Olá, queridos!!! Estamos de volta com muitas novidades, vocês não perdem por esperar... A de hoje é uma atividade bem fresquinha, com dicas bem curtas e interessantes para revisar e se preparar ainda mais para nossas avaliações mensais. Grande beijo! :)
PARA RELEMBRAR...
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
NO CAMINHO, COM MAIAKÓVSKI (Eduardo
Alves da Costa)
Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
Não importa o que me possa acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.
Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
Não importa o que me possa acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.
Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.
_________________
Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
(...)
Exercício
1. Quantas orações há no primeiro período da segunda
estrofe?
2. Em relação à estrofe da questão anterior,
pergunta-se: quantas orações formam o segundo período? É um período composto
por coordenação ou por subordinação? Justifique.
3. No período que vai de "Na segunda
noite..." até "e não dizemos nada", existem quantas orações? Classifique
o período e cada uma delas.
4. Dentro do contexto em que está inserida, como
se classifica a oração "conhecendo nosso medo"? Ela é
coordenada ou subordinada em relação às outras orações? Que ideia ela exprime?
Explique.
5.
Relacione as
orações coordenadas por meio de conjunções:
a)
Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não
durma sem cobertor. A noite está fria.
c)
Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
6.
(PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das
ondas...” a partícula como
expressa uma ideia de:
a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação
7.
(Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que
estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu
demais, ... caiu.
2. Dormiu mal,
... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria
perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o
livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus
pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia,
portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas,
portanto, que
c) logo, porém, pois,
porque, mas
d) porém, pois, logo,
todavia, porque
e) entretanto, que,
porque, pois, portanto
8.
Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as
orações de cada um deles e classifique-as.
a) Todos prometeram
ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.
b) “O homem ao meu lado
acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela”. (Stanislaw Ponte
Preta)
c) Ele trabalhava durante
o dia e estudava à noite.
d) A criança ora cantava,
/ ora se punha a correr pela sala.
e) O lavrador abriu
sulcos. Depositou as sementes.
f) Precisamos preservar a
natureza. Não sobreviveremos.
9. Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma
editora; NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA.”
A oração destacada classifica-se como...
a) subordinada adverbial
final.
b) subordinada adverbial
consecutiva.
c) subordinada adverbial
condicional.
d) coordenada assindética
explicativa.
e) coordenada sindética
conclusiva.
10. No período: “Paredes ficaram
tortas, animais enlouqueceram e as plantas caíram”, temos:
a) Duas orações
coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva.
b) Três subordinadas
substantivas.
c) Três orações
coordenadas.
d) Quatro orações
coordenadas.
e) Uma oração principal e
duas orações subordinadas.
11.
Assinale a alternativa em que a oração em destaque foi incorretamente
analisada:
a)
( ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ.
(Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b)
( ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração
Coordenada Sindética Aditiva)
c)
( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração
Coordenada Assindética)
d)
( ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada
Sindética Explicativa)
e)
( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada
Sindética Aditiva
12) Complete os períodos com orações subordinadas substantivas adequadas e classifique-as:
a)
É necessário _______________________________
b)
Logo notei _______________________________
c) Comentava-se _______________________________
d)
Informo você _______________________________
e) Bastaria _______________________________
f) A
verdade é _______________________________
g) Ela estava ansiosa _______________________________
cade as respostas
ResponderExcluirsem gabarito...
ResponderExcluirMariana e Rafael, o objetivo deste blog inicialmente é atender a um grupo específico de alunos e com uma meta bem definida, a qual seria de correção em sala de aula. Logicamente, o outro público que o acessa acaba, por tabela, solicitando algumas informações como "gabarito”, mas desconhecendo a existência de tal blog. Já que houve duas pessoas que mencionaram a necessidade das respostas, eis que seguem logo abaixo:
ResponderExcluirRESPOSTAS
ResponderExcluir1. Quantas orações há no primeiro período da segunda estrofe?
Pela presença de DOIS VERBOS no primeiro período da 2ª estrofe (SABES e CONHECES), há duas orações.
2. Em relação à estrofe da questão anterior, pergunta-se: quantas orações formam o segundo período? É um período composto por coordenação ou por subordinação? Justifique.
Pelos verbos APROXIMAM e ROUBAM, novamente há 2 orações, que formam um período composto por coordenação, uma vez que apresentam uma relação de independência.
