31 maio, 2013
INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: CONSUMISMO X CONSUMERISMO
Olá, alunos! Seguem exemplos de gêneros textuais variados para que a gente fique fera na interpretação!
12 maio, 2013
E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO EM SALA DE AULA SOBRE PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS...
Oi, queridos! Achei muito interessante esta matéria que saiu recentemente no jornal A Folha de S. Paulo:
Não é interessante que esse assunto tenha vindo à baila logo após termos tido uma discussão tão positiva nas nossas aulas? Vejamos o que diz a matéria, que vocês podem conferir pelo site http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1276490-coca-cola-se-compromete-a-nao-fazer-mais-propagandas-para-criancas.shtml:
"A Coca-Cola anunciou que não vai mais fazer propagandas direcionadas a crianças menores de 12 anos. A medida faz parte de um plano de combate à obesidade lançado pela empresa.O comunicado, que vale em todos os países em que a companhia atua, foi divulgado na última quarta-feira (8), data em que a Coca-Cola Company completou 127 anos.De acordo com sua nova política de marketing, a empresa não fará anúncios em veículos de comunicação voltados ao público infantil ou que tenham mais de 35% da audiência formada por menores de 12 anos.Outra medida prevê que crianças abaixo dessa idade não aparecerão consumindo produtos em comerciais da marca sem a presença de um adulto.A companhia também se comprometeu a somente usar em seus anúncios imagens de modelos fotográficos maiores de 12 anos.Segundo o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, a marca não fará ações de marketing em escolas."Esperamos que essa mensagem seja um fator positivo na visão dos consumidores e que outras empresas também assumam publicamente compromissos similares", diz Simões.
OBESIDADEO plano de combate à obesidade da Coca-Cola também prevê que os rótulos de seus produtos sejam reformulados para fornecer informações nutricionais e calóricas na frente da embalagem de cada bebida.A empresa informou que projeta vender bebidas de baixa caloria ou sem em todos os mercados em que atua e incentivar consumidores a participarem de programas de saúde física. Atualmente, produtos da Coca-Cola estão presentes em mais de 200 países."A obesidade é o problema de saúde mais desafiador, que afeta praticamente todas as famílias e populações", afirma Muhtar Kent, diretor e CEO da Coca-Cola Company, em nota.O refrigerante Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em mais de US$ 77 bilhões, segundo o relatório da Interbrands. Além da bebida que é seu carro-chefe, a Coca-Cola Company conta com mais de 500 marcas em seu portfólio."
09 maio, 2013
NOVOS ACESSOS NO NOSSO BLOG - ESTAMOS BEM, ESTAMOS BEM! :P
Olá, alunos, só para mostrar a comprovação de que nosso blog tem sido de grande utilidade não só para nós, mas também para internautas de outras nacionalidades (talvez estudantes de nosso idioma ou brasileiros que estão fora), eis aí uns printscreens para que vejam os dados mais recentes dos acessos: (CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA ABRI-LA)
Essas visualizações aconteceram neste último mês. Não é legal? :)
RESPOSTAS DA ATIVIDADE SOBRE TIPOS E TRANSFORMAÇÃO DE DISCURSOS
Olá, alunos! As respostas aqui contidas servem unicamente para simples conferência com a atividade feita previamente no caderno. Caso não tenha conseguido fazer alguma questão ou esteja com dúvida em alguma resposta, faça suas anotações no caderno, a fim de que possamos amanhã focar nas dúvidas, ok?
1) OBSERVE OS QUADRINHOS A SEGUIR. O QUE AS PERSONAGENS PODEM ESTAR DIZENDO? INVENTE FALAS COERENTES COM A SITUAÇÃO DO TEXTO NÃO-VERBAL, EMPREGANDO O DISCURSO DIRETO.
RESPOSTA - Como se trata de um texto de que se espera a criação de uma história, e isso é pessoal, essa é só uma sugestão:
Um policial, ao avistar um motociclista, fez sinal para que parasse e, abordando-o, falou:
- Bom dia, senhor. Pode me mostrar a sua habilitação?
Prontamente, após entregá-la ao policial, o sujeito ficou esperando pela liberação. Não satisfeito, o policial voltou a questioná-lo:
- Senhor, aqui na sua carteira consta que precisa de óculos para conduzir sua moto. Cadê seus óculos?
Para demonstrar o que estava prestes a falar, colocou seu dedo à frente do parabrisa da moto, dizendo:
- Estão aqui.
2) AGORA, PASSE SUA HISTÓRIA PARA O DISCURSO INDIRETO, FAZENDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS, DE ACORDO COM A TABELA A SEGUIR:
RESPOSTA - Tomando como base a história criada acima, tem-se:
Um policial, ao avistar um motociclista, fez sinal para que parasse e, abordando-o com educação, perguntou se o homem podia lhe mostrar a habilitação, após lhe dar bom dia.
Prontamente, após entregá-la ao policial, o sujeito ficou esperando pela liberação. Não satisfeito, o policial voltou a questioná-lo, falando que lá na carteira dele constava que precisava de óculos para conduzir sua moto. Em seguida, perguntou onde estavam seus óculos.
