26 agosto, 2014

OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES - Parte 2

Alunos queridos, quão maravilhoso é este vídeo ao qual assistimos!!! Por meio dele, foi possível enxergar em aula algumas verdades universais de forma bastante singular e poética, nos permitindo ter diferentes visões e "leituras" sobre a história do homem e dos tais livros voadores.


Em um desses comentários críticos sobre filmes 
algumas informações me pareceram bem interessantes. Confira:
  • Além do amor pelos livros, o curta também teve influência do furacão Katrina, Buster Keaton e O Mágico de Oz. Há até quem diga que o autor do vídeo passou por uma triste experiência durante o furacão Katrina, em 2005;
  • Uma curiosidade é que The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore era inicialmente apenas um aplicativo para celular/tablet onde era possível controlar o protagonista Mr. Lessmore e só depois foi adaptado e virou uma animação;
  • O fato mais interessante é que essa ideia deu tão certo que o autor William Joyce não parou por aí e transformou a premiada animação em livro, que aqui no Brasil foi publicado pela Rocco Pequenos Leitores.
PERGUNTAS SOBRE O VÍDEO PARA MELHOR INTERPRETÁ-LO:
1. O que o homem estava fazendo antes do furacão? 
 2. O que representa a ausência de outras cores (além de preto e branco) depois do furacão?
3.  O que o livro em branco simboliza, no contexto em que aparece?
4. Quem é a mulher que aparece voando com a ajuda de livros? E para onde os livros conduziram o homem?
5. Até que ponto os livros se tornaram integrantes à vida do homem? Qual a função dele na biblioteca?
6. E sobre o livro velho? O que mais chamou sua atenção a esse respeito? Relembre a "dica" fornecida ao homem pelo livro para o livro velho voltasse à vida e comente sobre. 
7. O que pode representar o "The end" escrito? E, em seguida, o homem chegando a voar?
8. Que livro é o último, o qual traz uma "boa nova"?

24 agosto, 2014

ATUALIZANDO...

Eis aí as informações, conforme solicitado em sala de aula: OS ÚLTIMOS ACESSOS DO NOSSO BLOG!


Beijos a todos e uma ótima semana!

21 agosto, 2014

OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR. MORRIS LESSMORE

Alunos amados, quanto tempo, não é mesmo?

Estou passando por aqui para, junto com você, refletir um pouquinho mais sobre o curta-metragem ao qual assistimos hoje, logo depois de uma maravilhosa "aula de leitura por prazer" - momento em que nos deliciamos com nossos livros!!!



Para mostrar o poder que um livro tem de transportar o leitor para um novo mundo, o estúdio Moonbot desenvolveu o curta Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore. “É uma história de pessoas que devotam suas vidas aos livros e livros que retribuem o favor”, conta o diretor Brandon Oldenburg.
A partir de uma variedade de técnicas de animação (stop-motion, miniaturas, computação gráfica, animação 2D), o premiado ilustrador William Joyce nos presenteia com seu estilo híbrido. O resultado é um um delicioso e sensível uso de cores, sons, gestos e expressões... Impossível não se emocionar! 


TENDO VISTO E REVISTO O VÍDEO, ELABORE 5 PERÍODOS COMPOSTOS FORMADOS POR COORDENAÇÃO, CADA UM COM UM TIPO DE CONECTIVO COORDENATIVO TOMANDO COMO SEU TEMA O VÍDEO EM ESTUDO.

04 agosto, 2014

RESPOSTA DAS PÁGS. 90-101 DA GRAMÁTICA - SINAIS DE PONTUAÇÃO

Infelizmente,  só pude postar agora as respostas daquelas páginas sobre as quais conversei ontem na sala; realmente vim chegar em casa mais tarde, conforme até previa... Entretanto, foi postada assim mesmo, caso alguém ainda consiga acessar a tempo o blog. Boa prova a todos!!! (Clique na imagem para aumentar. Caso não seja suficiente, salve a imagem e depois dê um zoom).