20 fevereiro, 2014

TIPOS DE SUJEITO, DE PREDICADO E TRANSITIVIDADE VERBAL

Olá, alunos amados!!!

Como estamos em momento de prova, que tal nos avaliarmos à medida que assistimos a estes vídeos? Eles falam sobre o que o título da minha postagem diz, e tenho certeza de que será de muita valia! Clique nos links, ok?

Beijos a todos e uma excelente avaliação!!!

TIPOS DE SUJEITO





PREDICAÇÃO (OU TRANSITIVIDADE VERBAL)





TIPOS DE PREDICADO





CRÔNICA: QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE?

crônica é um gênero textual muito rico e pode assumir diversos caracteres, a depender de sua finalidade, conteúdo e estrutura. Podemos encontrar crônicas que são, na sua essência, narrativas, outras líricas ou poéticas, reflexivas, metalinguísticas (pois "se usam" para falar sobre o criar a própria crônica ou sobre o ato de escrever), podem ser essencialmente humorísticas, dissertativas, descritivas, jornalísticas, históricas, narrativo-descritivas, entre outros tipos.
Apresentando um discurso entre o ligeiro e o polêmico, tem origem jornalística, pois está totalmente atrelada aos fatos do cotidiano e se aproveita deles para ser construída.
• É uma narração curta;
• Descreve fatos da vida cotidiana;
• Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;
• Possui personagens comuns e são em pouca quantidade;
• Segue um tempo cronológico determinado;
• Faz uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens - a linguagem é simples e informal na sua maioria;
• Possui sensibilidade e a visão do cronista sobre a realidade;
• Usa o fato como meio ou pretexto para o artista exercer seu estilo e criatividade;
• Tem leveza nas palavras;
• Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada;
• Faz uso de humor e ironia para o leitor descontrair e principalmente para criticar algum aspecto relacionado à sociedade.
Alguns cronistas (veteranos e mais recentes) são: Fernando Sabino, Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Ernesto Baggio, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Max Gehringer, Moacyr Scliar, Arnaldo Jabor, dentre outros.
LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO é um dos grandes expoentes dessa modalidade. Vários dos trabalhos que publicou na imprensa apresentam personagens e situações ficcionais próprias do gênero narrativo.
• "Comédias para se Ler na Escola", Luiz Fernando Veríssimo, Editora Objetiva.
• "Para Gostar de Ler: Crônicas", Vários autores (volumes 5 e 7), Editora Ática.
• "Sobre a Crônica", Ivan Ângelo, Revista Veja São Paulo, 25 de abril de 2007.
Portanto, querido aluno, se tiver dificuldade em ler ou não souber por onde começar a ler, iniciar pelo gênero crônica é um ótima pedida! Bom apetite e saboreie-a com muito amor! Beijinhos!

01 fevereiro, 2014

O TEMA É HUMOR!


Alunos do 8º ano, você precisa ficar conectado ao tema da vez! Iremos discutir neste bimestre sobre HUMOR e tentaremos chegar a conclusões sensatas em relação aos seguintes questionamentos: "Existe o bom e o mau do humor?"; "Tudo é permitido dentro do humor?"; "Deve haver limites no fazer humor"?; "Como os próprios humorísticas veem essa questão?"; "Como a sociedade vê?"; "Como os outros países veem esta situação?"; "O que seria a liberdade de expressão e até onde ela vai?". As perguntas citadas e muitas outras serão motivo de muita discussão e análise, tendo em vista que o assunto não é tão óbvio quanto pode parecer para alguns...

Recentemente fiquei muito feliz quando soube que o tema da redação do vestibular da UFRGS de 2013 abordou sobre O PAPEL E OS LIMITES DO HUMOR NA SOCIEDADE:


"A prova de redação do Vestibular 2013 [...] requereu dos estudantes observar as manifestações de humor cada vez mais comuns nos meios de comunicação, na internet, nas casas de teatro, e em tantas outras situações, responsáveis por gerar na sociedade as reações mais diversas. [...] 
A proposta da redação foi provocar a análise das várias vertentes que contemplam o tema, observando se as expressões de humor de jornalistas, escritores e comediantes, que repousam sob o manto da liberdade de expressão, não estariam, contudo, aproveitando-se do exercício desse direito para cometer excessos. Questionou-se também se seria possível provocar o riso sem incomodar, já que o humor se constrói a partir de um olhar crítico sobre o comportamento humano."

