13 junho, 2019

ESTATUTO DO IDOSO - LEI QUE O AMPARA

Boa tarde, queridos! Saiba mais sobre o direito do idoso e o estatuto que o ampara:


Em 2003, depois de pelo menos sete anos de tramitação no Congresso Nacional, o Estatuto do Idoso foi finalmente aprovado. No mês seguinte, em outubro do mesmo ano, o Estatuto foi sancionado pelo Presidente da República da época, garantindo maior abrangência dos direitos dos cidadãos com idade superior a 60 anos. Muitos daqueles que são classificados como indivíduos componentes da Terceira Idade estão enquadrados dentro desse código de leis que prevê o respeito, os direitos e os deveres do idoso. No entanto, uma grande parcela da sociedade – até mesmo entre aqueles a quem o Estatuto assiste – não tem conhecimento prático desses direitos e deveres. Talvez por falta de costume de conhecer os próprios direitos, ou pela cultura de conhecimento distante que é conservada no nosso país, torna-se comum não conhecer as leis que regem a nação, bem como os direitos dos cidadãos, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
O Estatuto do Idoso prevê em suas diretrizes as seguintes leis de proteção à terceira idade e o direito do idoso:
  • NA SAÚDE - O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses. Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade. O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.
  • PARA TRANSPORTES COLETIVOS - Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido. Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível. Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.
  • CASOS DE VIOLÊNCIA E ABANDONO - Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa. Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão. Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
  • ENTIDADES DE ATENDIMENTO AO IDOSO - O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso. A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.
  • LAZER, CULTURA E ESPORTE - Geralmente, todo idoso tem direito a 100% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.
  • TRABALHO NA TERCEIRA IDADE - É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer. O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.
  • HABITAÇÃO - É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.

VOZES VERBAIS E SUA TRANSFORMAÇÃO + ATIVIDADE

Olá, gente! 

Vamos iniciar nossa habilidade em transformar uma voz verbal em outra a partir de exemplos da VOZ ATIVA para a VOZ PASSIVA ANALÍTICA. Preparados? Então vamos lá?

Seguem agora algumas observações / dicas / informações para não restarem dúvidas sobre esse tipo de transformação (ATIVA para PASSIVA ANALÍTICA):

  • Só se podem transformar frases cujo verbo seja VTD (verbo transitivo direto); 
  •  Só ocorrerá verdadeiramente a transformação de uma voz verbal em outra quando ficar perceptível uma mudança na forma verbal; 
  •  Quando passamos da ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA, ocorre o seguinte processo: o sujeito agente (da ativa) passa a fazer parte do agente da passiva (acompanhado da preposição POR), enquanto que o objeto direto passa a ser o sujeito paciente (da passiva)
  •  Sabe-se que a construção verbal da PASSIVA ANALÍTICA é formada pelo verbo SER (auxiliar) + VERBO PRINCIPAL no PARTICÍPIO (terminação -ado/-ido nos verbos regulares); 
  • A transformação da forma verbal precisa ser feita com muita atenção. Inicialmente, observar em que tempo verbal está o verbo na voz ATIVA. Em seguida, passar o verbo SER para o mesmo tempo verbal do verbo na voz ATIVA. Para finalizar, o verbo principal deve estar no particípio, conforme podemos observar no esquema a seguir:


Para reforçar sua compreensão de como transformar da voz ATIVA para a P. ANALÍTICA, sugiro um ótimo e muito didático vídeo. Basta clicar neste link logo abaixo. Espero que goste! Caso ainda existam dúvidas a esse respeito, deixe aqui sua pergunta no espaço reservado para "comentários". Não se esqueça de se identificar!




A atividade a seguir poderá ajudá-lo(a) a desenvolver ainda mais sua habilidade em interpretação de textos e nos conteúdos estudados. Responda às questões em seu caderno. Boa atividade!

1) LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO.


a) Sintetize o texto em poucas palavras, de maneira que elas expressem a ideia central de “Consumismo”.

b) Marque / sublinhe a frase ou o parágrafo que melhor resume o texto de André Carvalho.

c) Marque a alternativa que traz dois sinônimos de “demanda”. Observe o contexto da palavra no 1º parágrafo.

(     ) vontade, garra                                      
(     ) busca, procura                             
(     ) conforto, luxo

d) Quando o 5º parágrafo se inicia, ele começa assim: “Isto é o consumismo”. A que exatamente o pronome demonstrativo “Isto” se refere?

e) Relacione os parágrafos 5 e 6 com o documentário “Criança, a alma do negócio” e cite em que se assemelham.

f) O que o texto propõe como “saída” ou alternativa, diante dessa situação de apelo ao consumismo? E onde está localizada?