Para demonstrar o que estava prestes a falar, colocou seu dedo à frente do parabrisa da moto, dizendo que estavam lá (perto deles).
3) ATENÇÃO AO TEXTO ABAIXO. LEIA-O E EM SEGUIDA MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
RESPOSTA - Letra A
A oração destacada na alternativa A tem ideia de causa, sim, que pode ser desenvolvida em “por não poder mais procurar alimento por sua própria conta”.
4) IDENTIFIQUE QUAL O TIPO DE DISCURSO PRESENTE NOS TEXTOS E DEPOIS FAÇA A SUA TRANSFORMAÇÃO PARA O OUTRO TIPO DE DISCURSO:
RESPOSTA - Primeiro a classificação; depois, a transformação.
a) Discurso direto
b) Discurso indireto
c) Discurso direto
d) Discurso indireto
a) Eu, ansioso de comunicação, disse-lhes sobre o crepúsculo que havia / tinha feito / fizera naquele dia. Uma delas respondeu que não tinham reparado em nada e que estavam ali esperando Cezimbra.
b) A certo ponto da conversação, Glória me disse:
- Desejo muito conhecer Carlota. Por que você não a trouxe (consigo)?
c) Dona Abigail sentou-se na cama, sobressaltada, acordou o marido e disse-lhe que tinha sonhado que ia / iria faltar feijão.
d) No noivado da sua caçula Maria Aparecida, só por brincadeira, a mãe pediu a uma cigana muito famosa no bairro:
- Deite as cartas e leia meu futuro.
A mulher embaralhou as cartas encardidas, espalhou tudo na mesa e avisou:
- Se você for no próximo domingo à estação rodoviária, verá chegar um homem que irá mudar por completo sua vida (...).
ESPERO QUE TENHAM ACERTADO TUDO! :)
Beijos e até amanhã!
08 maio, 2013
INICIANDO MAIS UM PARADIDÁTICO: O PREÇO DO CONSUMO, de Ivan Jaff
"O preço do consumo" é um convite à reflexão sobre o relacionamento do jovem com o mundo e a convivência entre as pessoas. Certamente você, meu aluno, minha aluna, não será o(a) mesmo(a) depois que ler este livro, porque ele traz consigo tanto a narrativa, que é uma ficção envolvente, quanto textos informativos que farão de você uma pessoa mais conhecedora da realidade e, espero, mais consciente acerca do que deve ou não fazer como um cidadão / uma cidadã que de fato influencia positivamente o meio em que vive.
Um trecho da parte informativa do livro que me chamou bastante atenção, cujo assunto tem sido motivo de nossos debates em sala (inclusive, muito produtivos!), é o box seguinte. Para lê-lo, basta clicar na imagem:
O que achou do texto sobre propaganda? Devem-se mesmo proibir aquelas que falam sobre bebidas e remédios? E quanto àquelas destinadas às crianças? Devem-se proibi-las também, uma vez que a exposição das crianças aos produtos é realizada de forma exagerada, e os publicitários sabem que os pequenos definem cerca de 70% das compras de casa? Comente, logo após conferir o que é dito aqui, em uma matéria da revista Crescer, maravilhosa, por sinal! Quem quiser ir além, acesse http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8, para assistir ao documentário completo "Criança, a alma do negócio", porque este, sim, dispensa palavras!
Já a narrativa de "O preço do consumo" tem como protagonistas uma senhora e sua neta. Aqui vai um resumo da história das personagens:
Aos 74 anos, Laura tem orgulho de sua trajetória como atriz:nunca precisou abrir mão da dignidade para exercer sua arte. Mas sua situação financeira não está nada boa. Ainda por cima,Joana,a neta adolescente que mora com ela,não para de exigir novidades eletrônicas e acessórios de grife. Um contrato de merchandising pode ser a solução para todos os problemas porque terá a chance de comprar tudo o que sempre quis... Será que Laura vai encarar?
Confira, lendo este livro. Beijos!
06 maio, 2013
DISCURSOS DIRETO E INDIRETO - CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
O termo DISCURSO admite muitos
significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias
organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando
menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.
De
acordo uma das leituras possíveis, DISCURSO é a prática
social de produção de textos. Isto significa que todo discurso é uma construção
social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social,
suas condições de produção; significa ainda que o discurso reflete uma visão de
mundo determinada, necessariamente, vinculada à do(s) seu(s) autor(es) e
à sociedade em
que vive(m).
TEXTO, por sua vez, é o produto da
atividade discursiva, o objeto empírico de
análise do discurso; é a construção sobre a qual se debruça o analista para
buscar, em sua superfície, as marcas que guiam a investigação científica. É
necessário porém salientar, que o objeto da análise do discurso é o
próprio discurso.
Tenha em mente que o correto uso dos
discursos pode influenciar na fluência da história e, consequentemente, no
sucesso com os leitores. Portanto, não deixe de conferir como cada discurso é produzido
e quais as melhores formas de utilizá-lo para ter um texto mais interessante.
