16 fevereiro, 2013

UM ÓTIMO EXEMPLO DE "CRÔNICA CANTADA"!

Como o gênero crônica parte dos assuntos do cotidiano, achei por bem compartilhar que uma música pode, sim, ser uma espécie de crônica, pois, se estiver relacionada a fatos verdadeiros e atuais, certamente temos esse misto maravilhoso!
Construção” foi composta por Chico Buarque em 1971, em pleno regime ditatorial brasileiro.
E foi a música que deu título ao disco que mexeu com a cabeça das pessoas. Trata-se de uma crônica sobre a vida e a morte de um trabalhador.
Um dos setores que mais se expandiam com o crescimento econômico era o da construção civil. Operários eram peças de reposição, ganhando pouco e estendendo sua jornada de trabalho com infindáveis horas extras para garantir a compra dos bens materiais que eram anunciados na TV. Acidentes de trabalho eram acontecimentos corriqueiros.
Ao colocar isso em canção, Chico criticou indiretamente o sistema, afinal a situação do operariado era consequência das ações do governo. O personagem anônimo de "Construção" sai de casa, beija a mulher e os filhos e vai para o trabalho. Lá, se anima e ergue uma parede "como se fosse máquina". Faz uma pausa, come qualquer coisa e bebe uma cachaça. Cai do andaime e se estatela no meio da rua, "como um pacote, atrapalhando o tráfego". Informações disponíveis neste site.
"Construção" ainda é referência para entender um período espinhoso da sociedade brasileira. Essa é a marca de um verdadeiro artista. Para ter acesso ao vídeo completo com a música, basta clicar aqui. Caso queira conferi-lo junto com a letra, clique neste link: http://letras.mus.br/chico-buarque/45124/. FICA A DICA! Beijos! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!