29 outubro, 2012

ATIVIDADE DE SALA - 29/10/12

Olá, alunos queridos! Hoje não deu para estar com vocês em sala, mas aqui vão algumas questões para reforçar o que temos estudado. Gostaria que atentassem para as seguintes instruções:
1) Este exercício é para ser feito no caderno (nº das questões + respostas); 2) É individual; 3) Não é para ser feito em casa (por estar no blog), mas em sala.
1ª QUESTÃO: LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO:
AGORA ESTÁ NA HORA DE RESPONDER:
A) SOBRE QUE TEMA (ESPECÍFICO) VOCÊ LEU? B) QUAL A IDEIA CENTRAL DO TEXTO? C) RELEIA O 1º PARÁGRAFO. COMO SE PODE MUDAR O RUMO DA VIDA DESSES ADOLESCENTES? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSA REALIDADE?
ANALISANDO A PARTE GRAMATICAL - RELEIA O FRAGMENTO E DEPOIS RESPONDA:
"É muito comum histórias de adolescentes cuja juventude mudou de rumo em decorrência de uma gravidez precoce."
A) QUANTOS VERBOS ESTE FRAGMENTO TEM? B) TRATA-SE DE QUANTOS PERÍODOS E DE QUE TIPO? C) PODE-SE AFIRMAR QUE ESTE É UM EXEMPLO DE FRASE NOMINAL PELA PRESENÇA DE NOMES (SUBSTANTIVOS) EM SUA CONSTRUÇÃO? JUSTIFIQUE. D)ESTUDAMOS QUE É POSSÍVEL TRANSFORMAR DOIS PERÍODOS SIMPLES EM UM ÚNICO PERÍODO, PASSANDO ELE A SER COMPOSTO. PODE-SE FAZER O CONTRÁRIO: TRANSFORMAR UM PERÍODO COMPOSTO EM DOIS SIMPLES? SE SIM, FAÇA COM O FRAGMENTO DADO. E) CIRCULE TODOS OS VERBOS DO TEXTO INICIAL (IMAGEM). F) SEPARE POR BARRAS "EM PÉ" AS FRASES E POR BARRAS "DEITADAS" AS ORAÇÕES(ENCONTRE UMA ESTRATÉGIA DE FAZER ISSO EM SALA - COPIA O TEXTO OU FAZ DE UM JEITO QUE CONSIGA IDENTIFICAR DEPOIS). G) IDENTIFIQUE (DE OUTRA COR, POR EXEMPLO) OS CONECTORES, CUJO OBJETIVO É ESTABELECER LIGAÇÃO ENTRE AS ORAÇÕES. H) TENTE CLASSIFICAR OS PERÍODOS EM: CC (COMPOSTOS POR COORDENAÇÃO - quando as orações têm uma relação de independência) ou CS (COMPOSTOS POR SUBORDINAÇÃO - quando há uma relação de dependência com outra oração ou entre as duas).
No mais, é isso! Sei que estão ansiosos por saber da nota mensal de Português, mas posso adiantar que os resultados foram, no geral, bons, muito bons! Um grande beijo a todos e, COM CERTEZA, até amanhã, para a aula e para nosso ensaio, às 14h30!

20 outubro, 2012

ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS

Bom dia mais uma vez! Conforme combinado, estou postando agora as atividades diagnósticas que vocês deverão imprimir e responder ou então respondê-las no caderno, para serem corrigidas na segunda e/ou na terça.
Para exercitar mais sobre Frases, preencha o Mapa Conceitual abaixo:
Boa atividade, boa revisão, boa avaliação! Beijos!

COM A PALAVRA...

