16 março, 2014

ORTOGRAFIA: ESCREVER BEM... E SEMPRE!!!


 Olá, meus queridos! Estava pensando sobre o que temos discutido em aula, essas questões de ortografia e de boa escrita e me veio à mente uma matéria bem interessante sobre isso (ver em http://redes.moderna.com.br/2011/11/18/a-importancia-de-escrever-bem-e-sempre/#), afinal de contas deve ser sempre nossa meta alcançar um estágio bem convincente nessa área, nessa competência (inclusive requerida pelo ENEM e pela redação nesse exame seletivo: a do domínio da norma culta. Confira:
 

Agora observe o que é dito nesse trecho, sobre a importância de se escrever bem: 
"... escrever é algo que vai além da vida escolar, das provas e das redações do vestibular. É uma forma de transmitir ideias e conhecimentos adquiridos. Obviamente, escrever é uma atividade que exige conhecimento da ortografia, da gramática e do léxico de sua língua, adquirido ao longo dos anos na escola e nas inúmeras práticas comunicativas de que participamos como sujeitos sociais todos os dias."
 Ainda fala que escrever "errado" pode acabar desviando a atenção do leitor:
"Quando nos deparamos com um erro ortográfico, nossa atenção é muitas vezes é desviada da mensagem principal e nossos olhos se concentram no erro. Desta forma, escrever corretamente pode não prender a atenção do leitor, mas, com certeza, previne que ela seja dispersa."
  

Eu diria logo em primeira mão que, para ter a competência de escrever bem, precisamos desenvolver algumas habilidades até ser realmente um escritor competente, e isso está totalmente relacionado com o que o ENEM e o "novo ensino de português" pregam: por um estudo da língua mais significativo e realmente eficaz. 
O início de tudo isso seria o hábito e o gosto pela leitura. Não é necessário saber falar e escrever sobre todos os temas, mas sim ter suas preferências de leitura e, a partir daí, começar a abrir um leque de possibilidades ao selecionar algum material para ler; de tanto ler o que gosta, a pessoa acaba dando chances a ler outros conteúdos também. E assim uma habilidade, junto com outra, acabam por tornar alguém competente na área.

"O ideal é recorrer a um dicionário e ter sempre por perto um livro de Gramática de confiança. O dicionário vai te ajudar com a grafia das palavras e a acentuação gráfica e a Gramática com as regras gramaticais, principalmente com pontuação, concordância e regências verbal. Os sinais de pontuação são vistos como “marcas do ritmo da escrita”, por meio das quais “o escrevente sinaliza para o leitor as relações entre as partes da oração, bem como uma forma preferencial de leitura” (Chacon, 1998). Esse é um hábito que deveria ser utilizado e incentivado sempre, independente da idade.

Acima de tudo, não confie 100% no corretor ortográfico do Microsoft Word. Ele erra e erra feio. Tome cuidado com palavras com acento diferencial e com as alterações automáticas. Prestando atenção aos detalhes, a comunicação escrita se torna mais rebuscada e, acima de tudo, correta e atraente. Pratique! A página está em branco, esperando por você."
 Pensando nisso tudo, seguem algumas dicas de ortografia de quatro letras (não fonemas!): S, SS, C, Ç, que foram analisadas em sala e testadas, após perceber alguns deslizes, tanto nas produções no caderno como na avaliação mensal. Clique em cima das imagens para uma melhor visualização:





Bons estudos!


14 março, 2014

HORA DE CHECAR SUA PROVA MENSAL!

 
Alunos que amo, a postagem de agora servirá e muito para que vocês possam fazer uma autoavaliação e identifcar quais foram os problemas do ponto de vista gramatical e também relativos à interpretação dos textos que aparecem em sua prova.Observe que esse momento de observação dos "erros" e de análise do porquê se terem cometido esses delizes é de fundamental importância:



E você pode conferir a matéria toda pelo site da Revista NovaEscola: 


E vamos a ela? Eis aí a prova corrigida! Caso você tenha alguma dúvida mesmo com as informações contidas na prova, pode postar sua pergunta aqui mesmo no blog. Garanto que será respondida a tempo! Beijos e até segunda-feira!!!