12 outubro, 2017

ONDE ou AONDE?

Frequentemente se confunde o emprego correto das palavras ONDE e AONDE. Embora signifique um preciosismo da gramática tradicional, na língua culta é aconselhável o emprego adequado de cada uma das formas.

1) A palavra ONDE, como advérbio de lugar, é empregada para indicar o local em que ocorre a ação ou o estado verbal. Isso se dá, inclusive, em sentenças interrogativas:

Exemplos:
Eu lhe contava ONDE passei minha infância.

ONDE você passou a tua infância?

2) A palavra AONDE sempre acompanha um verbo de movimento (ir, levar, entregar e etc.), também se apresentando em sentenças interrogativas:

Exemplos:
Eu vou AONDE o trem me levar!

AONDE o trem pode me levar?

As palavras ONDE e AONDE podem exercer a função de PRONOME RELATIVO. O emprego de ambas as palavras deve respeitar essa noção verbal indicada acima. Além disso, deve ser observado o termo da oração ao qual o pronome relativo se refere. Os pronomes ONDE/AONDE sempre substituem um termo indicativo de lugar.

Observe-os sendo usados como pronome relativo na imagem a seguir: 

(para uma melhor visualização, clique na imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!