11 novembro, 2015

UM POUCO MAIS DE METONÍMIA NO NOSSO BLOG NUNCA É DEMAIS! :)


Sabe-se que as FIGURAS DE LINGUAGEM são formas de expressar imagens, sentimentos de forma CONOTATIVA. Observe, logo abaixo, exemplos do site "Só Português":

1 - AUTOR NO LUGAR DA OBRA: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)

2 - INVENTOR NO LUGAR DA INVENÇÃO: Édson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.)

3 - SÍMBOLO NO LUGAR DE SIMBOLIZADO: Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.) / A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)

4 - LUGAR NO LUGAR DO PRODUTO DO LUGAR: Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.)

5 - EFEITO NO LUGAR DA CAUSA: Sócrates bebeu a  morte. (= Sócrates tomou veneno.)

6 - CAUSA NO LUGAR DO EFEITO: Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.)

7 - CONTINENTE NO LUGAR DO CONTEÚDO: Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)

8 - INSTRUMENTO NO LUGAR DE QUEM O USA: Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.)

9 - PARTE NO LUGAR DO TODO: Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.)

10 -  GÊNERO NO LUGAR DA ESPÉCIE: Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (= Os homens pensam e sofrem nesse mundo.)

11 -  SINGULAR NO LUGAR DO PLURAL: A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (= As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher.)

12 - MARCA NO LUGAR DO PRODUTO: Minha filha adora danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca Danone.)

13 - ESPÉCIE NO LUGAR DO INDIVÍDUO: O homem foi à Lua. (= Alguns astronautas foram à Lua.)

Mais do que saber cada caso, o importante é perceber essa TROCA de um termo por outro, pela PROXIMIDADE ENTRE ELES.

ATIVIDADE DE REVISÃO - FIGURAS DE LINGUAGEM

Queridos alunos CSU, segue abaixo uma atividade que traz textos e questões o que temos falado dentro do assunto "Figuras de linguagem". Sabemos que estamos à porta da nossa avaliação, entretanto vamos encarar esse momento como mais uma oportunidade de checar o que aprendemos até agora, bem como a chance de aumentar (e muito!) nosso rendimento. E então? Vamos às questões? Bons estudos!
1. A leitura e a releitura do texto abaixo são fundamentais para interpretá-lo:

RACISMO É BURRICE

(I) Salve meus irmãos africanos e lusitanos,
Do outro lado do oceano
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"
Racismo, preconceito e discriminação em geral.
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil,
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil (...)
(...) não enxerga um palmo à sua frente.
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A "elite", que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil (...)
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
Não seja um imbecil, não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O que é que importa se ele é nordestino e você não?
O que é que importa se ele é preto e você é branco?
Aliás, branco no Brasil é difícil,
porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história, os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial:
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram, o tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois, como eu já disse, racismo é burrice
Dê à ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral (Racismo é burrice)
(II) Negro e nordestino constroem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia.
É revistado e humilhado (...)
Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia, graças ao negro, ao nordestino e a todos nós.
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos (...)
Você aprendeu que preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados.
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é: ele rouba e mata um homem
Seja você, ou seja, o Pelé.
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa música você aprender e fazer
A lavagem cerebral (Racismo é burrice)
O racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista.
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não para pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Nenhum tipo de racismo - eu digo nenhum tipo de racismo - se justifica. Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo que é racista não sabe a razão
Então eu digo, meu irmão,
Seja do povão ou da "elite", não participe
Pois, como eu já disse, racismo é burrice (2 X)
E se você é mais um burro, não me leve a mal
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu,
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu... É você. 


(Vídeo disponível neste site)
a) “A raiz do meu país era multirracial.” O eu lírico (personagem do poema) usa esse argumento para defender que ideia, ao longo do texto? 
b) Ainda com relação ao fragmento (trecho) da canção da questão anterior, por que foi usado o verbo no pretérito imperfeito “era” e não o presente, por exemplo? E o que seria "raiz", nesse contexto?
c) Releia o fragmento abaixo, com muita atenção: 
“Porque o racista na verdade é um tremendo babaca / (...) assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca / E desde sempre não para pra pensar / Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar”
 Com base na ideia global do texto e na sua visão de mundo, que conceitos são esses que a sociedade insiste em ensinar? Responda com suas palavras, podendo se basear nos versos que aparecem no texto após o fragmento citado.
2. Observe o significado dado a “figuras de linguagem”, pelo site-enciclopédia Wikipédia: 
Gabriel, o Pensador (assim como muitos outros cantores e compositores) constantemente faz uso de linguagem figurada em suas produções. Que figura de linguagem está presente no verso “Porque o sangue é mais forte que a água do mar” e o que ele significa, pelo contexto? 
3. Mãos à obra! Todos os fragmentos abaixo estão na linguagem conotativa. Pelo contexto em que estão inseridas, escreva expressões SINÔNIMAS para as partes sublinhadas: 
a) Essa gente do Brasil (...) não enxerga um palmo à sua frente. 
b) Tire a burrice do peito e me dê ouvidos. 
c) Tire a burrice do peito e me dê ouvidos. 
d) Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca. 
e) É hora de fazer uma lavagem cerebral.  
4. Observe as afirmações abaixo e escreva V (verdadeiro) ou F (falso) para elas:
I. (    ) Todas as pessoas consideradas “burras” são racistas.
II. (    ) Negar a existência do racismo é uma demonstração de ingenuidade.
III. (    ) Piadas sobre racismo demonstram a ignorância da sociedade.
Qual(is) alternativa(s) está(ão) de acordo com o conteúdo do texto inicial? 
(A) Apenas I.               
(B) Apenas II.               
(C) Apenas III.             
(D) I e II.                 
(E) I, II e III
5. Das figuras de linguagem estudadas, quais podemos encontrar nos textos a seguir?
TEXTO 1


TEXTO 2


TEXTO 3


 TEXTO  4


TEXTO 5


TEXTO 6



Bons estudos!
E uma excelente prova!