09 setembro, 2012
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO: COM A PALAVRA, O ALUNO
Já faz algum tempo que recebi da aluna Maria Clara Tenório, do 8º ano D, um texto (que mais parecia um desabafo) sobre o que havíamos começado de discutir em sala - preconceito e discriminação.
Sabemos que os tipos são os mais variados e se manifestam de diversas formas também, mas ainda assim no Brasil esse assunto é muito velado, como se não existisse... Combatemos isso por vezes até em classe, no mesmo momento em que estamos falando sobre o tema! Por esse motivo, estou postando aqui o que a aluna citada escreveu e me entregou à parte, para que eu visse suas ideias, que foram muito bem entendidas por mim, porque concordo com ela completamente! Obrigada, Maria Clara, por abrilhantar nosso blog com tão nobres palavras! E você, aluno, que está lendo esse post agora, fique à vontade para me entregar possíveis materiais relevantes para serem colocados aqui, ao acesso de todos!
Imagem disponível neste link.
De nada Maira, disponha sempre!! Achei muito bom que você tenha publicado sobre DISCRIMINAÇÃO e PRECONCEITO. Só assim algumas pessoas se "tocam" que é uma idiotisse discriminar alguem. Que isso muitas vezes é um crime. Tenho certeza que muitas pessoas, por mais que não queram ou nao percebam, discriminam as pessoas. E muitas vezes é em uma 'brincadeira' que isso ocorre. ://
ResponderExcluirÉ "idiotice" mesmo! E esse "alguém" pode estar ao nosso lado, em qualquer lugar... Já falamos em sala que, no final das contas, todo mundo é preconceituoso, mais ou menos, dependendo que quanto "exercício" ela faz para se purificar da desgraça que é ter um conceito prévio de uma pessoa sem conhecê-la... Beijos, Clarinha!
ResponderExcluir