18 outubro, 2018

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causal, comparativa, concessiva, condicional, conformativa, consecutiva, final, proporcional ou temporal.



Como proposta de vídeo-aula, aqui vai a sugestão de mais um feito pela profa. Letícia, cuja metodologia geralmente atende a todos quantos dela precisam.


AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E SEU CONECTIVO: OS PRONOMES RELATIVOS

Olá, pessoal!
Temos estudado o Período Composto por Subordinação já faz um tempinho, não é mesmo? Pois bem! Além das dicas fornecidas pelo módulo, pela folha preparada e pelas anotações no caderno, seguem logo abaixo mais outras dicas, para que sejam tiradas todas e quaisquer dúvidas sobre este conteúdo. Caso elas ainda permaneçam, pode usar o mesmo canal de comunicação e envie suas perguntas para este blog. Um beijão! Aaaaaah! O vídeo lá no final da postagem vai ser de grande valor para uma análise mais "mastigada" sobre as ORAÇÕES ADJETIVAS e os PRONOMES RELATIVOS. Não deixe de assistir a ele!! 
(ATENÇÃO! CLIQUE NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO)
O quadro a seguir traz a classificação dos pronomes relativos por meio de um tabela, 
que os distingue:





02 setembro, 2018

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Olá, pessoal!

Temos estudado o Período Composto por Subordinação já faz um tempinho, não é mesmo? Pois bem! Além das dicas fornecidas pelo módulo, pela folha preparada e pelas anotações no caderno, seguem logo abaixo mais outras dicas, para que sejam tiradas todas as dúvidas sobre este conteúdo. Caso elas ainda permaneçam, pode usar o mesmo canal de comunicação e envie suas perguntas para este blog. Um beijão! Aaaaaah! O vídeo lá no final da postagem vai ser de grande valor para uma análise mais "mastigada" sobre as ORAÇÕES ADJETIVAS e os PRONOMES RELATIVOS. Não deixe de assistir a ele!! 
(ATENÇÃO! CLIQUE NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO)
O quadro a seguir traz a classificação dos pronomes relativos por meio de um tabela, 
que os distingue:





ESQUEMA DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Oi, gentee!

Seguem logo abaixo algumas imagens com esquemas que certamente ajudarão você a se organizar mentalmente sobre os tipos de Substantivas (clique na imagem para uma melhor visualização). Caso dúvidas permaneçam, pode usar o espaço deste blog, os comentários, e certamente entrarei em contato rapidinho! Bons estudos!

VÍDEO IMPORTANTE! ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS


Bom dia, boa tarde, boa noite!

Mais uma vez quero compartilhar coisa boa, informações legais que estão contidas em mais um vídeo do Canal Curso On Line Gratuito, o qual se aterá a falar sobre a relação de subordinação num período e as Orações Subordinadas Substantivas. Estudem muuuuuuito, aproveitem as dicas do link abaixo:


Beijoooos!!!

05 agosto, 2018

"POIS" CONCLUSIVO x "POIS" EXPLICATIVO


Olá, meninos e meninas!

A postagem de hoje diz respeito a um dos usos mais questionados quando se estuda sobre o Período Composto por Coordenação: o caso do POIS. De uma maneira geral, a conjunção POIS tem valor semântico explicativo, ligando orações independentes sintaticamente. Entretanto, a depender do contexto, pode assumir um caráter conclusivo, como veremos mais à frente. 

Algumas dicas podem ser listadas para fazer essa diferenciação:
1) O conectivo POIS (explicativo) vem ANTES do verbo / locução verbal da oração da qual o POIS faz parte;

2) O valor semântico explicativo é estabelecido por um POIS antecedido por apenas 1 vírgula;

3) O conectivo POIS (conclusivo) vem DEPOIS do verbo / locução verbal da oração da qual o POIS faz parte;

4) O valor semântico explicativo é estabelecido por um POIS intercalado por 2 vírgulas.


ALÉM DISSO...

  • CONJUNÇÃO CONCLUSIVA -Transmite uma ideia de conclusão, sendo sinônima de:
* LOGO
* PORTANTO
* POR ISSO

Como o livro já chegou dos Correios, podemos, POIS, começar a lê-lo.
Agora que você já o leu, devo, POIS, fazer perguntas a você.

  • CONJUNÇÃO EXPLICATIVA - Transmite uma ideia de explicação, sendo sinônima de:
* PORQUE
* QUE 

Posso começar a lhe fazer perguntas, POIS o livro já chegou dos Correios.
Vou fazer perguntas a você, POIS já leu o livro.