Estão vendo como é necessário estar antenado frente aos acontecimentos atuais e polêmicos? Entretanto, para falar com propriedade a respeito de qualquer assunto, é mais que urgente que cada um SAIBA DO QUE ESTÁ FALANDO, para não cometer gafes nem acrescentar / suprimir informações, não é mesmo? E para que a vergonha não aconteça, a dica é: ATUALIZE-SE! INFORME-SE! LEIA! ASSISTA A PROGRAMAS CONSTRUTIVOS E INFORMATIVOS, e assim esse resultado será alcançado, tenho certeza!


Tendo total sintonia com o que acebei de colocar com essa postagem, mais uma vez cito o paradidático "Qual é a graça: O bom e o mau do humor", que nos ajudará bastante! Vá além... leia um livro!


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


CONTEÚDO 1: "O QUE É TEXTO?" e "LINGUAGENS VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA"

Olá, alunos queridos! Sejam mais uma vez bem-vindos a este lugar só nosso, que nos ajudará e muito na construção de conhecimento, na discussão de temas importantes e no momento de tirar algumas possíveis dúvidas quanto aos estudos que estamos fazendo. E o que começamos a fazer nesses dias iniciais já foi bem produtivo: estudamos O QUE É TEXTO?, após vocês mesmos terem escrito em casa, com suas palavras, qual a concepção de texto. Observe logo abaixo a imagem, cuja palavra que mais chama atenção é justamente "texto":


O que é interessante na imagem é que as maiores palavras são aquelas que correspondem à melhor definição e análise do que vem a ser "texto": "qualquer unidade comunicativa"; "sentido". Infelizmente há alguns livros e sites (EXEMPLO: http://www.significados.com.br/texto/) que não trazem essa compreensão mais ampla, mais abrangente, o que nos comprova que nem tudo o que está na internet é bom, e por isso a necessidade de "garimpar", de pesquisar com bastante criticidade as informações.  
Ainda falando sobre a imagem e de acordo com o que é afirmado por meio dela, TUDO AQUILO QUE COMUNICAR ALGUMA MENSAGEM, ALGUMA IDEIA pode ser considerado TEXTO, não importando a forma como esse texto se apresenta, seja por meio de linguagem VERBAL (quando faz uso de palavras, na escrita ou na fala), NÃO VERBAL (uso apenas de imagens, gestos, símbolos) ou MISTA (as duas primeiras linguagens ao mesmo tempo). Para maiores informações sobre esses tipos de linguagem, acesse o site
http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/, e alguns exemplos podem ser citados:

TEXTO 1 - Linguagem verbal


TEXTO 2 - Linguagem não verbal



TEXTO 3 - Linguagem mista


Como vocês podem perceber, todos os textos conseguem comunicar uma mensagem, e esse deve ser nosso referencial, ok? Recomendo um excelente site (http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/o-que-e-um-texto.html) que servirá como mais um reforço para tudo o que já foi dito. Vale muito a pena conferir tais informações.

Finalizando, ao se deparar com qualquer gênero textual, para fazer sua análise, sua interpretação, é interessante fazer 4 perguntas ao texto:


Identificadas as respostas para estas perguntas, já temos meio caminho andado para obtermos a melhor interpretação do texto em questão. Beijão e até breve, com mais uma postagem relevante para vocês!

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO - COMO MANDAR BEM EM LÍNGUA PORTUGUESA

Queridos alunos, a reunião hoje foi proveitosa demais!!! Achava linda a preocupação e a atenção dos pais e/ou responsáveis quando vinham a mim já perguntando o que poderiam fazer para ajudá-los neste ano. Da mesma forma, atentamente, escutavam o que me propus a falar, especialmente no que diz respeito a dicas para estudo e quanto ao que vamos fazer especificamente em Português, em 2014. Confira a lista a seguir, que só vai ajudá-lo(a) para se organizar nos estudos e ter (ou buscar) um resultado simplesmente EXTRAORDINÁRIO:


Vale lembrar que precisaremos  colocar em prática também atividades de leitura (como as que irei enviar para seu email pessoal e o da turma toda sexta-feira / sábado, uso deste blog para aprofundar seus estudos e se atualizar, bem como a leitura dos paradidáticos). E por falar em paradidáticos, eis aqui o 1º deles, para que a gente comece a discutir o tema do bimestre, que é o HUMOR:


Quem já tiver este livro, não perca tempo!!! Vá logo lendo, porque poderá ajudar de maneira bastante efetiva nos momentos de discussão e aprofundamento do tema. Outro livro que será usado é o "Navegando em mares conhecidos", que servirá para o nosso projeto interdisciplinar. Beijos e até segunda!!!