15 junho, 2015

RESPONDENDO AO QUESTIONÁRIO DA POSTAGEM ANTERIOR...

Olá, queridos! Confira suas respostas com as que estão logo abaixo. Caso haja dúvidas, pode postá-la! Estou totalmente à disposição! Beijinhos... :)

  • IDENTIFIQUE E CLASSIFIQUE O(S) APOSTO(S):
1. Os Astecas, antigo povo mexicano, foram massacrados pelos espanhóis em 1521.
APOSTO EXPLICATIVO
2. Ele mora em um paraíso: uma praia deserta no litoral de Pernambuco.
APOSTO ENUMERADOR / APOSTO ESPECIFICADOR
3. Todos o ajudaram muito: os amigos, os parentes, os professores.
APOSTO ENUMERADOR
4. O cantor foi aplaudido pelas mulheres, maioria na plateia.
APOSTO EXPLICATIVO
5. Os amigos, os parentes, os professores, todos o ajudaram muito
APOSTO RESUMIDOR
6. Depois de algum tempo, dois ou três minutos, ela voltou a si.
APOSTO EXPLICATIVO
7. A lua, o encanto dos namorados, ilumina toda a praça.
APOSTO COMPARATIVO
8. A sua cefalalgia, essa dor de cabeça, é passageira.
APOSTO EXPLICATIVO
9. Dei um presente à Camila, minha professora.
APOSTO EXPLICATIVO
10. A Lei Áurea foi assinada por Isabel, a redentora.
APOSTO ESPECIFICADOR / APOSTO EXPLICATIVO
11. Para deixar de ser manhoso, só havia um remédio: indiferença.
APOSTO ENUMERADOR
12. A avenida Anita Garibaldi é muito movimentada.
APOSTO ESPECIFICADOR
13. Anderson e Leandro são amigos: este é um baiano divertido, aquele, carioca.
APOSTO DISTRIBUTIVO
14. Ela se foi para São Paulo, a melhor de suas decisões.
APOSTO ORACIONAL

  • LOCALIZE TODOS OS VOCATIVOS NO POEMA ABAIXO E JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA. EM SEGUIDA, OBSERVE SE OS VOCATIVOS FORAM PONTUADOS CORRETAMENTE. CASO NÃO, CORRIJA-O(S):

R - O único trecho em que o eu lírico fala DIRETAMENTE com alguém é "Maria, o meu amor é sempre o mesmo..."

BONS ESTUDOS E UMA EXCELENTE AVALIAÇÃO! 

10 junho, 2015

ATIVIDADE OBJETIVA SOBRE APOSTO E VOCATIVO

Meus amores, tentem responder às questões a seguir. Apesar de nossas atividades e nossa avaliação não terem a "cara" dessa atividade, alguns alunos a pediram, a fim de que pudéssemos exercitar a classificação de aposto e a identificação do vocativo.


  • IDENTIFIQUE E CLASSIFIQUE O(S) APOSTO(S):
1. Os Astecas, antigo povo mexicano, foram massacrados pelos espanhóis em 1521.
2. Ele mora em um paraíso: uma praia deserta no litoral de Pernambuco.
3. Todos o ajudaram muito: os amigos, os parentes, os professores.
4. O cantor foi aplaudido pelas mulheres, maioria na plateia.
5. Os amigos, os parentes, os professores, todos o ajudaram muito
6. Depois de algum tempo, dois ou três minutos, ela voltou a si.
7. A lua, o encanto dos namorados, ilumina toda a praça.
8. A sua cefalalgia, essa dor de cabeça, é passageira.
9. Dei um presente à Camila, minha professora.
10. A Lei Áurea foi assinada por Isabel, a redentora.
11. Para deixar de ser manhoso, só havia um remédio: indiferença.
12. A avenida Anita Garibaldi é muito movimentada.
13. Anderson e Leandro são amigos: este é um baiano divertido, aquele, carioca.
14. Ela se foi para São Paulo, a melhor de suas decisões.

  • LOCALIZE TODOS OS VOCATIVOS NO POEMA ABAIXO E JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA. EM SEGUIDA, OBSERVE SE OS VOCATIVOS FORAM PONTUADOS CORRETAMENTE. CASO NÃO, CORRIJA-O(S):

BONS ESTUDOS!