Nosso evento "Com a Palavra" foi uma maravilha! E o que me motivou mais ainda a colocar essa postagem se deve a um email, também maravilhoso, que recebi de uma aluna também maravilhosa! rs Não vem ao caso agora quem fez isso - se a aluna quiser se identificar, tudo bem, mas vou mesmo esperar que ela o faça.
Vocês sabem que o nome do evento "Com a Palavra" se deu por causa do nosso blog "Com a Palavra, o Português", não é? Cada parte do nosso momento no auditório foi pensada, fazendo ponte com esse nome: "Com a Palavra". Por exemplo: "Com a Palavra, O VÍDEO", "Com a Palavra, O POEMA", "Com a Palavra, O TEATRO", "Com a Palavra, A MÚSICA", "Com a Palavra, O CAMPEONATO DE LEITURA" e "Com a Palavra, O SOLETRA".
Agora, confira o email lindo que recebi: se atenha aos detalhes, porque esta aluna prestou bastante atenção a cada momento da programação:
Maira, Queria parabeniza-la pelo momento maravilhoso de hoje! Desde o primeiro momento do primeiro vídeo até a fala da Dona Verônica eu e outros alunos também, amamos! Comentamos bastante do momento! O primeiro vídeo, do cego... aah! Me emocionei! " É um dia lindo e eu não posso vê-lo". Eu até gostaria que você me mandasse esse vídeo depois viu?? Aí veio o outro vídeo, também maravilhoso! De verdade! A atuação da Jaqueline sobre a palavra... comparando-a a uma lavagem de roupa... adoreii!!!! E as falar da Maria Alyce? Você colocou justamente no momento certo! Gostei muito do campeonato de leitura, os textos e também do soletra! Aí veio o momento de Dona Verônica... Ô professora que emociona viiu?? kkkkkkk, me emocionei muito.. vagamente fui me lembrando do que havia escrito... fiquei triste e ao mesmo tempo feliz... Não sabia ao certo o que estava sentindo... acho que era medo. Medo de não ter realizado tudo, de ter sido ruim esse ano, de ter criado expectativas que não deram certo! Mas TUDO valeu a pena! TUDO! Já ouviu a frase "Nada acontece por acaso"? Pois éé né, eu tava precisando saber coisas que hoje, pude saber... Bom Maira... enfim, quero dizer que este dia, assim como foi no ano passado, ficará guardado em minha memória... Mal posso esperar para ler meu projeto de vida!! Bom... é isso! A-M-E-I hoje viu? E agora... Com a palavra, a saudade. Beijooooooooooooos Com carinho.
Não foi lindo? Lindo demais!!! As fotos da programação você encontrar no site do Colégio: Laurinha arrasou mesmo, com as fotos que tirou! Beijos a todos!

UM POUCO MAIS DE "JARDIM DO CÉU"

Bom dia, alunos, queridos visitantes e membros! Compartilhando um pouco mais sobre o Jardim do Céu, achei interessantes os comentários feito no blog mencionado no post anterior. Por esse motivo, logo abaixo você pode conferir mais desse livro, que tem sido objeto de estudo por muitas escolas.
"O livro Jardim do Céu, de Edison Rodrigues Filho, explora as alegrias, os conflitos e as descobertas de uma turma de moradores da periferia de uma grande cidade brasileira. Jardim do Céu sofre influências da literatura clássica, que é frequentemente citada no livro ao longo da trajetória de Edgar, personagem principal da trama. A obra entrelaça e desenvolve as diferentes histórias dos personagens que formam a Turma do bloco 34, utilizada pelo autor para descrever a realidade das grandes cidades.
Jardim do Céu traz ao leitor a história de Edgar, um jovem órfão que vive com o irmão mais novo, Rafael, em um pequeno apartamento no periférico bairro Jardim do Céu. Lá, os irmãos dividem o tempo entre a diversão e os problemas do dia a dia com as amigas Carla, Pamela e Gabriela. O quinteto forma a Turma do bloco 34, um dos inúmeros blocos de moradores do conjunto habitacional de baixa renda que dá nome ao bairro. E é no bloco 34 que Edgar conhece o novo vizinho e futuro amigo, Conrado: um deficiente visual que tem nos livros seu maior tesouro. Sob influência do novo amigo, Edgar se aproxima da literatura e se vê capaz de contar ao mundo as aventuras, os problemas e as alegrias do bairro e de seus moradores. Ao mesmo tempo, Carla, Pamela, Rafael, Gabriela e Edgar passam por inúmeras situações em busca da realização de seus sonhos. (...)
A partir daí, as aventuras da Turma do Bloco 34 levam o leitor à realidade da vida na periferia de uma grande cidade, conhecendo a fundo dilemas que muitas vezes estão distantes de sua vivência, mas muito próximos geograficamente. Elaborado após a realização de um projeto de teledramaturgia, Jardim do Céu se distancia da série Segredo de romances policiais, publicada por Edison Rodrigues Filho. O novo livro promove o diálogo dos jovens com a realidade socioeconômica das grandes cidades."
Sobre o autor: Edison Rodrigues Filho nasceu em Porto Alegre e formou-se em Ciências Econômicas na PUC/RS. Mudou-se para São Paulo e pós-graduou-se em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Em 1995, começou a trabalhar como escritor e roteirista, tendo participado de cursos e workshops com os mais destacados profissionais da área. No ano seguinte, venceu o VII Prêmio Jorge Andrade de contos, da Academia Barretense de Cultura. Publicou, pela Editora Melhoramentos, os livros juvenis O Segredo da Longevidade, O Segredo da Invisibilidade, O Segredo da Chave.

