30 julho, 2014

DESCOMPLICANDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO

A pontuação é importante para a leitura, pois dela depende a compreensão segura do que se pretende comunicar. Ela é o emprego de sinais convencionais que se colocam entre as orações e partes da oração para estabelecer pausas e inflexões da voz (a entonação) na leitura; dar destaque a expressões ou palavras; evitar ambiguidade. 
 As regras de pontuação tornam-se, entretanto, muitas vezes difíceis de explicar, devido às dificuldades que nosso graduando tem em relação à análise sintática. Para mostrar como realmente a pontuação é de suma importância, observe com atenção toda esta postagem, que foi feita para que você não fique aquém de ninguém! Bons estudos!


ATIVIDADE SOBRE SINAIS DE PONTUAÇÃO

Leia o texto a seguir, de Moacyr Scliar, atentando para sua pontuação:


1) O narrador-personagem associa as fases da vida a sete sinais de pontuação e, por meio deles, narra a sua história. Explique essa relação, tomando como base a função de cada sinal de pontuação estudado e o que sabe sobre as fases da vida.

2) (SARG. ERA/98) Assinalar a alternativa que justifica o uso da vírgula nos seguintes trechos, na ordem em que aparecem abaixo: 

I – “... meus senhores, vós podeis dizer comigo...”
II – “... se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em 
 primeiro lugar...”
III – Moisés, que também contou a sua morte, não pôs no intróito...” 
IV – “Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o 
azul como um crepe...”

a) aposto, aposto, expressão explicativa, enumeração; 
b) vocativo, aposto, vocativo, oração adjetiva explicativa; 
c) enumeração, vocativo, expressão explicativa, oração adjetiva explicativa; 
d) vocativo, expressão explicativa, oração adjetiva explicativa, enumeração; 
e) vocativo, aposto, aposto, enumeração. 

3)  Assinale a alternativa em que o texto esteja pontuado corretamente. 

a) Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise. 
b) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise. 
c) Hoje, eu, daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais, análise. 
d) Hoje, eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais análise. 
e) Hoje eu, daria, o mesmo conselho, menos doutrina e mais análise. 

4) Pontue o enunciado abaixo, usando dois-pontos, ponto-e-vírgula e vírgula: 

 Machado de Assis e Castro Alves são importantes nomes da Literatura brasileira o primeiro escreveu romances o segundo poemas. 

5) (F. Objetivo/SP) Quando se trata de trabalho científico (    ) duas coisas devem ser consideradas (   ) uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece (   ) a outra é o valor prático que possa ter. 
a) dois-pontos – ponto-e-vírgula – ponto-e-vírgula 
b) dois-pontos – vírgula – ponto-e-vírgula 
c) vírgula – dois-pontos – ponto-e-vírgula 
d) ponto-e-vírgula – dois-pontos – ponto-e-vírgula 
e) ponto-e-vírgula – vírgula - vírgula 

5 comentários:

  1. Pedro Augusto 8C: Professora Maira,esta atividade me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Marina Cavalcante - 8º ano "d"2 de agosto de 2014 às 11:37

    Olá, professora!
    Ótima postagem. Adorei a atividade, e tirei minha dúvidas.
    Beijos. Até Segunda- feira,
    Marina Cavalcante 8º ano "d"

    ResponderExcluir
  3. QUE BLOG MAGNÍFICO ENCONTREI. PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Comente aí!