PARA COMPLEMENTAR NOSSOS ESTUDOS... APOSTO E VOCATIVO EM VÍDEO

Bom dia, boa tarde, boa noite, meus queridos!

Para atender à solicitação de alguns alunos, que pediram por uns vídeos para esclarecessem os conteúdos APOSTO e VOCATIVO, eis logo abaixo um que consegue resumir os dois assuntos em apenas um vídeo-aula! Tenho certeza de que vão julgá-lo muito interessante! Portanto, não perca tempo e vá logo clicando no link. Caso ainda identifiquem algumas dúvidas, caso queiram, registrem-nas no espaço reservado para isso, vocês serão respondidos o mais rápido possível!




08 junho, 2015

ATIVIDADE SOBRE APOSTO E VOCATIVO

Recado ao Senhor 903


“Vizinho
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente1 reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado2 com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito3 e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos4 ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22h às 7h, pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109, que o levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha, na sala 305.
Nossa vida vizinho está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘São três horas da manhã e ouvi música em tua casa vizinho. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.
E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho, entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”

(Rubem Braga. "Para gostar de ler". São Paulo: Ática, 1991)

ANALISANDO O TEXTO:

1.   Por que a pessoa que morava no 903 reclamava de seu vizinho?

2.   O que significa mudar o comportamento para um “manso lago azul”?

3.   Você concorda que a vida das pessoas “está toda numerada”? Justifique sua resposta.

4.   Se a resposta da questão anterior foi “sim”, cite alguns exemplos do cotidiano em que isso acontece.

5.   Você acha que é comum uma pessoa escrever um recado como o que acabamos de ler ao seu vizinho? Explique.

6.   Ao longo do texto, é possível perceber palavras que foram destacadas. Marque uma alternativa que melhor substitui o termo grifado, obedecendo à ordem em que aparecem, quanto ao sentido produzido e dentro do contexto da frase:

1. (     ) velha  (     ) forte  (     ) estranha  (     ) mentirosa
2. (     ) solitário (     ) triste (     ) isolado  (     ) decepcionado
3. (     ) implícito  (     ) externo  (     ) claro  (     ) severo
4. (     ) rugimos  (     ) quebramos  (     ) fazemos vento (     ) balançamos

7.   Na parte sublinhada, há um sinal de pontuação que pode ser substituído por um termo de igual valor, isto é, que não altera o sentido da frase. Qual seria ele?

Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis (...)

8.   Leia com atenção o fragmento:
Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor.
   Sobre ele, responda:

a)  O que indicam tantos números?

b)  Por que foram dadas tantas “coordenadas” pelo vizinho?

c)  Há 2 partes dos fragmentos que foram sublinhadas. Qual a função que desempenham?
d)  Sendo assim, qual a função sintática do que está sublinhado?

9.   Quatro trechos foram transcritos abaixo:

1
“Vizinho
Quem fala aqui é o homem do 1003. (...)”
2
“(...) Nossa vida vizinho está toda numerada (...)”
3
“(...) São três horas da manhã e ouvi música em tua casa vizinho (...)”
4
“(...) E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. (...)”

a)  Qual a função da palavra “vizinho”?
b)  Qual a sua função sintática?
c)  Sendo assim, qual a o problema de escrita presente em torno dessa palavra?
d)  Corrija onde estiver com problemas.

O VOCATIVO E O USO (OBRIGATÓRIO!) DA PONTUAÇÃO

Olá, queridos!!!

Opa! Acabei de usar um vocativo logo acima... Você percebeu? Foi quando usei um termo para me referir a vocês, que estão lendo agora esta postagem. "Olá, queridos!"

O VOCATIVO é usado numa situação de comunicação, quando o falante se dirige ao ouvinte, ou seja, quando quem fala chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem está falando, sendo assim um chamamento, uma invocação, um apelo.

É utilizado no discurso direto, apresentando frequentemente uma entoação apelativa e exclamativa. Deve ser destacado OBRIGATORIAMENTE com vírgulas ou com outro sinal que pontuação que transmita esse destaque, como ponto de exclamação ou reticências. Pode vir acompanhado de interjeições de apelo, sendo a interjeição ó a mais utilizada pelos falantes.

Pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, mas não possui qualquer relação sintática com os outros termos da oração, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado. Por esse motivo, apesar de fazer parte da sintaxe, não pode ser considerado nem como termo essencial, nem como integrante, nem acessório!