6º PARADIDÁTICO: JARDIM DO CÉU, de Edison Rodrigues Filho

Oi, gente linda! Nosso paradidático é motivo de estudo porque, segundo sites de editoras e blogs, é um
"Romance [que] narra a trajetória de jovens moradores da periferia de grande centro urbano"
.
Aproveitem-no, porque, além de a leitura nos fazer viajar para o(s) local(is) sobre o(s) qual(quais) estamos lendo, nos ajuda em muitas outros aspectos:
Boa viagem, bons conhecimentos, ótima leitura!

O FACEBOOK E NOSSOS TRABALHOS

Gente, não é maravilhoso ver que o que estamos fazendo tem consequências maravilhosas? Fiquei super feliz ao escutar tantas palavras, elogios, de pais, alunos, coordenação, direção... E nossos trabalhos, as fotos desses momentos incríveis, de grande conhecimento produzido, estão registrados no Face e no site do Colégio Santa Úrsula, basta ir nos links, ok? Beijos!

03 outubro, 2012

VISITA A JUVENÓPOLIS

Daqui a algumas horas, iremos visitar um local muito importante para a vida de tantas crianças e adolescentes, o Juvenópolis, e essa visita faz parte do projeto interdisciplinar "Amar faz a diferença", elaborado pelo prof. Paulo Gomes e abraçado por mais disciplinas, representadas pela profa. Verinha (Redação), pelo prof. de Filosofia e por mim (Português). De acordo com o site da instituição,
"o nome JUVENÓPOLIS surgiu a partir de um sonho: uma cidade onde as crianças pudessem morar, estudar e desenvolver as habilidades necessárias para o desabrochar de uma vida feliz. Instalada atualmente no bairro de Bebedouro, Juvenópolis atende cerca de 300 crianças e adolescentes em situação de risco."
Irei com as turmas A e B e em breve postarei aqui as fotos tiradas desse momento que, tenho certeza, será maravilhoso e muito enriquecedor para todos! Para mais fotos do site de Juvenópolis, clique aqui.

1ª SELEÇÃO DO CAMPEONATO DE LEITURA

Na segunda-feira (01/10), demos início à seleção dos participantes inscritos no I Campeonato de Leitura CSU, que começou com a turma C. Na terça (02/10), para dar continuidade a esse trabalho, fechamos com as turmas A, D e B, respectivamente. Foi bem difícil fazer a seleção, mas vocês, alunos de cada turma, me ajudaram bastante. Obrigada!
As fotos desse primeiro momento ficaram bem legais! rs Agora é esperar pela sexta-feira (05/10). QUE VENÇAM TODOS, COM A VALORIZAÇÃO DA LEITURA E DA LÍNGUA-MÃE!!!
FINALISTAS POR TURMA
TURMA A
Alunas finalistas da turma A - Maria Júlia Ventura e Nicholle Calheiros
TURMA B
Alunas finalistas da turma B - Beatriz Amorim e Laís Cavalcante
TURMA C
Alunos finalistas da turma C - Nayara Costa e Paulo Augusto Alencar
TURMA D
Alunas finalistas da turma D - Beatriz Calheiros e Laura Beatriz Viero

SUPER-AÇÃO

Olá, alunos queridos!!! Já dizia um pensamento de Maurício Rodrigues de Morais:
Problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de superação e evolução.
Pensando em vocês, pensando em tudo quanto aconteceu, desde o início do ano até o término do bimestre passado, percebi quão grandes saltos você deram, quão linda foi a SUPERAÇÃO da maioria dos alunos... Por isso, busquei uma imagem que combina muito com todo esse momento agradável de estar colhendo resultados. Observe-a e pode-se sentir vencedor, no pouco ou no muito:
Parabéns a todos, vocês me ajudam a me motivar ainda mais e a nunca desistir! Beijos!

CAIXA DE DICIONÁRIO DE ANTÔNIMOS

Bom dia a todos!!! Estou super feliz porque nosso trabalho com o dicionário foi um sucesso! Na reunião de pais, ouvi tantos comentários falando sobre os efeitos positivos dessa construção, que cheguei até a ficar emocionada, em alguns casos... E como foi lindo esse momento com aqueles que fizeram a caixa e participaram da dinâmica, eis aí as fotos registradas. Amei estar com vocês! Beijos!
TURMA A
TURMA B
TURMA C
TURMA D