Olá, gente!
Vamos iniciar nossa habilidade em transformar uma voz verbal em outra a partir de exemplos da VOZ ATIVA para a VOZ PASSIVA ANALÍTICA. Preparados? Então vamos lá?
Seguem agora algumas observações / dicas / informações para não restarem dúvidas sobre esse tipo de transformação (ATIVA para PASSIVA ANALÍTICA):
- Só se podem transformar frases cujo verbo seja VTD (verbo transitivo direto);
- Só ocorrerá verdadeiramente a transformação de uma voz verbal em outra quando ficar perceptível uma mudança na forma verbal;
- Quando passamos da ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA, ocorre o seguinte processo: o sujeito agente (da ativa) passa a fazer parte do agente da passiva (acompanhado da preposição POR), enquanto que o objeto direto passa a ser o sujeito paciente (da passiva);
- Sabe-se que a construção verbal da PASSIVA ANALÍTICA é formada pelo verbo SER (auxiliar) + VERBO PRINCIPAL no PARTICÍPIO (terminação -ado/-ido nos verbos regulares);
- A transformação da forma verbal precisa ser feita com muita atenção. Inicialmente, observar em que tempo verbal está o verbo na voz ATIVA. Em seguida, passar o verbo SER para o mesmo tempo verbal do verbo na voz ATIVA. Para finalizar, o verbo principal deve estar no particípio, conforme podemos observar no esquema a seguir:
Para reforçar sua compreensão de como transformar da voz ATIVA para a P. ANALÍTICA, sugiro um ótimo e muito didático vídeo. Basta clicar neste link logo abaixo. Espero que goste! Caso ainda existam dúvidas a esse respeito, deixe aqui sua pergunta no espaço reservado para "comentários". Não se esqueça de se identificar!
A atividade a seguir poderá ajudá-lo(a) a desenvolver ainda mais sua habilidade em interpretação de textos e nos conteúdos estudados. Responda às questões em seu caderno. Boa atividade!
1) LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO.
a) Sintetize o texto em poucas palavras, de maneira que elas expressem a ideia central de “Consumismo”.
b) Marque / sublinhe a frase ou o parágrafo que melhor resume o texto de André Carvalho.
c) Marque a alternativa que traz dois sinônimos de “demanda”. Observe o contexto da palavra no 1º parágrafo.
( ) vontade, garra
( ) busca, procura
( ) conforto, luxo
d) Quando o 5º parágrafo se inicia, ele começa assim: “Isto é o consumismo”. A que exatamente o pronome demonstrativo “Isto” se refere?
e) Relacione os parágrafos 5 e 6 com o documentário “Criança, a alma do negócio” e cite em que se assemelham.
f) O que o texto propõe como “saída” ou alternativa, diante dessa situação de apelo ao consumismo? E onde está localizada?
2) EM RELAÇÃO AINDA AO TEXTO E COM BASE NO QUE ESTUDOU EM VOZES VERBAIS, FAÇA O QUE SE PEDE:
a) Transcreva aqui 3 frases do texto em que o sujeito pratica a ação do verbo, isto é, frases que estão na Voz Ativa:
Frase 1
| |
Frase 2
| |
Frase 3
|
b) Escolha uma e transforme-a para os dois tipos de voz passiva.
c) Já nos parágrafos de nº 2, 4, 5 e 6, encontramos orações na Voz Passiva. Trata-se da Voz Passiva Analítica ou Sintética? Circule sua forma verbal e tente transformá-las para a Sintética ou para a Ativa.
3) OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM:
a) Pode-se afirmar que a imagem é um texto? Justifique sua resposta.
b) O que você vê por meio dessa imagem é uma crítica forte. Escreva o que ela tenta criticar.
4) LEIA COM ATENÇÃO A TIRA DE QUINO:
a) Podemos dizer que a tira acima é um texto humorístico. Por quê? E que recursos são usados para provocar humor?
b) Explique a discussão feita na tira, observando o que ela fala, para que e para quem.
c) Sublinhe todos os verbos existentes na tira e perceba quais vozes verbais estão presentes na tira.
d) 1º e 4º quadrinhos. Observando a relação entre o sujeito e o verbo presentes nestes quadrinhos, que vozes verbais eles têm?
e) Com base ainda na história da tira Mafalda, o sujeito especificamente dos verbos abaixo é agente ou paciente? Explique sua resposta.
* FORAM ABOLIDAS -
* ACORDEM -
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aí!