06 maio, 2016

ATIVIDADE DE REVISÃO - MENSAL



 TEXTO 1
MODA
o cabelo da moda,
a roupa, a dança,
a gíria da moda.
A moda passa,
eu fico.
(Ulisses Tavares)

TEXTO 2


ANÁLISE DOS TEXTOS

1) TEXTO 1: Na sua opinião, quem determina o "estar na moda"? 

2) Como a moda contribui para a expansão do capitalismo?

3)  Quais são os dois verbos do poema “Moda”?

4) Qual a predicação dos verbos existentes no poema “Moda”? Justifique.

5) Mude a transitividade de um dos verbos citados no poema, criando uma frase para exemplificar essa alteração.

6) TEXTO 2: Que crítica é feita por meio da charge? Classifique seus verbos quanto à transitividade e identifique possíveis complementos verbais.

7) Considerando que o verbo intransitivo apresenta sentido completo, qual das orações apresenta apenas um verbo dessa natureza? Determine a transitividade dos outros.

(A) A moda quer ditar suas normas para mim.
(B) Durmo bem ao saber que não tenho muitas dívidas.
(C) Mostraram-me uma moda engraçada: vestido feito de jornal.
(D) O estilista desenhou um modelo novo.
(E) Eu preciso de ajuda porque tenho oneomania.
(F) Várias lojas fecharam ontem.

 8) Escreva se o verbo destacado nas orações é transitivo ou intransitivo, identificando e classificando seus complementos (caso haja):

(A) Amo ganhar presentes.
(B) Durmo cedo para não assistir a tantas propagandas na TV.
(C) Me mostre as vantagens da sociedade de consumo...
(D) Isso é o que importa: minha irmã nasceu saudável!
(E) Ser feliz é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!