09 fevereiro, 2017

TIPOS DE SUJEITO

Olá, alunos amados!!!

Seguem os slides sobre o que estamos estudando. Em caso de dúvida, anote-a e tire-a nos momentos de aula ou por esta ferramenta! :) (Para uma melhor visualização, clique nas imagens)













Como estamos em momento de avaliação, que tal nos avaliarmos à medida que assistimos a estes vídeo? Ele fala sobre o que o título da minha postagem diz, e tenho certeza de que será de muita valia! Clique no link, ok?

Beijos a todos!!!



5 comentários:

  1. maira , estou em dúvida no segundo caso de sujeito indeterminado. O que acontece quando ele é transtivo direto? E como faz pra transformar essas orações pra uma frase sem o -se???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia,
      Se o verbo na 3ª pessoa do singular + SE for VTD, o sujeito passa a ser DETERMINADO, podendo ser simples ou composto.
      Observe os seguintes casos:

      (I) Aprovou-se o candidato.
      (II) Confia-se na banca de correção.

      No 1º, como o verbo é VTD, o sujeito é "candidato" (o único núcleo que vem depois do verbo + SE). Já no 2º, como o verbo é VTI (Confiar EM - preposição), é um caso de Sujeito INDETERMINADO.

      Excluir
    2. Respondendo à sua 2ª pergunta, para tirar o SE, será necessário alterar a forma e a ideia da frase, isto é, um sujeito será incluído na oração. Beijos, espero ter ajudado! :)

      Excluir
  2. Diz que essa frase e oração sem sujeito: (Estava tarde quando os médicos chegaram) OS MÉDICOS não podem ser o sujeito dessa oração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Como temos DUAS ocorrências verbais (ESTAVA e CHEGARAM), teremos também a presença de DUAS ocorrências de sujeito e de seu tipo. Segue a classificação completa:

      * ESTAVA TARDE - Oração sem Sujeito
      * (quando) os médicos CHEGARAM - Sujeito Simples

      Excluir

Comente aí!