31 agosto, 2012

Calendário para as próximas semanas

Olá, alunos! Hoje passei nas turmas e falei sobre algumas datas importantes quanto ao trabalho do dicionário de antônimos e nossas avaliações.
A atividade de leitura é aproveitar ao máximo nosso paradidático... Com ele, faremos avaliação oral e a caixa de antônimos. DICIONÁRIO DE ANTÔNIMOS
A explicação desse trabalho é encontrada no seu email ou no da turma. E como mandei para todos já faz muito tempo, não há desculpa para dizer que não "deu pra fazer"... A imagem acima traz já uma ideia de como deve ser esse dicionário: as palavras (claro, em português) são as fornecidas por mim, retiradas de paradidático. Devem estar em cores separadas, assim como aparece na explicação do email, ok? Vamos marcar um dia para que todos tragam sua caixa e que assim façamos uma "gincana" com atividades variadas para avaliar seu vocabulário, sua escrita, do ponto de vista ortográfico e caligráfico. AVALIAÇÃO ORAL
Já com data marcada, 10/09 (segunda-feira). Para terem uma visão melhor acerca da narrativa, precisam ler o livro ATÉ O FINAL, e, se acharem necessário, sublinhem as partes mais importantes e/ ou que lhe chamarem mais atenção. Todo esse processo será avaliado e somado ao rendimento na Av. Cumulativa. Poste aqui informações relativas sobre "Os Miseráveis": Em que parte do livro você está, de qual parte gostou mais, qual parte não entendeu... só peço que não contem trechos importantes ou que falem sobre desfechos. Isso comprometeria o processo com aqueles que ainda não terminaram de lê-lo, ok? Beijinhos e até a próxima vez! :)

30 agosto, 2012

"OS MISERÁVEIS", de Victor Hugo

Quem ainda não começou a ler esse clássico não sabe o que está perdendo... Muitas pessoas, quando escutam o nome "Victor Hugo", pensam nele apenas como se referindo a mais um autor, no caso, francês. Sei que, em se tratando de muitas áreas, inclusive a da leitura, a motivação é inerente a cada pessoa, por sermos tão singulares... Mas o que deveria ser fundamental para a bagagem de qualquer indivíduo é o fato de que ganhamos muito quando estamos abertos a conhecer de tudo e a reter o que é bom para a nossa vida. O livro em questão é simplesmente fantástico, pois trata de forma tão acessível e ao mesmo tempo rica sobre questões comportamentais e de sociedade, fazendo-nos transportar pelo tempo, usando, assim, como pano de fundo, acontecimentos históricos que fizeram diferença no contexto do cenário mundial. Além disso, tenho depoimentos de vários alunos que já o "devoraram"! Outros me disseram que o "saborearam", já que a discussão parece mais de se referir ao livro como "alimento". rs Fiquei muito satisfeita quando alguns alunos citaram-no como um livro muito empolgante! Nayara Bernardo, da turma C, é uma delas. Continuem lendo, o final é tão lindo quanto as ações do protagonista! Só lembrando: com "Os Miseráveis" poderemos fazer muitas coisas - além da avaliação oral, teremos a chance de usá-lo como nosso "carro-chefe" para o evento, mas vocês sabem que isso será condicional, não é mesmo? Conto com a empolgação e o envolvimento de todos, a fim de que a gente possa ter um retorno mais completo da leitura desse clássico francês.
Segue abaixo um link que os levará ao trailer do filme baseado na obra que estamos lendo, que entrará em cartaz, tudo indica, no final do ano.

28 agosto, 2012

ESTAMOS DE VOLTA!!!

Quanto tempo, não, turma? Desculpem a ausência, vamos retornar com todo gás!
O ano está perto de terminar, a gente nem se dá conta, mas passa muito rápido, e vai ser mais veloz ainda daqui pra frente! Temos muitas aspirações e expectativas a serem alcançadas... Já diz Martha Medeiros, colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro:
Portanto, o que precisamos é fazer planejamento, estabelecer uma rotina de estudo dentro e fora de sala de aula. Sabemos que há hora para tudo na nossa vida e não poderia ser diferente na área escolar. Vocês são alunos com um potencial enooooorme! Quando estão realmente interessados, tornam a aula muito mais significativa para você, para o professor e para os outros colegas. O que precisamos ter em mente?
Daqui pra frente vou postar algumas diquinhas de como se organizar nos estudos, ok? Beijinhos!!!