29 abril, 2015

ATIVIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DE VOZES VERBAIS

Olá, gente! 
Vamos iniciar nossa habilidade em transformar uma voz verbal em outra a partir de exemplos da VOZ ATIVA para a VOZ PASSIVA ANALÍTICA. Preparados? Então vamos lá? (para uma melhor visualização, clique na imagem)

ATIVIDADE

TRANSFORME AS FRASES ABAIXO (QUE ESTÃO NA VOZ ATIVA) PARA A PASSIVA ANALÍTICA:


Seguem agora algumas observações / dicas / informações para não restarem dúvidas sobre esse tipo de transformação (ATIVA para PASSIVA ANALÍTICA):

  • Só se podem transformar frases cujo verbo seja VTD (verbo transitivo direto); 
  •  Só ocorrerá verdadeiramente a transformação de uma voz verbal em outra quando ficar perceptível uma mudança na forma verbal; 
  •  Quando passamos da ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA, ocorre o seguinte processo: o sujeito agente (da ativa) passa a fazer parte do agente da passiva (acompanhado da preposição POR), enquanto que o objeto direto passa a ser o sujeito paciente (da passiva)
  •  Sabe-se que a construção verbal da PASSIVA ANALÍTICA é formada pelo verbo SER (auxiliar) + VERBO PRINCIPAL no PARTICÍPIO (terminação -ado/-ido nos verbos regulares); 
  • A transformação da forma verbal precisa ser feita com muita atenção. Inicialmente, observar em que tempo verbal está o verbo na voz ATIVA. Em seguida, passar o verbo SER para o mesmo tempo verbal do verbo na voz ATIVA. Para finalizar, o verbo principal deve estar no particípio, conforme podemos observar no esquema a seguir:


Para reforçar sua compreensão de como transformar da voz ATIVA para a P. ANALÍTICA, sugiro um ótimo e muito didático vídeo. Basta clicar neste link logo abaixo. Espero que goste! Caso ainda existam dúvidas a esse respeito, deixe aqui sua pergunta no espaço reservado para "comentários". Não se esqueça de se identificar!





VAMOS FICAR MAIS ÁGEIS NESSA HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE VOZES VERBAIS? DA ATIVA PARA A PASSIVA ANALÍTICA...

01. Os ladrões invadiram a cidade.
02. Os meninos admiravam o avião.
03. O homem feriu o ladrão.
04. A multidão tinha aclamado a rainha.
05. Eu o acompanharei.
06. O exército romano estava sitiando a outra cidade.
07. Praticam ações humanitárias.
08. O domador havia soltado o tigre.
09. Talvez o colégio aplique outra prova neste mês.
10. Quando  o colégio aplicar a outra prova, serão entregues as anteriores.

26 abril, 2015

AULA DE LEITURA POR PRAZER, "MUITO PRAZER"!

Queridos alunos e visitantes de nosso blog, bom dia, boa tarde e boa noite!

É de uma alegria imensa receber todos vocês aqui no "Com a Palavra, o Português", que tenta atender às necessidades inicialmente dos meus queridos oitavos anos e, por tabela, a todos os que acessam este tipo de ferramenta, o blog.

Esta postagem de hoje tem como objetivo principalmente parabenizar meus alunos pela linda e enorme concentração durante nosso momento "Leitura por prazer", quando todos são convidados a trazerem, por escolha, seu livro de casa, para assim proporcionarmos uma aula tão gostosa, tão viva e tão rica, tendo em vista que só se tem a acrescentar, a ganhar: seja em relação a vocabulário, à fluência na leitura, à interpretação, ao estímulo e ao gosto e ao prazer de se ler, entre outras tantas vantagens...

A seguir, você poderá conferir algumas sugestões de leitura das minhas amadas turmas, e não só isso: a descrição do porquê de estarem sugerindo os títulos. Vamos ao que alguns dizem sobre sua sugestão de leitura? (clique na caixa de texto para uma melhor visualização)

TURMA A





TURMA B



TURMA C





TURMA D




TURMA E



20 abril, 2015

ESTAMOS BOMBANDO!!! ORIGEM DOS ÚLTIMOS ACESSOS

Olá, queridos alunos! Como já conversamos uma vez em sala, recebemos diariamente notificações de acessos vindos de vários países, o que nos mostra que nosso blog tem contribuído (e muito!) para o estudo do português. 
Faça uso constante dessa ferramenta você também e, por meio dela, solicite postagens e tira-dúvidas. Com certeza terei o maior prazer em atendê-lo(a)!
Beijos a todos!


18 abril, 2015

INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS SOBRE CONSUMO, CONSUMISMO E CONSUMERISMO

Olá, alunos! Estão lembrados da atividade de pesquisa sobre CONSUMO, CONSUMISMO e CONSUMERISMO? Os textos a seguir só podem nos ajudar: são exemplos de gêneros textuais variados para que a gente 'fique fera' na interpretação de textos. Para uma melhor visualização das imagens, clique em cada uma, ok?
 Beijos a todos!

TEXTO 1


TEXTO 2


TEXTO 3


TEXTO 4


TEXTO  5


TEXTO 6


TEXTO 7


TEXTO 8


TEXTO 9


TEXTO 10


TEXTO 11

II BIMESTRE - CONSUMO, CONSUMISMO OU CONSUMERISMO?

CONSUMERISMO, O QUE É?


Olá, alunos! Estou bastante feliz com as maravilhosas discussões que temos feito em sala de aula sobre nosso tema atual (consumo X consumismo X consumerismo) porque tenho percebido o "botão do senso crítico" ligado meeeeesmo! Gostei muito, muito mesmo! Estão de parabéns!

 E vamos agora para a nossa discussão do dia, complementando o áudio da plataforma: O que vem a ser, finalmente, a prática do "Consumerismo"? Vamos primeira à definição?


Sendo assim, a expressão-chave relacionada ao consumerismo seria justamente "consumo consciente", preocupado com as ações diárias no que diz respeito à consciência que cada um deve ter e promover para que se consiga algo próximo ao que rezam os bons princípios da sustentabilidade planetária à humanidade. 


O Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br/) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha justamente por isso, pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. E, conforme o nome significa, a palavra "Akatu" vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, semente boa e mundo melhor. (Acesse o site e se informe mais sobre essa ONG, tanto no Wikipédia quanto no próprio site da instituição, já mencionado). As 12 dicas a seguir, sugeridas pelo Akatu, nos darão uma ideia de como fazer acontecer o CONSUMERISMO, palavra tão pouco difundida e tão pouco conhecida. Confira!