Seguem os slides sobre o que estamos estudando. Em caso de dúvida, anote-a e tire-a nos momentos de aula ou por esta ferramenta! :) (Para uma melhor visualização, clique nas imagens)
Como estamos em momento de avaliação, que tal nos avaliarmos à medida que assistimos a estes vídeo? Ele fala sobre o que o título da minha postagem diz, e tenho certeza de que será de muita valia! Clique no link, ok?
Beijos a todos!!!
maira , estou em dúvida no segundo caso de sujeito indeterminado. O que acontece quando ele é transtivo direto? E como faz pra transformar essas orações pra uma frase sem o -se???
ResponderExcluirJúlia,
ExcluirSe o verbo na 3ª pessoa do singular + SE for VTD, o sujeito passa a ser DETERMINADO, podendo ser simples ou composto.
Observe os seguintes casos:
(I) Aprovou-se o candidato.
(II) Confia-se na banca de correção.
No 1º, como o verbo é VTD, o sujeito é "candidato" (o único núcleo que vem depois do verbo + SE). Já no 2º, como o verbo é VTI (Confiar EM - preposição), é um caso de Sujeito INDETERMINADO.
Respondendo à sua 2ª pergunta, para tirar o SE, será necessário alterar a forma e a ideia da frase, isto é, um sujeito será incluído na oração. Beijos, espero ter ajudado! :)
ExcluirDiz que essa frase e oração sem sujeito: (Estava tarde quando os médicos chegaram) OS MÉDICOS não podem ser o sujeito dessa oração?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirComo temos DUAS ocorrências verbais (ESTAVA e CHEGARAM), teremos também a presença de DUAS ocorrências de sujeito e de seu tipo. Segue a classificação completa:
* ESTAVA TARDE - Oração sem Sujeito
* (quando) os médicos CHEGARAM - Sujeito Simples