O vídeo a seguir é bem interessante e consegue resumir o que este post faz. Bons estudos!!!


ORAÇÕES COORDENADAS EM TEXTOS

Olá, queridos!

Seguem os slides vistos em sala nesta semana. Aproveite o momento para revisar!

(Para uma melhor visualização, CLIQUE nas imagens):

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO (Orações Coordenadas) E PERÍODO COMP. POR SUBORDINAÇÃO


Olá, queridos!!! Estamos de volta com muitas novidades, vocês não perdem por esperar... A de hoje é uma sequência de informações e dicas interessantes para revisar e se preparar ainda mais para nossas avaliações mensais (para uma melhor visualização, clique nas imagens). Grande beijo! :)


Como nosso foco por enquanto é o Período Composto por Coordenação, deixemos a classificação de Subordinação para outra postagem, ok?

 



Segue também abaixo o link de um vídeo bem legal da Profa. Letícia, que vai falar sobre a diferença entre o Período Composto por Coordenação e por Subordinação, focando na classificação das Orações Coordenadas. 



Tomem nota das informações mais legais, assim como das dúvidas. Aaaah! E não se esqueçam de levá-las para a sala, a fim de que as tiremos todas, ok? Bons estudos!   :)

INFORMAÇÕES DO TRABALHO DAS CRÔNICAS



O 3º bimestre terá como paradidático uma seleção de crônicas do escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco. Muita atenção às instruções do trabalho!

       O paradidático precisa ser lido por completo, assim como o trabalho deve ser feito na íntegra, para um melhor aproveitamento. Ele valerá uma 3ª nota, a ser somada com as demais (mensal e cumulativa), e cujo resultado deve ser dividido por três, para compor a média;

       A produção do trabalho é a próprio punho, de lápis ou caneta (exceto vermelha/ rosa), em papel A4 ou OFÍCIO, portanto não se pode digitá-lo. Caso queira digitar a tabela (conforme é mostrado no modelo abaixo), não há problema de fazê-lo, entretanto o conteúdo deve ser produzido à mão. A fim de conservar o trabalho e entregá-lo de forma organizada, uma sugestão é encaderná-lo ou colocá-lo em uma pasta;

TÍTULO
RESUMO
GÊNERO
TRANSPOSIÇÃO DE GÊNERO

1


Filho pai

A crônica fala sobre...
(de 3 a 5 linhas)

(Escolher)



(Transformação desta crônica em um dos gêneros fornecidos, fazendo uso da mesma discussão (do mesmo tema) da crônica 1

2

Merlin e Shiva


...

...

...


       No último campo da tabela, “Transposição de gênero”, o aluno precisa transformar a referida crônica em um texto NÃO-EXISTENTE (logo, deverá ser CRIADO um texto novo), fazendo a mudança no gênero textual (por exemplo: de crônica para uma conto de terror), a ser escolhido pelo aluno, dentre os que serão disponibilizados logo abaixo. É importante atender à estrutura do gênero selecionado, portanto é imprescindível pesquisar, em sites ou livros, sobre tal estrutura;

        ATENÇÃO! Ao escolher um determinado gênero para fazer a transformação, não se pode repeti-lo para outra crônica. Na hora de produzir, o gênero precisa ser transformado, mas o TEMA NÃO;

       A entrega do trabalho deve ser feita na semana POSTERIOR à prova cumulativa, numa segunda-feira (17/09), não podendo ser prorrogado o prazo. Em caso de doença, o assunto será tratado juntamente com o SOE. Passando da data estabelecida, a produção não poderá mais valer de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), mas sim até no máximo a metade;

       A cada 1 ou 2 crônicas lidas, é interessante ir atualizando o trabalho;

       Para a obtenção da nota, serão avaliados os quesitos: obediência ao modelo do trabalho, conteúdo, organização, letra legível, ortografia, acentuação, concordância, coerência, coesão e criatividade;

       O trabalho é individual, portanto é terminantemente PROIBIDA a produção desta atividade em duplas, trios, etc.. Em caso de isso acontecer ou haver plágio (cópia) parcial ou total do que for produzido por outra pessoa (ou por alguma revista, site, jornal, etc.), a nota será 0,0 (zero);

       Caso o aluno não o faça por completo, a nota será proporcional ao que tiver sido feito;

       Observação: Os textos criados a partir das crônicas sobre TECNOLOGIA que forem destaque serão contemplados e veiculados em um blog específico para a sua exposição.

GÊNEROS TEXTUAIS (Não precisa seguir esta ordem) - CLIQUE NA IMAGEM