Alguns exemplos de vocativo:

FILHO, estou aqui te esperando!
Ó PEDRO, você pode parar com esse barulho todo?
Espera, MEU AMOR, que eu estou chegando!
Venha, FELIPE, está na hora de dormir.
Não coma tão depressa, MENINA!
Você viu a confusão no recreio, PROFESSORA?
Ah, FILHA! Que birra desnecessária!
CRIANÇAS!
RODRIGO!
E aí, CARA, beleza?

OBSERVAÇÃO: Não confundir vocativo com aposto!

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CHEQUE SEUS CONHECIMENTOS, IDENTIFICANDO O VOCATIVO EM CADA TEXTO HUMORÍSTICO:






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QUAL O PROBLEMA DE ESCRITA PRESENTE NA PÁGINA PRINCIPAL DO JORNAL ABAIXO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

O APOSTO E SEUS TIPOS

Queridos alunos, estamos finalizando mais uma etapa do conhecimento de nosso idioma, a saber, o termo acessório da sintaxe que tem por objetivo explicar, esclarecer, desenvolver, detalhar, enumerar, especificar, resumir, comparar  outro termo. Trata-se do APOSTO. Dessa forma, ele permite o enriquecimento textual, fornecendo informações novas sobre os termos da oração.

Eis alguns exemplos:
  • Luís de Camões, importante poeta português, escreveu poemas sobre os descobrimentos portugueses.
  • Aquelas duas meninas – a Camila e a Tatiana – ficaram ajudando no fim da festa.
  • Visitei a cidade de Salvador e adorei!
  • Apenas tenho um único objetivo de vida: ser muito feliz!

CLASSIFICAÇÃO: TIPOS DE APOSTO


* Aposto explicativo: serve para explicar ou esclarecer um termo da oração. Na frase, aparece destacado por vírgulas, parênteses ou travessões.

Mara, A MELHOR ALUNA DA TURMA, passou de ano com notas altíssimas.
D. Alice, A VIZINHA DO TERCEIRO ANDAR, está vendendo seu apartamento.

Aposto enumerativo / enumerador: serve para enumerar partes constituintes de um termo da oração. Na frase, aparece separado por dois pontos ou travessão e vírgulas.

Já viajei por vários países: BRASIL, ARGENTINA, COLÔMBIA, EQUADOR E MÉXICO.
Em nossos funcionários, valorizamos principalmente três características: DEDICAÇÃO, HONESTIDADE E PERSISTÊNCIA.

Aposto especificativo / especificador: serve para especificar ou individualizar um termo genérico da oração. Na frase, não se encontra destacado por sinais de pontuação, estando ligado diretamente ao termo que especifica ou através de uma preposição. Apostos especificativos são maioritariamente nomes próprios.

A rua NOSSA SENHORA DE COPACABANA é a próxima.
O escritor CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE foi homenageado em nossa escola.

Aposto recapitulativo ou resumidor: serve para resumir numa só palavra vários termos da oração.

Prosperidade, segurança e alegria, ISSO é o que eu quero para minha família.
Doces, salgados, bebidas e enfeites, TUDO preparado para a festa.

Aposto distributivo: serve para distribuir informações de forma separada de termos da oração.

Ambos são bons alunos, UM NO PORTUGUÊS E O OUTRO NA MATEMÁTICA.
Meus filhos são diferentes: ESTE É LOURO, AQUELE É MORENO.

Aposto comparativo: serve para comparar um termo da oração com alguma coisa. Na frase, aparece destacado entre vírgulas e é usada uma forma figurada para se referir ao termo anterior.

Os olhos do gato, FARÓIS NA ESCURIDÃO, percorriam a mata à procura de alimento.
A criança, UM PEQUENO GENERAL, mandava na mãe e no pai.

Aposto de oração ou oracional: quando uma oração apresenta valor apositivo e se refere a toda a ideia da oração anterior.

Maria não soube responder nem a metade das perguntas, SINAL DE FRACO ESTUDO E PREPARAÇÃO.
Pedro disse que não quer mais trabalhar, FATO QUE ME DEIXOU UM POUCO PREOCUPADA.


Espero que tenham tido sucesso nesse estudo! Sua atividade é colocar aqui o que você entendeu / não entendeu... Caso tenha alguma frase para a gente responder junto, pode postar aqui, porque analisaremos juntos, ok? Beijos!!!