03 maio, 2015

MAIS UMA ATIVIDADE IMPORTANTE DE REVISÃO PARA A MENSAL...

LEIA COM MUITA CALMA OS TEXTOS A SEGUIR:

TEXTO 1:

CONSUMISMO

Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo. 
Uma das formas de convencer o consumidor à compra de novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou nos cinemas. 
Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também “se alimentam” do que cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-los. De um lado, deseja-se a regulação da publicidade infantil; do outro, que se desperte seu senso crítico.
O consumismo é um tal que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças veem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso. 
A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos precisam se ajudar e reconhecer que é preciso resistir ao consumismo.

(Carvalho, A. & Abujamra, A. Consumidor e consumismo. Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.) 

TEXTO 2:

1) Segundo o texto 1, o que é consumismo? Transcreva o trecho que o conceitua e depois escreva qual a sua diferença entre consumo e consumerismo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Ainda de acordo com o texto, quem é diretamente atingido pela publicidade? E por que é(são) atingido(a)(s)?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) O texto 1 afirma que a publicidade é feita das formas mais variadas. Quais as consequências dessa estratégia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) “Toda essa carga é jogada em cima das pessoas...” . Isso significa que:

a) As pessoas não precisam consumir.
b) Todos esses estímulos ao consumo são dirigidos com insistência às pessoas.
c) O consumo fica de acordo com a vontade das pessoas.
d) Só quem tem poder de compra consome.

5) Sobre a frase em destaque, em que voz verbal ela se encontra? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________

6) Estabeleça um paralelo entre os textos 1 e 2: apresente especialmente seus pontos em comum.
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________

7) Classifique as frases a seguir, todas retiradas do texto inicial, em VA (ativa), VPA (passiva analítica), VPS (passiva sintética), R (reflexiva), RR (reflexiva recíproca) e transforme somente aquelas que puderem ser transformadas:

  • Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. (     )
  • O consumismo... deve ser combatido em todas as idades. (     )
  • Outros veículos de comunicação... também “se alimentam” do que cobram pelos anúncios. (     )
  • ... e logo querem ter essas novidades (     )
  • E todos precisam se ajudar... (     )
  • Ele atinge mais diretamente as crianças... (     )
  • Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado(     )
  • De um lado, deseja-se a regulação da publicidade infantil... (     )

8) Retire, do texto 2, caso haja, exemplos de frases que tenham as seguintes vozes verbais:

Ativa - 
Passiva Analítica - 
Passiva Sintética - 

Bons  estudos!