETIVAS:


Responda às questões, em forma de texto ou de questionário:

4) Que desafios você já enfrentou ao topar com uma diferença de alguém e/ou sentir-se diferente em alguma situação? Comente sobre.

5) Você percebe que as diferenças têm sido motivo de mudanças nos espaços físicos e no atendimento às pessoas. Que sugestões você teria para melhorar o que já existe?

UMA EXCELENTE ATIVIDADE!  :)

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