30 julho, 2014

DESCOMPLICANDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO

A pontuação é importante para a leitura, pois dela depende a compreensão segura do que se pretende comunicar. Ela é o emprego de sinais convencionais que se colocam entre as orações e partes da oração para estabelecer pausas e inflexões da voz (a entonação) na leitura; dar destaque a expressões ou palavras; evitar ambiguidade. 
 As regras de pontuação tornam-se, entretanto, muitas vezes difíceis de explicar, devido às dificuldades que nosso graduando tem em relação à análise sintática. Para mostrar como realmente a pontuação é de suma importância, observe com atenção toda esta postagem, que foi feita para que você não fique aquém de ninguém! Bons estudos!


ATIVIDADE SOBRE SINAIS DE PONTUAÇÃO

Leia o texto a seguir, de Moacyr Scliar, atentando para sua pontuação:


1) O narrador-personagem associa as fases da vida a sete sinais de pontuação e, por meio deles, narra a sua história. Explique essa relação, tomando como base a função de cada sinal de pontuação estudado e o que sabe sobre as fases da vida.

2) (SARG. ERA/98) Assinalar a alternativa que justifica o uso da vírgula nos seguintes trechos, na ordem em que aparecem abaixo: 

I – “... meus senhores, vós podeis dizer comigo...”
II – “... se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em 
 primeiro lugar...”
III – Moisés, que também contou a sua morte, não pôs no intróito...” 
IV – “Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o 
azul como um crepe...”

a) aposto, aposto, expressão explicativa, enumeração; 
b) vocativo, aposto, vocativo, oração adjetiva explicativa; 
c) enumeração, vocativo, expressão explicativa, oração adjetiva explicativa; 
d) vocativo, expressão explicativa, oração adjetiva explicativa, enumeração; 
e) vocativo, aposto, aposto, enumeração. 

3)  Assinale a alternativa em que o texto esteja pontuado corretamente. 

a) Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise. 
b) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise. 
c) Hoje, eu, daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais, análise. 
d) Hoje, eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais análise. 
e) Hoje eu, daria, o mesmo conselho, menos doutrina e mais análise. 

4) Pontue o enunciado abaixo, usando dois-pontos, ponto-e-vírgula e vírgula: 

 Machado de Assis e Castro Alves são importantes nomes da Literatura brasileira o primeiro escreveu romances o segundo poemas. 

5) (F. Objetivo/SP) Quando se trata de trabalho científico (    ) duas coisas devem ser consideradas (   ) uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece (   ) a outra é o valor prático que possa ter. 
a) dois-pontos – ponto-e-vírgula – ponto-e-vírgula 
b) dois-pontos – vírgula – ponto-e-vírgula 
c) vírgula – dois-pontos – ponto-e-vírgula 
d) ponto-e-vírgula – dois-pontos – ponto-e-vírgula 
e) ponto-e-vírgula – vírgula - vírgula 

26 julho, 2014

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

Este é o momento de aproveitar os conteúdos de 3º bimestre e mandar muito bem nessa mensal que se aproxima! Aproveite ao máximo a postagem de revisão a seguir e faça a atividade proposta. Além disso, o blog está à total disposição para tirar qualquer dúvida que possa surgir: pergunta recém-chegada, dúvida tirada!!! Boa revisão!!! :)

SÓ PARA RECAPITULAR:


Caso você precise de mais detalhes, seguem alguns slides retirados do site do professor Jailton, disponíveis no site:

 

Vai como sugestão de vídeo o que está abaixo, com duração de 10 min.:


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ATIVIDADE DE REVISÃO
  
 1) Observe o texto humorístico abaixo e faça o que se pede:

TIRA 1


a) Quantas frases há? Que tipo de frases?
b) Circule todos os verbos e/ou locuções verbais e escreva quantas são as orações.
c) Separe por "barra deitada" e por "barra em pé" as frases e orações.
d) E quanto a períodos? Há algum período nesta tira? Quais e de que tipo? Justifique sua resposta.

TIRA 2

2) Com base agora nas tiras 1 e 2, indique qual delas possui:

a) Frase nominal: _______________
b) Período simples: _____________
c) Período composto: ___________

3) Classificação em frase, oração e período:

a) A 1ª fala da tirinha 1: ______________
b) A 2ª fala da tirinha 1: ______________
c) A 2º quadrinho da tirinha 2: _________

4) Observe o trecho a seguir:


a) Qual a 2ª oração do 2º período?
b) Qual a 1ª oração do último período?
c) Podemos afirmar que a primeira oração é a primeira frase do trecho? Justifique através dos conceitos estudados.

TTE - O GÊNERO "TEXTO TEATRAL ESCRITO"


Queridos alunos, o TTE, texto teatral escrito, que é um gênero especial para a produção de roteiros, é usado com a intenção de produzir peças, filmes, seriados ou novelas. 
Assemelha-se ao texto narrativo quanto às características, uma vez que se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.
A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.
Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.
A questão do tempo difere-se daquele constituído pelo narrativo, pois o tempo da ficção, ligado à duração do espetáculo, coincide com o tempo da representação.

No intuito de sairmos da teoria para a prática, analisaremos alguns fragmentos da peça do musical do ano passado, "O conde de Monte Cristo", de Victor Hugo, já com os elementos de um texto teatral escrito (clique na imagem para ela aumentar):


CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO TEATRAL ESCRITO EM TÓPICOS

  • Texto que serve à representação teatral;
  • Normalmente dispensa o narrador;
  • Contém os elementos básicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar;
  • Apresenta discurso direto como estrutura básica de construção do texto e desenvolvimento das ações;
  • Identifica o nome da personagem antes de sua fala;
  • Apresenta rubricas de interpretação e de movimentos. As “rubricas” funcionam como a fala do narrador. Geralmente essa fala vem entre parênteses e em itálico;
  • O nível de linguagem é adequado à personagem e ao contexto;
  • Às vezes, apresenta divisão em atos;
  • O narrador passa a ser substituído por uma rubrica, ou seja, por uma voz que narra ou descreve a situação e os movimentos do personagem. Essa fala, que não é a fala do personagem, aparece em itálico, como se fosse um narrador intruso, explicando detalhes ao leitor;
  • Geralmente o tempo e o espaço são bem definidos numa peça teatral;
  • Exige, durante a encenação, um cenário, música, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimentos, etc.
Fonte: Cereja e Magalhães (2000, p.72-73).