CONTEXTO é a situação histórico-social de um
texto, envolvendo não somente as instituições humanas, como também outros
textos que sejam produzidos em volta e com ele se relacionem. Pode-se dizer
que o contexto é a moldura de um texto. O contexto envolve
elementos tanto da realidade do autor quanto do receptor — e a análise destes
elementos ajuda a determinar o sentido. Observe, por exemplo, a imagem a seguir. Perceba que, dependendo do contexto, ela vai assumir um sentido completamente diferente!
A interpretação de um texto deve, de
imediato, saber que há um autor, um sujeito com determinada identidade social e
histórica e, a partir disto, situar o discurso como compartilhando desta
identidade. Salientando que o texto só receberá esta nomenclatura (texto) se o
receptor da mensagem conseguir decifrá-la.
Geralmente supomos que o
nosso texto é original e único e que ele expressa apenas a nossa voz. Mas não é
assim não. Na verdade, não existe discurso inteiramente original, pois todo
discurso é uma resposta a outro.
Lembram a tira que estudamos em sala? Nela foi citado a história do Patinho Feio:
Outro exemplo em que se faz uma citação de um discurso anterior:
O primeiro texto faz intertexto com o segundo, porque a canção foi composta muito antes do quadrinho. Confira mais um exemplo de discurso citado, e nele pode-se encontrar também INTERTEXTUALIDADE, muito presente em anúncios publicitários:
Ao falar ou escrever, estamos sempre dialogando com outras vozes e outros discursos com os quais temos ou tivemos contato. Numa conversa cotidiana, por exemplo, quando damos um conselho que julgamos ser nosso, estamos quase sempre reproduzindo o que ouvimos de nossos pais, ou amigos, ou então lemos em um livro ou jornal.
TIPOS DE DISCURSO
Vamos
agora estudar a maneira com que o narrador "deixa" a fala de suas
personagens serem reproduzidas ou reproduz o que falam. São três os tipos de
discurso: direto, indireto, indireto livre. Entretanto, só iremos focar nos
dois primeiros.
No Discurso Direto,
a fala das personagens é reproduzida integralmente no discurso narrativo,
conservando sua forma de expressão: tempo verbal, pronomes, etc. Ele é
geralmente introduzido por travessão ou delimitado por aspas. Vamos a um exemplo desse tipo de discurso? (CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM)
No Discurso
Indireto, a fala das personagens é reproduzida pelo narrador, o
que provoca nela alterações quanto a pessoa, tempos verbais e pronomes e o
emprego das palavras que
ou se. Confira como acontece a transformação do exemplo anterior (DISCURSO DIRETO) para o DISCURSO INDIRETO: (CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM)
1) OBSERVE OS QUADRINHOS A SEGUIR.
O QUE AS PERSONAGENS PODEM ESTAR DIZENDO? INVENTE FALAS COERENTES COM A SITUAÇÃO DO TEXTO NÃO-VERBAL, EMPREGANDO O DISCURSO DIRETO.
2) AGORA, PASSE SUA
HISTÓRIA PARA O DISCURSO INDIRETO, FAZENDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS, DE ACORDO COM A TABELA A SEGUIR:
3) ATENÇÃO AO TEXTO ABAIXO. LEIA-O E EM SEGUIDA MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
a)
O fragmento não podendo mais procurar alimento por sua própria conta
(linhas 01 e 02) apresenta a causa da decisão assumida pelo leão.
b)
A narrativa contém apenas discurso indireto, aquele em que o narrador faz uma paráfrase
(ver significado) da fala dos personagens.
c)
O uso do subjuntivo em respondesse e
perguntasse (linha 07) denota a
mesma ideia de hipótese presente em “O que você faria se ganhasse na loteria?”.
d)
A partícula já (linha 05) denota temporalidade
relacionada exatamente a um momento presente, como em “Faça isso já, agora mesmo!”.
4) IDENTIFIQUE QUAL O TIPO DE DISCURSO PRESENTE NOS TEXTOS E DEPOIS FAÇA A SUA TRANSFORMAÇÃO PARA O OUTRO TIPO DE DISCURSO:
a) — Que crepúsculo fez hoje!
– disse-lhes eu, ansioso de comunicação.
—
Não, não reparamos em nada – respondeu uma delas. – Nós estávamos aqui
esperando Cezimbra.
(Mário Quintana)
b) A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou por que não a tinha levado comigo.
c) Dona Abigail sentou-se na cama, sobressaltada, acordou o marido e disse-lhe:
— Sonhei que vai faltar feijão.
d) No noivado da sua caçula Maria Aparecida, só por brincadeira, pediu que uma cigana muito famosa no bairro deitasse as cartas e lesse seu futuro. A mulher embaralhou as cartas encardidas, espalhou tudo na mesa e avisou que se ela fosse no próximo domingo à estação rodoviária, veria chegar um homem que iria mudar por completo sua vida (...).
(Lígia Fagundes Teles, Os Melhores Contos, José Olímpio Editora)
UMA EXCELENTE ATIVIDADE!