3. No período que vai de "Na segunda noite..." até "e não dizemos nada", existem quantas orações? Classifique o período e cada uma delas.
O período é composto por coordenação, com orações classificadas respectivamente como: coordenada assindética, coordenada assindética, coordenada assindética e coordenada sindética adversativa (a conjunção “E” traz valor semântico de “MAS”).
5. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:
a) Ouviu-se o som da bateria, E os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor, POIS/PORQUE a noite está fria.
c) Quero desculpar-me, MAS não consigo encontrá-los.
Na 2, o período citado, não seria até “e não dizemos dizemos nada” ? Pois os períodos estão sendo limitados por pontos finais ?
Excluir6. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
ResponderExcluira) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) COMPARAÇÃO
7. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) POR ISSO, PORQUE, MAS, PORTANTO, QUE
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
c
Excluirb
Excluir8. Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as.
ResponderExcluira) Todos prometeram ajudar;/ muitos, porém, não cumpriram a promessa.
Oração Coordenada Assindética / Oração Coord. Sindética Adversativa
b) “O homem ao meu lado acende outro cigarro,/ dá uma tragada / e joga-o pela janela”. (Stanislaw Ponte Preta)
Oração Coordenada Assindética / Oração Coordenada Assindética / Oração Coord. Sindética Aditiva
c) Ele trabalhava durante o dia/ e estudava à noite.
Oração Coordenada Assindética / Oração Coord. Sindética Aditiva
d) A criança ora cantava, / ora se punha a correr pela sala.
Oração Coord. Sindética Alternativa / Oração Coord. Sindética Alternativa
e) O lavrador abriu sulcos/ e depositou as sementes.
Oração Coordenada Assindética / Oração Coord. Sindética Aditiva
f) Precisamos preservar a natureza/ ou não sobreviveremos.
Oração Coordenada Assindética / Oração Coord. Sindética Alternativa
9. Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora; NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA.” A oração destacada classifica-se como...
ResponderExcluira) subordinada adverbial final.
b) subordinada adverbial consecutiva.
c) subordinada adverbial condicional.
d) coordenada assindética explicativa.
e) COORDENADA SINDÉTICA CONCLUSIVA.
10. No período: “Paredes ficaram tortas, animais enlouqueceram e as plantas caíram”, temos:
a) Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva.
b) Três subordinadas substantivas.
c) TRÊS ORAÇÕES COORDENADAS.
d) Quatro orações coordenadas.
e) Uma oração principal e duas orações subordinadas.
Resposta
Excluir11. Assinale a alternativa em que a oração em destaque foi incorretamente analisada:
ResponderExcluira) ( X ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b) ( ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
c) ( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)
d) ( ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
e) ( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva
12) Complete os períodos com orações subordinadas substantivas adequadas e classifique-as:
a) É necessário QUE O BRASIL SOFRA MUDANÇAS.
b) Logo notei QUE SUAS DECISÕES ESTÃO EQUIVOCADAS.
c) Comentava-se QUE O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS ESTAVA MUDANDO.
d) Informo você QUE SUA VIDA SERÁ BEM MELHOR A PARTIR DE AGORA.
e) Bastaria QUE ME DISSESSE DE SUA DISPONIBILIDADE.
f) A verdade é QUE NÃO ESTOU INTERESSADA EM SUAS DESCULPAS.
g) Ela estava ansiosa PELO QUE O PATROCÍNIO PODERIA OFERECER.
vdd
ExcluirBoa, obrigado !
ExcluirOI, TUDO BEM? GOSTEI MUITO.
ResponderExcluirPARABÉNS! VOU ACESSAR SEMPRE TÁ.
MUITO OBRIGADO!
Então não entendi o exercício 4. Onde está a oração? Dentro do contexto em que está inserida, como se classifica a oração "conhecendo nosso medo"? Ela é coordenada ou subordinada em relação às outras orações? Que ideia ela exprime? Explique.
ResponderExcluirNeste texto não tem essa parte,mas a oração ''conhecendo nosso medo'' está num período composto por coordenação. Ela não possui termos a classisficando e tem estrutura sintática completa.Ela exprime uma ideia de causa em relação ao contexto em que está inserida.
ExcluirObrigado! Excelente trabalho, me ajudou muito!
ResponderExcluirMuito obrigado!ajudou bastante.otimo trabalho
ResponderExcluir