 2)  EM RELAÇÃO AINDA AO TEXTO E COM BASE NO QUE ESTUDOU EM VOZES VERBAIS, FAÇA O QUE SE PEDE:

a)    Transcreva aqui 3 frases do texto em que o sujeito pratica a ação do verbo, isto é, frases que estão na Voz Ativa:

Frase 1

Frase 2

Frase 3


b)     Escolha uma e transforme-a para os dois tipos de voz passiva.

c) Já nos parágrafos de nº 2, 4, 5 e 6, encontramos orações na Voz Passiva. Trata-se da Voz Passiva Analítica ou Sintética? Circule sua forma verbal e tente transformá-las para a Sintética ou para a Ativa.

3)  OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM:


a)       Pode-se afirmar que a imagem é um texto? Justifique sua resposta.

b)  O que você vê por meio dessa imagem é uma crítica forte. Escreva o que ela tenta criticar. 
  
4)  LEIA COM ATENÇÃO A TIRA DE QUINO:  


    a) Podemos dizer que a tira acima é um texto humorístico. Por quê? E que recursos são usados para provocar humor?

     b)  Explique a discussão feita na tira, observando o que ela fala, para que e para quem.
     c) Sublinhe todos os verbos existentes na tira e perceba quais vozes verbais estão presentes na tira.

    d)  1º e 4º quadrinhos. Observando a relação entre o sujeito e o verbo presentes nestes quadrinhos, que vozes verbais eles têm?

     e)  Com base ainda na história da tira Mafalda, o sujeito especificamente dos verbos abaixo é agente ou paciente? Explique sua resposta.

     * FORAM ABOLIDAS -

    * ACORDEM -

REGÊNCIA VERBAL E OS VERBOS "ASPIRAR", "ASSISTIR" e "VISAR"

De acordo com o site Só Português, "dá-se o nome de 'Regência Verbal' à relação de subordinação ou dependência que ocorre entre um verbo e seus complementos. Logo, falar sobre Regência Verbal implica analisar a necessidade (ou não) de se complementar um verbo com termo(s). Vale ressaltar que, para isso, é importantíssimo dominar a habilidade de usar adequadamente as preposições. 

O destaque será dado, entre tantos outros verbos, a 3: (clique nas imagens para visualizar melhor)

* ASSISTIR

* ASPIRAR

* VISAR

TRANSITIVIDADE VERBAL + ATIVIDADE


http://www.youtube.com/watch?v=XZTE__MXup0




 TEXTO 1
MODA
o cabelo da moda,
a roupa, a dança,
a gíria da moda.
A moda passa,
eu fico.
(Ulisses Tavares)

TEXTO 2


ANÁLISE DOS TEXTOS

1) TEXTO 1: Na sua opinião, quem determina o "estar na moda"? 

2) Como a moda contribui para a expansão do capitalismo?

3)  Quais são os dois verbos do poema “Moda”?

4) Qual a predicação dos verbos existentes no poema “Moda”? Justifique.

5) Mude a transitividade de um dos verbos citados no poema, criando uma frase para exemplificar essa alteração.

6) TEXTO 2: Que crítica é feita por meio da charge? Classifique seus verbos quanto à transitividade e identifique possíveis complementos verbais.

7) Considerando que o verbo intransitivo apresenta sentido completo, qual das orações apresenta apenas um verbo dessa natureza? Determine a transitividade dos outros.

(A) A moda quer ditar suas normas para mim.
(B) Durmo bem ao saber que não tenho muitas dívidas.
(C) Mostraram-me uma moda engraçada: vestido feito de jornal.
(D) O estilista desenhou um modelo novo.
(E) Eu preciso de ajuda porque tenho oneomania.
(F) Várias lojas fecharam ontem.

 8) Escreva se o verbo destacado nas orações é transitivo ou intransitivo, identificando e classificando seus complementos (caso haja):

(A) Amo ganhar presentes.
(B) Durmo cedo para não assistir a tantas propagandas na TV.
(C) Me mostre as vantagens da sociedade de consumo...
(D) Isso é o que importa: minha irmã nasceu saudável!
(E) Ser feliz é o mais importante.

9) Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que eles não possuem sentido por si só, necessitando, portanto, de um complemento – objeto direto ou indireto – . Classifique sintaticamente os termos grifados quanto ao tipo de objeto presente na oração.

a) Precisamos de sua ajuda na pesquisa.

b) O professor fez as recomendações aos alunos.

c) A plateia aplaudiu o artista famoso.

d) As encomendas foram entregues aos moradores.

e) Lutar contra a corrupção é obrigação de todos

f) Peguei o livro e o entreguei ao professor.

TEMPOS E MODOS VERBAIS

Olá, meninos!

Eis que surge aí uma lista de postagens com informações que ajudarão bastante para retomarem conteúdos já vistos ao longo deste bimestre, que está se encerrando.
A bola da vez é o conteúdo "Tempos e modos verbais". Espero que você o aproveite, assistindo ao maravilhoso vídeo da Profa. Letícia.

Beijos a todos!